O Lugar mais Seguro do Mundo

Salmo 91, Salmo 121 e Salmo 67

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Salmos 91:1-16

Ouça o podcast O LUGAR MAIS SEGURO DO MUNDO

Qual é o lugar mais seguro do mundo? As pessoas cercam-se de todos os tipos de seguro, seguro de vida, seguro para o carro, seguro para o imóvel. Todas estas coisas são boas, mas saiba do seguinte: nossa segurança real está no Senhor.

O salmo 127 em seus versículos 1 e 2 nos diz que é Deus quem cuida de tudo que é concernente à nossa vida. Preste atenção: a despeito de tudo e de todos, Deus está trabalhando por nós!

Nos últimos dias, tenho me perguntado onde estão os profetas nesses tempos de crise? As pessoas comuns simplesmente leem a realidade ou até as pioram. Boa parte de nós começou a fazer coro com as vozes do pessimismo, mas o profeta é um modelador cultural, alguém que chama à existência uma nova realidade.

Os profetas são o som de Deus na terra! Por meio das palavras do profeta, Deus cria um novo tempo e nos remove da crise, da situação de pânico. 

O salmo 91 nos mostra o lugar mais seguro do mundo: o esconderijo do Altíssimo. É lá onde encontramos segurança e proteção. O Talmude se refere a este salmo como uma canção contra as pragas. A expressão de confiança que este salmo demonstra traz uma nova perspectiva e muda a atmosfera ao nosso redor.

“Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela.”

Zacarias 2:5

Esta passagem do livro de Zacarias nos diz que Deus será um muro de fogo ao nosso redor, por isso, creia: somente o que ele permitir nos atingirá! Ele usa qualquer coisa em benefício dos que o amam. Todas as coisas têm um propósito e de tudo Deus extrai fatores positivos para nós. 

Em breve venceremos a crise do coronavírus. Sairemos desta situação melhores do que nela entramos! Deus está em primeiro lugar, então não viva à margem de suas promessas, mas tenha certeza que a nossa segurança e nossa fé Nele nos protegem.

Agora, vamos até o Novo Testamento e vejamos um outro texto: 

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Hebreus 11:6

Para agradarmos a Deus é necessário termos fé nele e buscá-lo. Como recompensa, receberemos dele o Seu galardão. 

“Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.”

Salmo 27:5

O salmo 27 nos mostra que o Senhor nos protegerá em dias difíceis. Lembre-se que Ele é socorro bem presente na hora da tribulação! Agora faça uma pausa e leia o Salmo 46, aquiete o seu coração e tenha a certeza de que nada nos abalará enquanto estivermos sob a sombra do Altíssimo. 

Mas voltemos ao Salmo 91 e vejamos que há promessas de livramento para nós e nossas famílias. Acidentes, pestilência e calamidades não nos atingirão! Creia! 

Primeiro, vamos falar sobre cinco os cinco inimigos listados no salmo em epígrafe:

1. O laço do passarinheiro: 

Esta metáfora faz alusão às armadilhas que encontramos ao nosso redor. Quando estamos debaixo da proteção do Senhor, Ele livra os nossos pés de pisarem em falso e nos guarda do homem mau. 

2. A peste que se propaga nas trevas

São espíritos malignos que atuam na escuridão roubando, matando e destruindo. O salmo 121 diz que aquele que nos guarda não dorme, creia que você e sua família serão protegidos contra calamidades, acidentes e quaisquer outras coisas que tentem lhes atingir.

3. O terror da noite

Aqui o texto se refere a Lilith, o espírito de loucura e medo, que não tem poder sobre nós. Não se assuste com a propaganda do diabo sobre ele mesmo. Não creia nos publicitários de satanás. O fato é consumado: a Luz veio ao mundo e as trevas não prevaleceram e não prevalecerão sobre ela. 

4. A seta que voa de dia:

Símbolo da violência de guerra, as flechas atingiam os homens de modo sorrateiro, enfraquecendo-os e abalando suas defesas. O escudo da fé é nossa proteção contra as setas do maligno: depressão, falta de esperança e qualquer outra coisa que signifique que você está sob o domínio de um espírito de engano. 

Há pessoas especialistas em trabalhar no mundo espiritual de modo subversivo, não lhes dê crédito! A boca é uma arma de guerra, que chama à realidade a vida ou a morte. O corpo de Jesus na terra somos nós. Somos responsáveis por trazer a vontade Dele aqui para a terra! 

Reflita: suas palavras estão transmitindo graça ou pavor? 

Agora leia Ezequiel 37 e perceba que Deus ordenou a Ezequiel que desse uma palavra de vida ao exército de ossos secos. Deus não falou diretamente aos ossos porque nós somos a boca dele! Entenda de uma vez: o ministério profético produz uma nova realidade!

5. Destruição que fere ao meio dia: 

Aqui o salmista está falando de uma companhia de demônios que agia ao meio dia destruindo a vegetação, secando os rios e deixando os homens famintos e desesperados. O deus Pã – entidade que atuava nos bosques, rebanho e campos, cujo nome deu origem a palavras como pandemia e pânico – se irava durante o dia e trazia a destruição.

A chave é: “não te assustarás!”. Não se ajunte aos desesperados, mas traga uma palavra de esperança! Há uma palavra de livramento (mil cairão ao teu lado…). Creia que nós seremos poupados!

Finalizando o estudo do Salmo 91, vamos agora abordar duas significativas promessas que nele encontramos:

1. Pisaremos o leão e a áspide

Os anjos do Senhor nos protegerão para que não tropecemos e nada nos causará dano. Temos autoridade sobre os demônios e a ajuda dos anjos!

Infelizmente, nós atuamos muito pouco no mundo espiritual. Isso acontece porque não nos sintonizamos com a voz de Deus. Os profetas são chamados a escutar a voz de Deus, não fazendo coro com a calamidade, mas dando corpo à vontade do Senhor ao chamar à existência uma nova realidade!

Leia em II Reis 4 a história de Eliseu e a Sulamita. Preste atenção no seguinte: A criança nunca iria nascer se Eliseu não houvesse chamado a mulher e perguntado o que lhe faltava. O profeta atua transformando a realidade! Aquela criança veio a existir por meio de uma profecia e também foi ressuscitada pela atuação do profeta! Temos a palavra do Senhor a nosso favor, vamos usá-la para chamar à realidade as coisas que estão no Céu e transformar o ambiente ao nosso redor? 

2. Teremos longevidade e receberemos a salvação

Nos versos 15 e 16 vemos que o Senhor atende ao nosso chamado e nos concede uma vida longa. Creia que não morreremos nesta crise, mas viveremos para dar testemunho das obras do Senhor!

Antes, no verso 14 percebemos que mais do que o livramento das obras do inferno, receberemos a salvação completa e perfeita, com saúde e vida longa.

Salmo 121

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.

O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.

O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”

Salmos 121:1-8

Vemos o seguinte cenário: um homem cercado e intimidado, diante de obstáculos enormes e inimigos. Ao elevar os olhos, este mesmo homem vê que o seu socorro virá do Senhor, o nosso Deus que criou os céus e a terra.  Percebemos que o salmista auto lidera-se, ele questiona, ele clama e ele mesmo encontra a resposta quando se prostra diante de Deus.

Vejamos agora sete palavras proféticas deste salmo:

Ele guardará os teus pés e te livrará de doenças, armadilhas e inimigos.

  1. Deus guardará a sua alma: Deus protegerá sua personalidade e quem você é. Ele sarará suas emoções.
  2. O eterno não fechará os olhos para você: ele é uma sentinela fiel, que não fica exausto e não cochila, mas nos permite descansar enquanto Ele trabalha. Hoje os anjos de Deus estão recebendo ordens para irem trabalhar onde não podemos ir. 
  3. Deus estará bem perto de você: Ele nos guarda com sua sombra e seu abrigo. Deus é Emanuel, Deus conosco.
  4. Emanuel te livrará das previsões malignas que visam perturbar sua alma. O salmista está dizendo que Deus te guardará de maus agouros e de profecias inspiradas no maligno. 
  5. O onipotente te guardará na guerra. “Guardar a saída e a entrada” era um termo de guerra. Deus nos guardará no nosso trabalho, nas nossas férias, nos nossos empreendimentos. Qualquer atividade que executarmos será guardada por Deus. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!! O sangue de Jesus tem poder. Lembre-se da Páscoa: o sangue nos umbrais impedia o anjo da morte de agir.
  6. Yahweh Tzevaot: o Senhor dos Exércitos nos guardará não somente hoje, mas desde agora e para sempre!

Salmo 67

“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)

Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.

Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)

Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.

Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.”

Salmos 67:1-7

Que o rosto de Deus resplandeça no nosso e as pessoas vejam Deus em nós! É a bondade do Senhor que levará as pessoas ao arrependimento (Oseias 3). Veja bem: é a bondade do Senhor, não nossa ameaça ou o dedo em riste.

Deus hoje quer te dar uma benção que se estenderá a outras pessoas. Deus quer nos dar um cálice transbordante, que encha outros cálices! Deus é um Deus mais que abundante! 

Depois da crise que estamos enfrentando, viveremos um tempo de restituição e transformação. Deus derramará em 2020 sua bondade de modo sobrenatural. Há uma grande colheita de Deus chegando até nós. 

Abandone o evangelho gnosticista, que convida as pessoas para uma cerimônia fúnebre. Deus não tem um clube religioso exclusivo, mas abre as portas para que todo o mundo participe da festa de alegria do Rei! 

Somos profetas da esperança! Que tipo de água que está jorrando da sua vida? Da mesma fonte não pode sair água doce e amarga (Tiago 3:11)! 

Há um fruto de vida chegando depois desta tempestade! Deus não perdeu o controle de nada, mas tudo está sob suas mãos e sob seu governo. 

O fato de sermos abençoados traz um resultado especial sobre todas as nações da terra. Saiba que nós levantamos a consciência moral de uma sociedade por meio do modo que vivemos.  Deus nos abençoará, a terra dará o seu fruto e as nações temerão. Na Bíblia, a alegria vem por causa da justiça! O Rei está vindo! 

O trono de Deus é edificado sob justiça e juízo. Há um julgamento de Deus acontecendo. Ele virá sobre os poderes das trevas e quem a elas estiver aliado será atingido. Por isso, todo aquele que invoca o nome do Senhor deve apartar-se do mal (Efésios 5:11). Há coisas que não fazem parte da sua natureza! 

O Senhor quer destruir a raiz da ansiedade e o medo com relação à provisão do futuro! Ele está conosco!

A ansiedade mata a criatividade e esta são os seus sonhos. Quando estou com medo, minha energia é gasta em sobrevivência em vez de ser usada para avançar. O medo é concordar com o inimigo, já a fé é concordar com Deus. Escolha concordar com os planos de vida abundante do Pai!

Pergunto novamente: onde estão os profetas? Onde estão os filhos de Deus? A natureza aguarda a nossa manifestação! 

Deus, em Cristo, nos comprou do mercado da escravidão e nos redimiu, nos libertou por meio da verdade! Deus trará juízo sobre as obras do mal. Tome uma posição hoje, pois a colheita está chegando. 

Que o Senhor possa lhe confiar a sua benção e que você viva a Sua vitória. Lembre-se sempre que você é a ilustração daquilo que prega. Deus quer demonstrar a mensagem do evangelho com as nossas vidas, por meio das nossas vitórias.

Nosso estilo de vida mostrará que Deus é quem diz ser. Não podemos ser cristãos e ao mesmo tempo vivermos presos pelo medo e pelo pânico. Convide a todos para participar das bênçãos que Deus tem te dado. No meio da tempestade temos um lugar seguro!

Quando dizemos que o Senhor é o nosso Deus, invocamos a Sua proteção. Somos chamados para mudar atmosferas e não para nos conformarmos a elas. 

Texto transcrito e adaptado por Anna Caroline Pacheco Cintra.

Anna é membro da Comunidade das Nações desde 2017, concluiu todos os módulos da Academia das Nações em 2019, oportunidade em que firmou seu propósito de contribuir para a expansão do Reino atuando no Monte da Educação, entendendo que tem como missão aplainar os caminhos do conhecimento para que o povo de Deus seja instrumento para trazer o Céu à Terra. É professora de finanças, estudante de pedagogia e atua no mercado financeiro há mais de 10 anos.