Se Jesus fosse escrever uma carta à igreja brasileira, como seria?

"Qual a sua temperatura? Deus está escrevendo uma carta: somos tochas que incendiarão as nações. Se o Senhor é Deus, servi-o! Fervendo, Deus fará o teu cálice transbordar e esta bênção, que vem desde o patriarca Abraão, abençoará os que estão ao seu redor", diz JB Carvalho

Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. Apocalipse 1:9-11

Acreditamos na teologia daquele que enche tudo, em todos.

Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve, para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Timóteo 3:14,15

As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.
Alguns dizem acreditar em Jesus, mas não acreditam na igreja. Alguns proferem doutrinas, a partir de suas próprias frustrações.
A Bíblia relata:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
2 Pedro 2:1-3

Jonathan Marclay/CN

A igreja de Cristo é vitoriosa

Se Jesus fosse escrever uma carta para nós, igreja brasileira, como seria? E para qual endereço?
Complexa uma análise da igreja brasileira. Há tantas denominações, tantos líderes, tantas implicações. No entanto, posso fazer uma análise, ainda que limitada.
Antes, vamos olhar para as sete igrejas.
As igrejas de apocalipse eram histórico-geográficas e proféticas.

Éfeso

Éfeso é a igreja que não tolerou os falsos apóstolos, mas perdeu o seu primeiro amor. Perdeu sua paixão. Hoje, na Turquia, temos 98% de mulçumanos num lugar outrora cristão. A luz se apagou.
Na carta à igreja brasileira, não somente uma luz brilhará, mas teremos cidades referencias que serão luzeiros. A autoridade está vindo, o reino está surgindo. Brasília pode ser esse farol, Brasil pode viver esse movimento.
Policarpo, discípulo de João, foi morto desafiando as autoridades. Os cristãos eram assim. Enfrentavam a morte com semblantes pacificados. As pessoas desejavam essa luz que brilha em meio à escuridão. Não havia explicação humana, para tanta paz!

Esmirna

Esmirna era a igreja perseguida. Hoje, localizada em países ateus, como a China e a Coreia do Norte. Creio que essas forças de dominação e controle cairão. Declaro um tempo de liberdade, para esses povos que estão sendo oprimidos.

Pérgamo

Pérgamo é o lugar onde habita o trono de satanás. Naquele monte, pegaram o Altar de Pérgamo e levaram para Berlim. Temos uma igreja atacada por valores helênicos. Contra o helenismo, Jesus luta com Sua Palavra, a espada que sai da boca.
Muitos de nós estamos sendo influenciados pela cultura helênica: fatalismos e dualismos. Entenda que Jesus é o Senhor de todas as esferas. Se limitarmos o cristianismo à igreja e à família, ficaremos sem nada, porque em um mundo onde se relativiza absolutos, estes dois institutos podem ser desconstruídos.
Balaão amou o prêmio da injustiça. Simão o mágico, mostra essa autopromoção, desejando visibilidade. Pithon, não abdicou dos seus dons espirituais, adquiridos em iniquidade e concedidos pelo inimigo (Ouça Pithon – Lidando Com a Falsa Profecia). Paulo diz: para trás de mim! Algumas palavras espirituais não são profecias, mas adivinhações.

Quando nos convertemos, temos que renunciar toda a herança espiritual do passado. Você não pode continuar com acesso aos espíritos malignos que atuavam através de você

JB Carvalho

Tiatira

Jesus disse: “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras”. No entanto, havia uma tolerância indevida. A atuação de Jezabel. Ela estava influenciando esta igreja, ensinando a prostituição e alimentando-se da idolatria. É a figura da usurpação da autoridade.

Sardes

Em Sardes, temos a igreja que tem nome de quem vive, mas está morta. Havia, como sempre há, um remanescente. Era uma igreja dentro da igreja.

Filadélfia

Filadélfia é a igreja do amor fraternal. Apesar da pouca força, guardou o amor e não negou o nome de Jesus. Ela tem uma porta aberta e, também, colunas, enquanto Laodiceia tem muitas paredes.

Laodiceia

Laodiceia era um polo industrial de tecelagem, com bacias vulcânicas cheias de águas termais e conhecida por seu colírio: um talco milagroso, o chamado Pó da Frigia.
Hoje o lugar se chama Pamukkale que é situada na região de Denizli.
Em certa viagem, o espírito territorial me identificou. Houve uma batalha espiritual a noite inteira, naquele quarto de hotel.
Todo lugar tem uma espiritualidade personificada. A ausência de confronto, expressa conivência.
A igreja de Laodiceia foi sequestrada pela natureza do espírito local. Ao invés de se chocar com a injustiça, ela tomava a sua forma.

Jonathan Marclay/CN

A igreja do século XXI adotou o espírito do tempo, a pós modernidade

Sob a égide de que a verdade não existe, mas é resultado de uma construção social, tudo pode ser inventado. Podemos inventar o que é sociedade e o que é família. Acham que podem produzir a verdade a partir de si. Esta é a essência da ilegalidade.
Laodiceia não colidiu com o poder territorial, mas tornou-se parte daquilo que existia. Alguém já disse: “A igreja deve nortear o estado e nunca ser sua ferramenta”.

A carta de Deus para o Brasil, escreve: somos uma tocha para incendiar as nações

Qual é a sua temperatura?

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse 3:15,16

Laodiceia desejava um lugar confortável, um ponto sem conflito. Conhece as pessoas que esperam quem vai vencer, para decidir o lado que estarão?
O Brasil tem uma igreja que conhece o caminho da sala do trono! Aqui há uma igreja forte.
Não quero amigos neutros, não quero votar em políticos neutros. Nós já sabemos o que os progressistas querem: que os bebês sejam mortos no ventre das suas mães. Eles querem a pansexualidade. Um estado onde as liberdades são decididas por agentes públicos.

A carta à igreja brasileira afirma que ela carrega consigo a opinião do seu noivo

As pessoas não sabem quem você é. Não entre em crise por aquilo que disseram de você. Laodiceia é a voz do povo, mas a voz do povo não é a voz de Deus. A voz do povo atrasou a caminhada da conquista da terra prometida em 40 anos. A nossa falta de postura reverberará nas gerações seguintes. Nossos filhos sofrerão o que já deveríamos ter vencido

JB Carvalho

A uma trombeta urge: saia de cima do muro!
O profeta Elias gritou: por que coxeais entre dois pensamentos?

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37

A voz daquele que anda no meio dos candeeiros ecoa: “Assim declara o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o Soberano da criação de Deus”. Deus não titubeia. Ele é claro como o dia e bate o seu martelo. Deus é a verdade.
Pilatos, cinicamente, declara: o que é a verdade? Pensando que poderia construir uma verdade, decorrente de sentença justa, mandando condenar o declarado inocente e impetrando essa verdade ao poder bélico militar romano, deparou-se com um poder maior: a verdade absoluta e ressurreta, tendo que subornar testemunhas para encobrir o desaparecimento súbito de um corpo que mandou matar. Águas naturais não puderam tirar a mancha de sangue de suas mãos. Jesus provou que a verdade não pode ser manipulada por uma construção humana. Ele dissolve a teoria da relativização da verdade e consuma sua fala: Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim!
Pilatos achou que tinha muito poder nas mãos e se deparou com uma bomba atômica, que desfez seu império e atingiu todas as gerações do mundo inteiro.

Aderindo a voz do povo, optou pelo populismo

Laodiceia, então, era a voz do povo, era o espírito do tempo. A verdade estava sendo manufaturada. Mas, Paulo diz: não vos moldeis ao espírito do tempo.
As massas têm a forma que os líderes transmitem.
Todavia, há ungidos surgindo. Sempre haverá um grupo de líderes, uma elite com princípios e valores elevados, que não vão manipular as pessoas.

Quem é a nossa fonte de verdade?

A igreja tem um livro, mas há púlpitos tímidos, que aderem à voz do povo.

Quando alguma coisa importante está acontecendo, o silêncio é uma mentira

Amy Rosenthal

Temos que ser biblicamente corretos:

  • É melhor ser dividido pela verdade do que ser unido pelo erro.
  • É melhor falar a verdade que dói e depois cura, do que falar uma mentira que conforta e depois mata.
  • É melhor ser odiado falando a verdade, do que ser amado por falar a mentira.
  • É melhor estar sozinho com a verdade, do que estar errado com a multidão.
  • É melhor ter sucesso com a verdade, do que um sucesso temporário com a mentira.

Eu prefiro falhar temporariamente com a causa que vai ter sucesso, do que temporariamente ter sucesso com uma causa que vai ter um fracasso”.

Sem Deus eu prefiro falhar

Abraham Lincoln

Como uma pedra cortada sem auxílio de mãos, que tudo encherá, Ele vem.
Há uma raça de camaleão, que relativiza o amor. Mas, amor tem um significado: Sacrifício. Significa atropelar o ego e fazer o que é certo, ainda que não queira.

Deus vai vomitar do corpo, o que faz mal ao corpo

Olhamos para Saul, quando perdeu o reino. Ele reconheceu que pecou, mas pede para ser honrado perante o povo. Ele não rasga as suas vestes em arrependimento, como fez Davi. Apenas, preocupa-se com a sua popularidade.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17

Qual a sua temperatura? Seja zeloso, esteja em chamas.

A igreja brasileira não é mais um gueto. Ela está espalhada por todo lugar. Nós melhoramos e vamos melhorar mais.
Haverá fé na terra, quando o filho do homem voltar? Como será a igreja do final dos tempos? João viu essa igreja:

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
Apocalipse 19:7,8

Este é o retrato da igreja:

…Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável. Efésios 5:27

Ela é linda e adornada.

O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa. Isaías 60:22

Domina no meio dos teus inimigos!

Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho. Salmos 110:3

Há um exército surgindo na madrugada, vindo do orvalho da juventude. A descendência de Abraão será abençoada e abençoará todas as famílias da terra. Então, Deus te abençoa, para que seu cálice transborde a outros. É uma benção que não cabe em você.
Essa é uma igreja que não está nem fria nem morna, mas incendiada. Sobre esta geração está vindo forte autoridade. Quando as trevas se mostram fortes, há uma poderosa luz que a dissipa.
Cristo em você é a esperança da glória!

Jonathan Marclay/CN

Profético

Não dá mais para ficar com um pé na igreja e um no mundo. Não dá mais para gastar tempo com tantas coisas e não ter uma comunhão com Deus todos os dias.
Se você pode chamar Deus de Pai, você pode descansar, porque Deus irá cuidar de você. Sua vontade é boa, agradável e perfeita. A queda trouxe a degradação, mas o homem se erguendo, a criação inteira se erguerá. Um planeta redimido começa com a redenção dos homens.
A coisa mais importante que está acontecendo agora, está acontecendo dentro de você.
Os efeitos da benção entregue a Abraão – a prosperidade, a consolidação de uma família, uma casa firma – te alcança.
Deus está construindo uma casa firme. Não há inimigos que possam derribar o que Ele está edificando neste país. O Brasil será um farol que irá brilhar para os outros povos.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:13,14

Sua mente será inundada por novos pensamentos. Essa luz traz redenção e salvação. Sua presença proporcionará mudanças. Dispõe-te e resplandece, porque vem a tua luz.
Há uma coragem crescendo, uma luz aumentando. A glória está ganhando espaço. A multiplicação dos cristãos faz encher a terra. É o que Deus está reproduzindo na história

JB Carvalho

Deus está estabelecendo os porteiros. Muitas vezes, em um mover, vivemos um momento de grande rendição. Viveremos para ver a grande batalha do Armagedom e, portanto, você está sendo capacitado, uma armadura, um espírito que ousa avançar. Receba a intrepidez do Leão. A ousadia para viver os seus melhores dias, governar sobre as circunstâncias, os conflitos externos e internos. Seja uma fonte de inspiração. Seja abençoado como Abraão.

Diga: Eu sou abençoado para abençoar!
Você receberá uma compreensão melhor sobre si. Uma expressão maior de quem foi feito para ser.

por Vanessa Ribeiro