Instruções transmitidas por Deus em Betel

"Assim como Deus instruiu Jacó, Ele diz a você que é hora de entrar em cena. Saia da crise, do temor das circunstâncias, do medo do futuro. Entre em cena para viver o sonho, a promessa que Deus te deu. Saia da margem!", diz pastor Filipe Otoni

Jadson Douglas/CN

Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.

Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão
. Gênesis 35:1-7

O nome “Jacó”, em hebraico, quer dizer: tomar pelo calcanhar. Sabemos que ainda no ventre, Jacó agarrou o calcanhar do seu irmão.
A palavra “suplantar”, também faz alusão ao nome Jacó. Significa vencer, humilhar, dominar ou suplantar um rival. Além disso, a Bíblia relata que seu nome também significa “enganador”. Isso por causa do seu oportunismo, pois se aproveitou de um momento de fragilidade do irmão, tomou o direito de primogenitura e enganou seu pai, quando no recebimento da bênção.
Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Logo, para todo “Jacó”, existe um “Labão”. Jacó colheu o que plantou e foi enganado por Labão, diversas vezes. Todavia, em certo momento, ele procurou ser justo.

Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.
Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias.
Gênesis 31:38,39

Jacó teve uma experiência e, então, Deus reafirma as promessas feitas a seus pais. Até este momento, Deus era chamado como o Deus de Abraão e de Isaque, mas, depois, passa a ser o Deus de Jacó, também.
Em período posterior, num contexto de violência sexual, quando seus filhos matam os estupradores da sua filha, Jacó fica com medo dos povos com quem havia feito uma aliança. Em resposta ao seu clamor, Deus transmite algumas instruções:

Primeira Instrução

A primeira direção dada a Jacó foi: Levanta-te!

Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, … Gênesis 35:1

Deus está dizendo para Jacó assumir uma nova postura. Significa: entrar em cena. Está na hora de você entrar em cena. Saia da crise, do temor das circunstâncias, do medo do futuro. Entre em cena para viver o sonho, a promessa que Deus te deu. Saia da margem!
Jacó não estava prostrado fisicamente, mas aquele era um momento de dificuldade. Deus não quer que nos prostremos diante das dificuldades. Precisamos manter a nossa posição, em qualquer circunstância.

Segunda Instrução

A segunda direção foi: sobe a Betel. Para que a benção de Deus se manifeste, precisamos estar atentos à direção de Deus.

…sobe a Betel, … Gênesis 35:1

O que é Betel?

Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
Gênesis 28:10-19

Betel é o lugar que Deus escolheu para nos encontrarmos com Ele. É o lugar da manifestação, da intimidade, da aliança, da promessa, do altar, das experiências com Deus. É o lugar do voto, o lugar da última manifestação

Filipe Otoni

Às vésperas do meu casamento, tive um momento Betel. O Espírito me lembrou como havia sido minhas orações e a forma como meus votos foram respondidos. Voltar à Betel é arrancar as dores, os medos e as inseguranças. Você precisa ter um lugar para retornar, nos momentos dos temores. Volte ao altar levantado. Talvez você precise voltar ao último lugar que Deus falou. A situação só permanece confusa a quem não tem altar para retornar.
Foi Jacó quem colocou o nome daquele lugar de Betel. Deus falou: Volte ao lugar que você nominou. Você sabe o caminho.

Jadson Douglas/CN

Terceira Instrução

O terceiro direcionamento, foi para permanecer.

… e habita ali; … Gênesis 35:1

Não era apenas para passar por Betel, mas para habitar naquele ambiente de fé. Jacó descobriu um lugar seguro. Depois de ter fugido do irmão, depois de ter enganado seu Pai, Jacó encontrou seu refúgio. Ali ele teve uma visão do futuro.
As promessas de Deus não morrem para as pessoas. As pessoas que morrem para as promessas de Deus. Muitos deixam de desfrutar da graça, por não manterem as promessas na mente e a Palavra no coração.

Quarta Instrução

… e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Gênesis 35:1

Altar significa sacrifício, renúncia e adoração. São memoriais, são referências. O altar é a marca da nossa comunhão e da nossa caminhada. Se Jacó não tivesse edificado um altar em Betel, talvez ele não tivesse voltado para aquele lugar.
Reconheça o lugar da comunhão, das experiências, dos marcos e as pessoas que foram usadas naquele momento.
Veja o contexto de Abraão. Ele foi ao Egito e depois foi para um lugar entre Betel e Ai, onde havia edificado um altar. Altares são referências para nós.

E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.
Gênesis 13:2-4

Um voto nada mais é do que o comprometimento do seu futuro com Deus

Filipe Otoni

Na maioria das vezes, quando Deus nos faz promessas, Ele também requer promessas.
Onde foi a última vez que Deus falou com você? Qual foi a última vez que Ele falou? Quando Ele foi o seu refúgio?
Só entramos em Betel quando somos capazes de abrir mão de tudo aquilo que nos tirou de lá. Talvez, você precise abrir mão de mentiras. O que está tornando a sua visão turva? Jacó proclamou um período de purificação.
Purifique-se, erga-se e volte-se ao lugar da manifestação da presença de Deus.
Jacó reconheceu que algumas coisas não deram certo, porque ele parou de ouvir a Deus.
O importante não é ter servido, amado e estado atento à voz de Deus no passado, mas, prosseguir e continuar ouvindo, a cada novo dia.

Profético

Sansão perdeu sua força porque quebrou os seus votos. Honre suas alianças, assim você sempre terá um lugar seguro para retornar.
Jacó teve que se levantar. Erga-se do lugar da insegurança, do medo, da rejeição, da enfermidade, da pressão. Pessoas que estão mais sujeitas aos noticiários do que às promessas, viverão com medo. O evangelho traz boas novas. Volte ao lugar da visitação.
Toda escolha envolve uma renúncia. Voltar para Betel significa abrir mão do lugar atual. Qual comportamento você irá cortar? Qual pensamento irá abolir? Deus está te esperando, no lugar da visitação, pois deseja ser sua habitação.
Cansado espiritual ou emocionalmente, você precisa voltar ao lugar da oração, do jejum, do propósito, do sacrifício financeiro.
Você caiu? Há um Betel. Venha, Deus quer te contemplar com suas promessas. Responda em arrependimento e adoração.
Separe um tempo, neste mês de julho, para ler o livro de Provérbios. Este livro contém instruções para todas as áreas da sua vida.

por Vanessa Ribeiro

Confira essa mensagem também no Youtube