Reescrevendo a sua História

Como seria a história da sua vida contada por um inimigo? Certamente ele enfatizaria seus erros e tentaria mostrar a pior parte de tudo que lhe aconteceu na vida. Agora, como Deus conta sua história?

Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste. (Gênesis 18.9-15)

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel Aquele que lhe havia feito a promessa. (Hebreus 11.11).


Veja esses dois textos. Um está presente no Antigo Testamento e o outro no Novo Testamento. Os textos mostram um episódio sendo contado de forma completamente diferente. No texto de Gênesis vemos uma Sara que ri e duvida da promessa. Logo depois de ser confrontada, ela ficou medo e ainda mentiu. Entenda, Sara riu e mentiu. Já no segundo texto, de Hebreus, temos a mesma história reescrita após o arrependimento. Vemos uma mulher de fé que se apegou à promessa e se tornou mãe de nações. O que foi escrito sobre Sara não descreve nada que nos lembre aquele momento de dúvida, mentira e descaso com a promessa.

O que Deus quer nos faz lembrar sobre Sara? Qual é a história que Ele conta sobre ela? Sua história é reescrita depois do seu arrependimento. Deus recontou sua história. Ele não tem nada a dizer sobre a Sara que fala mentiras ou a Sara incrédula. Ele não enfatiza o tempo em que ela ainda era escorregadia com a verdade e cheia de dúvidas quanto às promessas.

O importante foi quem Sara se tornou. Provavelmente você também teve seus momentos ruins na vida. Mas por meio do arrependimento Deus deseja reescrever sua história.