Por que Davi é um grande exemplo bíblico?

"Após tantas fases, Davi tornou-se um campeão de várias guerras. Deus trará um momento de muitas vitórias. A história do mundo é cíclica. Após cada guerra, há um momento de glória", destacou o pastor Lucinho Barreto

Jadson Douglas/CN

E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22

Da Bíblia inteira, Davi é o homem que melhor conhecemos o coração. Quantas vezes nos identificamos com sua vida! Quantas vezes lemos seus salmos e nos vemos descritos! Seu grande desejo era agradar o coração de Deus.
Seu nome significa: Amado de Deus. Jesus é chamado por “Filho de Davi”. Incrível perceber como os judeus se identificam com Davi, mais do que com Abraão e Moisés. Veja o texto:

Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles. Zacarias 12:8

Davi transmitiu sua verdadeira imagem e sua história

Tudo começou no pasto, na exclusão. Verificamos que, ainda jovem, tinha a responsabilidade de cuidar dos seus irmãos, prestando contas ao seu pai.
Com Jesus não deve ter sido diferente. Ajudar a cuidar dos seus irmãos, devia fazer parte da sua rotina, além de ajudar seu pai como carpinteiro. Jesus era assíduo à sinagoga. Ele estudava a torá.
A unção estava sobre Davi, assim como a unção estava sobre Jesus em todo o tempo que antecedeu seu ministério. Então, entenda ser normal passar por fases de crises existenciais, sem ser notado ou sequer visualizar o futuro. Apesar da unção de Deus estar sobre a sua vida, chegará o momento em que ela será exposta a todos. Não sabemos quando será o momento oportuno, mas, quando chegar, você deve estar preparado.

Jadson Douglas/CN

O nome de Davi foi chamado de um momento para o outro

Sorte é a mistura de preparo com oportunidade

Lucinho Barreto

Então, apesar de ungido, Davi estava isolado, sem ser chamado para compor um grupo. Sua grande função agora, seria servir comida para os seus irmãos. Se desejamos exercer alguma atividade relevante, precisamos aprender a servir nossos irmãos. Primeiro, apresente-se para lavar as vasilhas, depois, Deus te chamará para tarefas maiores.

Mais tarde, Davi passou um período aprendendo a matar leões e ursos. É comum estarmos perdidos por um tempo, mas devemos ter a postura de assumir e resolver todas as questões que nos chegam, de maneira exitosa. Um dia, o sucesso baterá à porta.

Davi era o menor, mas tinha força para matar o leão e o urso. Este treinamento o capacitou para enfrentar Golias.

Cristianismo não é uma religião que elimina a dor, mas a conquista de vitórias que vêm pelo sofrimento

Lucinho Barreto

Passei por um período difícil, tive muitos problemas de saúde, mas eu carregava uma palavra profética que pregaria o amor de Deus às multidões.

Davi matou Golias em nome do Senhor dos Exércitos

Ele sabia que o que estava em jogo, não era a sua reputação pessoal. Sabia que Deus estava do seu lado. Da mesma maneira, você será usado para matar Golias e vencer gigantes.
Depois dessa vitória, Davi foi recebido, aplaudido e abraçado, no entanto, ele passa para uma próxima fase: alvo do ódio do Rei. Viveu fugitivo por muito tempo.

Este é um tempo em que você terá problemas. Poderá ocorrer uma crise de autoestima. Parece que todos estão nos perseguindo. Calma, é só mais um ciclo

Lucinho Barreto
  • Davi prova sua fidelidade quando tem a oportunidade de matar Saul e o poupa. O grande salto da vida de Davi não foi o episódio em que matou Golias, mas quando temeu matar Saul. Então, Davi foge e fica cercado por homens endividados, dos quais nada mais se esperava. Às vezes, queremos fugir, mas precisamos parar e resolver aquilo que está nos atormentando.
  • Ungido em Hebron, um lugar aparentemente insignificante, transformou os endividados em poderosos homens guerra. Após essa prova, tornou-se rei em todo Israel. Deus concedeu a Davi um crescimento sustentável, assim como deseja fazer conosco. Ele tem uma vitória perpétua para você. A hora do reinado, chegará.
  • Davi foi aquele que levou a arca de Israel para Jerusalém. Leve a presença de Deus, por onde for. Sua glória se manifestará através de você.
  • Após tantas fases, Davi tornou-se um campeão de várias guerras. Deus trará um momento de muitas vitórias. A história do mundo é cíclica. Após cada guerra, há um momento de glória.
  • Infelizmente, Davi vivenciou um período pecaminoso de adultério e assassinato. Será que você está nesta fase? Faça como Davi. Ele foi ousado em se arrepender, voltar as costas ao pecado e seguir em frente.

Deus é o grande roteirista, que escreveu o filme da nossa história. Erramos quando não seguimos o roteiro.

Lucinho Barreto

O tempo passou, Davi foi traído pelo próprio filho, Absalão. Este deve ter sido um dos momentos mais difíceis da sua vida.

Quando ancião, resolve efetuar um senso em Israel. Foi punido por isso, mas o seu coração ainda era capaz de se arrepender. Quando Natã o confronta, ele se submete à disciplina de Deus e desabafa: É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”. 1 Crônicas 21:13

  • Ainda em vida, Davi coloca o filho no trono, pois nunca se agarrou ao poder, a ponto de não querer ver seus filhos crescerem e irem além. Nós veremos a próxima geração trazer o reino de Deus à terra.

Existem três atitudes que Davi nunca deixou:

  • Davi nunca deixou de ser o grande salmista (este ponto está relacionado à oração);
  • Nunca deixou de cantar;
  • Nunca deixou de frequentar o templo.

O novo testamento apresenta o Messias: Jesus, filho de Davi.
Grande foi a recompensa da sua fidelidade.
Ei, não tenha medo. Você pode ouvir? Deus está dizendo: Eu quero que você passe todas as fases da sua vida comigo.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4

O Senhor sempre estará conosco, tanto nos momentos bons, como nos ruins.

por Vanessa Ribeiro

Veja essa ministração também no Youtube: