Estágios para uma nova unção

"A unção é o óleo que nos faz deslizar no desenvolvimento de certas atividades. Nos tornamos a solução para determinado problema", destaca pastor Paulo Sergio

Jonathan Marclay/CN

E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. 1 João 2:20

Para experimentarmos uma unção nova, para um novo tempo, precisamos discernir e ajustar as respostas para três perguntas relacionadas ao tempo que vivemos, às pessoas que convivemos e às tarefas que exercemos.

Qual o tempo você está vivendo?

A vida é feita de estágios e hoje precisamos de uma nova unção para um novo tempo.
Quais as memórias que você está abrigando?
Se a Bíblia diz que nós temos a unção, por que existe algo dando errado? Qual a causa? Entenda que a raiz dos nossos problemas não está nos outros, nem em situações. Sintonizados com o vitimismo, deixamos de acreditar em nós. Chame a responsabilidade para si. Quer resolver? Saia desse ambiente que te faz errar, caso contrário, a unção sairá de você.
Com quem você tem andado?
Você tem as habilidades e os recursos para as tarefas que está exercendo?
Precisamos de ferramentas e conteúdo. Estamos em meio a uma campanha de sete semanas, mas ela não mudará a Deus. Essa campanha serve para nos disciplinar a insistir, repetir, abrir possibilidades, destrancar portas.

O que é unção?

Ela é derramada para nos capacitar ao exercício de algo. Fala daquele que está coberto de óleo, que deslizar em determinado assunto, desembaraça, traz soluções rápidas e excelentes. É uma unção específica para resolver problemas específicos.
Na antiga aliança, a unção era derramada para o exercício de três ofícios: Rei, Sacerdote e Profeta. Então, às vezes, o Espírito descia sobre essas pessoas, para determinada finalidade. Mas hoje, a Palavra diz que a unção está sobre nós, conosco, em nós!

Possuímos três centros de comandos, sobre os quais a unção trafega:

  • Campo da lógica (sabedoria) – ex. Salomão
  • Campo primitivo (emoções) – Ex. Sansão
  • Campo instintivo (discernimento) – Ex. Daniel e Ezequiel.

O pecado e a culpa nos desclassificam, nos isola, inibindo o fluxo da unção, todavia, a santificação carrega o poder de ativar e acelerar uma unção. Este ato de consagração desperta a ousadia e nos torna capazes de arriscar mais, nos empurrando para novos lineares.

Jonathan Marclay/CN

Potencialize o seu relacionamento com Deus

Mergulhe na Palavra, crie sinapses divinas que aumentem sua capacidade de resposta. A absorção das informações ali contidas, libera sinais para o corpo, comandando uma manifestação de fé e coragem. É a unção que nos move.
Faça perguntas que te tornem mais diligente e eficiente nesta etapa. Discirna o tempo e quem deve fazer parte dele. Qual o preço que deve ser pago?

A tribo de Issacar discernia o tempo

As pessoas procuravam obter informações sobre as previsões futuras. Quando Deus derrama uma unção especifica sobre nós, as pessoas nos procuram para solucionarmos os seus problemas. Acredite em você. Conecte-se à Deus. Como um aparelho eletrônico, precisamos de cargas. Desligados da tomada, um dia, a bateria irá acabar.

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 João 2:27

Quanto mais perto de Cristo, maiores as possibilidades de acessá-lo. Não significa que não aprenderemos com as pessoas, mas que receberemos algo específico, por causa de um acesso único. Trata-se de um lugar espiritual, que tocamos por causa da unção do Espírito Santo. Neste espaço, as batalhas serão vencidas e os inimigos cairão

Paulo Sergio

A unção está sobre nós para concatenar às ideias

Deus é aquele que ilumina as nossas trevas. Os olhos do nosso coração serão iluminados para acessar um mundo espiritual, por um processador sobrenatural.

Uma imagem traz expansão de pensamentos, neurotransmissores que mexem com os nossos sentimentos. Por isso, cuidado com seus acessos. Nunca namore pensamentos errados, não desperte vontades e sentimentos pecaminosos. Sufoque imediatamente qualquer informação que distorça a verdade

Paulo Sergio

Temos uma consciência que nos norteia. Siga a lei de Deus gravada em seu coração.

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho. Marcos 1:15

Jonathan Marclay/CN

Jesus tem a precisão de discernir o tempo. Ele sabe quem se apresenta, quem precisa ficar ou sair.
Quando colocamos a nossa fé em ação, relativizamos o Cronos, entrando no tempo kairós. Trata-se de uma unção que nos posiciona acima das circunstâncias.

Blinde sua mente porque o inimigo tenta potencializar o problema por meio do foco errado. Ao contrário, com o foco em Deus, o tempo se abre. Então, colecione as melhores memórias que potencializam sua eficácia nas tarefas que precisa enfrentar. A partir deste momento, algo tem que mudar.

E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Lucas 10:9

Quando o tempo se cumpre, o reino de Deus fica à sua disposição. Você define o tempo. Suas escolhas determinam o período das estações.
Vemos em Juízes 6 que Gideão viveu um tempo difícil. Ele tinha um problema externo, que eram os Gibeonitas, e tinha um problema interno, que era o medo. O que ele faz? Levanta um altar, a fim de mudar sua estrutura interna e receber as próximas instruções.

Profético

Seus passos de fé abrirão uma visão do futuro. Dê os próximos passos, movimente-se. Não iniba o poder da ativação e da unção com brigas, fofocas e invejas. Tenha as motivações certas e não ande segundo o sistema desse mundo.
Qual a intenção do seu desejo?
Existem momentos em que devemos orar, no entanto, existem momentos para exercitar a nossa fé com movimento. Assim como Deus disse para Ezequiel falar aos ossos, movimente-se, exerça a sua autoridade.
Não peça nada neste momento, pois a unção está sobre você. Arrependa-se, abandone o pecado, deixe-a na cruz e exerça a sua autoridade.
Se você carrega o testemunho de Jesus, o espírito da profecia te possuirá. Prediga o que deve ser manifesto. Entre na nuvem dos profetas e profetize também. Em determinadas situações, dizemos o que deve acontecer, em outras, ordenamos que desapareça.
Deus está te inserindo no tempo kairós, pelo exercício da fé que te eleva acima das circunstâncias. Com uma medida de fé, construa novas possibilidades. Declare:

O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Isaías 61:1,2

por Vanessa Ribeiro