“É hora de pregar todo Conselho de Deus. Sem vieses ou viseiras”, diz JB Carvalho

Cruz, ressureição, ascensão, pentecostes, parousia e nova criação

Luis Felipe/CN

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.
Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.
Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.
1 Coríntios 15:19-23

Tenho a vocação de formar líderes. Mas, nós reproduzimos quem somos. Alguns propagam algo que não são capazes de entregar.
Quando falamos de formação, falamos de uma teologia apurada, ao longo de décadas. Temos uma confissão de fé, uma cultura de que todas as coisas são possíveis. Temos uma expectativa de que para Deus tudo é relativo. Uma teologia de milagres. Este é o lugar onde os céus e a terra se encontram.
Temos uma cultura de honra, porque entendemos que cada pessoa merece respeito, ainda que discordemos delas. Uma cultura de celebrar as pessoas e não as criticar.

Acerca do futuro, temos uma escatologia de esperança e não de medo. Ainda que tudo pareça piorar, cremos que elas hão de melhorar.

A história é espiralada e o formato dos acontecimentos se repetem. Então, se conhecemos o passado, podemos entender o futuro. Nós estamos ganhando, ainda que alguns teólogos afirmem o contrário.
No mundo teremos aflições, mas, tende bom ânimo. É o seu ânimo que importa. Se não aconteceu, é porque ainda não terminou. Deus está corrigindo a história e movendo o mundo ao nosso favor.
No entanto, precisamos proclamar todo o conselho de Deus, para isso, precisamos falar de cruz, da ressurreição, da nova criação, da ascensão, do pentecostes, da parousia.

Cada igreja local, cada ministério tem suas ênfases, pois há uma diversidade no corpo. Todavia, precisamos ter uma visão panorâmica. Não podemos colocar viseiras, mantendo o foco em uma ênfase, enquecendo o resto.

A cruz é o grande ato de redenção, mas a nossa mensagem não termina ali. Ela é apenas o início de uma grande história. Não posso pregar só a cruz, porque ela é apenas o início de algo. Temos que pregar todo conselho de Deus. A mensagem da cruz tem um domingo pela manhã. Há uma pedra rolada, um sepulcro vazio

JB Carvalho

Constatou-se que um corpo sumiu

Vamos pregar, cantar e falar sobre a cruz, mas precisamos olhar para o sepulcro vazio. Jesus desafiou o último inimigo a ser vencido: a morte. Ele venceu! As mulheres receberam a notícia. Jesus ressuscitou!
O túmulo aberto encontrou a era do reino. Tragada foi a morte pela vitória! Uma nova manhã rompeu, o sol da justiça brilhará para sempre. Somos o povo da cruz, da ressurreição, e não temos medo da morte.

A mensagem da ressurreição é radical, anti-iluminista, anti-religiosa e revolucionária. Paulo pregou uma mensagem erudita, mas não funcionou. Depois ela prega com demonstração de espírito e poder. Jesus tira os necessitados do monturo. O mesmo Jesus que andou na Galileia, anda no nosso meio.
Certa vez, quando Paulo falou sobre ressurreição e foi interrompido.

Na ópera de Salomé de Oscar Wide, alguém diz: o carpinteiro se levantou dos mortos. Herodes disse: eu proíbo a ressurreição. Não pode ocorrer isso! Alguém afirmou: Jesus está em todo lugar, sendo difícil de encontrá-lo.
O cristianismo massacrado se ergueu e fez com que o carpinteiro fosse o herói. Jesus chamou o céu à terra.

Luis Felipe/CN

O reino de Deus sujeita os inimigos ao Messias

O que aconteceu com Jesus no domingo de páscoa, ocorrerá em todos os cemitérios. A morte foi vencida pela ressurreição. A nova Jerusalém desce do céu. O céu é a minha origem e a terra o meu domínio, diz o Senhor. Nós nascemos na terra, mas temos a cidadania do céu. O nosso corpo de humilhação será como o corpo da sua glória.

Em Filipos, foi reproduzido o modelo cultural de Roma, abrigando os cidadãos romanos.
Assim como os romanos não precisavam estar em Roma, para serem romanos, nós não precisamos estar no céu, para sermos celestiais.

Paulo fala de Jesus como Salvador, Senhor e Rei. Ele era chamado pelos títulos imperiais. Jesus é o verdadeiro César. Tudo Ele revestirá com incorruptibilidade. Não estaremos mais sujeitos à morte.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se
revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 15:51-57

A nova criação é a continuação da criação presente em que Deus será tudo em todos. Nele tudo voltará à perfeição. O evangelho descreve o mundo físico como um mundo que está em processo de restauração. Um rei reinará com justiça!

JB Carvalho

Eis que reinará um rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. Isaías 32.1

Para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes e eles reinarão sobre a terra. Apocalipse 5:10

Luis Felipe/CN

Os mansos herdarão a terra

O deserto florescerá, a justiça virá e todo vale se endireitará. Eis que o senhor Deus virá com poder e em seu braço está a recompensa.
Deus ama este planeta. Estamos caminhando para um mundo de justiça e esperança. O futuro está nos encontrando no presente e na decadência do velho, um novo mundo virá. A era presente está sendo invadida pelos poderes do mundo vindouro.
O que é esta era futura? O que o jovem rico queria, quando disse: bom mestre, o que ei de fazer para herdar a vida eterna?
O pensamento: “A era vindoura está fora do espaço, do tempo e da matéria”, refere-se à visão de Buda e de Platão.

Jesus inaugurou uma nova criação

O propósito de Deus não foi apenas salvar as pessoas do mundo, mas restaurar o próprio mundo.

Jesus de Nazaré inaugurou não apenas uma nova possibilidade religiosa, não simplesmente uma nova ética ou uma nova forma de salvação, mas uma nova criação

N T Wright

A era vindoura seria um tempo futuro de justiça. Tudo o que sofre seria resgatado. A presente era está sendo gradativamente abduzida pela era vindoura. Haverá um dia perfeito!

…o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Gálatas 1:4

O que aconteceu com o povo hebreu, está acontecendo com toda a humanidade. As trombetas, os selos, são juízos de Deus contra os falsos deuses. Há um novo mundo nascendo.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Há três palavras para mundo no Novo Testamento:

  • Kosmos – ordem ou arranjo. A estética, o rótulo. Este cosmos jaz no maligno. A ordem levantada por césares, Tibérios, Pilatos, não tem nada a ver com o que Jesus veio construir. O reino de Deus é algo em crescimento, como aquele grão de mostarda, como o fermento que leveda toda massa. O reino de Deus está em processo de avanço. O Armagedom é a batalha entre o bem e o mau.
  • Oukumene – mundo dos homens
  • Aion – século ou presente era. É o espírito da época.

E não vos conformeis a este mundo (aion), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Jesus estava querendo dizer que nós não podemos nos conformar com o espírito da época. Não haverá fim do mundo, mas fim de uma era. O problema do jovem rico era estar preso às posses da era presente.
O aumento do seu governo será paz sem fim.

O reino de Deus trata-se do governo de Deus vindo à terra. Maranata é a vinda de Jesus e não a nossa retirada

JB Carvalho

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:13-17

E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

A manifestação dos filhos de Deus é a visibilidade corpórea da nova vida que irromperá, porque quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, assim como Ele é. Quando Jesus aparecer e nós o olharmos, a nossa estrutura física se tornará semelhante à Dele. A vida e o poder se manifestarão, enchendo esse mundo.

Hoje, existe matéria no céu. Jesus ressuscitou e subiu em um corpo. O mundo espiritual não significa não material.

Parousia quer dizer aparecimento, a presença real. Um tempo em que nossas obras serão reveladas. Tudo será exposto. Apenas o imperecível prevalecerá. Esse é o julgamento do coração.

Luis Felipe/CN

Jesus é o Senhor do mundo!

A palavra “vinda” tratava-se, na época, a presença real. O reino de Deus está próximo, ao alcance das mãos. É alegria, justiça e paz.

Mas, ficamos esperando o mundo terminar, escondemos a luz, querendo salgar o céu, saímos das esferas de influência.

O verdadeiro evangelho não é alimentar os pobres, mas criar um ecossistema onde todos produzam.
A grande comissão é discipular as nações. A ascensão de Jesus não se refere à sua ausência. Ascender também significa ser entronizado, exaltado. Jesus permanece reinando desde o céu!

JB Carvalho

Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:5-9

Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.

Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Salmos 2:1-9

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1

Nós recebemos a promessa: esses milagres seguirão os que creem!
A mensagem do evangelho é a demonstração do poder. Recebemos autoridade. Os inimigos de Jesus, não prevalecerão!

Profético:

Não existe um planeta morto, mas um mundo abundante. Podemos viver fartamente. Falamos sobre a ressurreição. Existe um rei no trono. Não fará justiça o juiz de toda a terra? Argumente com Ele, você tem acesso à sala do trono. Entre e receba misericórdia. Deus pode te dar socorro e livramento agora.
Algo incrível vai acontecer nesse país, pois aqui há uma igreja

JB Carvalho

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

Deus tem uma carta na manga. Nós estamos vencendo. Deus está fazendo, o livramento está chegando.

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Salmos 121:1,2

Existe um dia que está raiando, a luz veio ao mundo e as trevas não prevaleceram contra ela!
Quem chama Jesus de Senhor perdeu o direito de negociar os princípios. Aparte-se da iniquidade todo aquele que invoca o nome do Senhor. É o orgulho que destrói casamentos, amizades. Atropele o seu ego e faça o que é certo. Mostre as pessoas que o casamento de um cristão é diferente.
Hoje, seu diagnóstico de doença foi para a cruz. Ele carregou no madeiro as suas chagas, pelas suas feridas você foi sarado. Câncer, seque-se hoje! Toda anomalia, disfunção, toda dor saia em nome de Jesus. Seja curado, seja livre do seu mal. Cargas, angústias, pesadelos e assombros, saiam! Declaro libertação da dívida, o bastante para você e para outros.
Seus filhos, sua casa estão sendo invadidos pelos anjos. Causas estão sendo tocadas. Jesus é o seu advogado.
Deus vai lutar por você. Eu te esforço, te ajudo e te sustento, diz o Senhor. Cobertos de vexame serão os que lutam contra você. Há um dia novo nascendo. Projete, acredite, aumente suas apostas. Deus irá contigo, então, sonhe, planeje. Ele está protegendo seus filhos.
Brasil, quem conspira contra ti cairá. És uma terra iluminada, abençoada. Declaramos instrução e sabedoria ao presidente, governador, secretários, todos os que exercem autoridade.

por Vanessa Ribeiro