top
Conteúdo Onde o Reino Está a Abundância Se Encontra

Onde o Reino Está a Abundância Se Encontra

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão a respeito do nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis. Chegou a Jerusalém com muitíssimo grande comitiva, com camelos carregados de especiarias, muitíssimo ouro e pedras preciosas; compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em seu coração.” – 1 Reis 10:1-2

No reinado de Salomão, existia uma atmosfera diferente; o reinado do filho de Davi trouxe prosperidade, paz e alegria.

A prosperidade era tão abundante que a prata não valia muito, devido à sua abundância. O Reino de Deus, mesmo no Antigo Testamento, parecia estar sendo manifestado na vida. Salomão compôs inúmeras obras literárias; certamente havia um padrão seu em seu reinado.

Onde o reino está, a abundância se encontra.

Era nesse ambiente de prosperidade que Israel vivia naquela época. Onde o reino se manifesta, as pessoas vêm de longe para experimentar e se conectar com este reino. Como a rainha de Sabá, que criou uma grande comitiva para percorrer 1900 quilômetros, com os meios daquela época. Porém, ela não mediu esforços para ir em busca daquilo que precisava encontrar. As Escrituras dizem que a monarca ficou sem palavras ao encontrar a sabedoria e os frutos daquele reino.

Aqui podemos ressaltar três coisas que chamaram a atenção da rainha, e são pontos importantes para que o reino se manifeste:

O temor do Senhor

1 Reis 10:1 – Salomão honrava o nome do Senhor; ele levantava o nome dEle e fazia com que seu nome fosse conhecido por meio de sua vida. Temor significa reverência e respeito, consideração ao nome de Deus em tudo o que você faz. Em tudo o que fazemos devemos considerar esse fator. O temor deve ser um costume: considerar o Senhor em tudo o que devemos fazer.

Davi deu instruções a seu filho antes de partir, e nelas colocou ideias claras sobre como temer a Deus. Paulo nos fala em Colossenses 3:23 sobre o modo como devemos honrar a Deus; ele nos fala que, em tudo o que fazemos, devemos fazer como para Jesus:

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” – 1 Coríntios 10:31

Tudo o que fazemos para o Senhor, sem temor, é apenas performance, mas, se fazemos com temor, é uma adoração. Tudo o que fazemos em adoração é honrado por Deus e traz a atenção dos homens, pois a mão de Deus abençoa. Devemos ser adoradores que trabalham e empreendem para o Reino. Tudo o que fazemos em adoração, Deus abençoa. Somos adoradores que atuam no Reino. Tudo o que fazemos devemos colocar Ele em primeiro lugar.

Mudando nossas perspectivas acerca do que fazemos, provocamos uma mudança ao nosso redor. Não podemos viver o Reino de Deus e seus benefícios sem o temor, pois no Reino não podemos viver de forma leviana. Vista-se de temor.

Sabedoria

Outra coisa que a rainha viu foi a sabedoria do rei; a sabedoria é um fruto do temor. Erudição é o conhecimento dos livros; porém, a sabedoria é o conhecimento de Deus. Sabedoria não tem a ver com diplomas, mas vem de Deus. Conhecer a Palavra nos transforma; quando lemos a Palavra com temor, recebemos o conhecimento de Deus.

Façamos, de todo o nosso coração, aquilo que nos propomos a fazer para Deus, e Ele nos revestirá dos frutos de honrar a Deus.

A sabedoria é inevitável de se manifestar onde há temor a Deus.

Excelência

Onde há sabedoria, inevitavelmente existe a excelência. Excelência, sem temor do Senhor, não é ser excelente, mas sim perfeccionista. No perfeccionismo, não vemos o Reino de Deus sendo manifesto. Ao sermos excelentes no que fazemos, podemos ser pessoas que inspiram as demais.

São essas três coisas que trouxeram pessoas para encontrar Salomão. A rainha tentou abençoar a vida do rei, mas não conseguiu, pois maior foi o que ela recebeu do rei. Maior é aquele que dá do que aquele que recebe. Entregando a sabedoria do Reino, podemos surpreender este mundo.

Somos caçadores de oportunidades para abençoar pessoas. Quando focamos em entregar bênçãos para as pessoas, podemos tocá-las com a sabedoria de Deus. Assim como Salomão abençoou vidas com essas três coisas, podemos fazer o mesmo.

Salmos 31:19 “Como é grande a tua bondade, que reservaste para os que te temem, da qual usas perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam!”

Salmos 34:7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”

Salmos 34:19 “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.”

Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

Provérbios 10:27 “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.”

Provérbios 14:27 “O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços da morte.”

Provérbios 19:23 “O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.”

O temor do Senhor pode aumentar os nossos dias, nos tornar saudáveis, nos proteger, nos prover as riquezas, nos guardar e nos dar uma atmosfera do Reino. O temor do Senhor deve ser o nosso verdadeiro tesouro e maior bem que procuramos, como disse Isaías:

“Haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor será o teu tesouro.” – Isaías 33:6

Por: CN Conteúdo / Renata Kuhn

Post a Comment

Fique por dentro de tudo

de sua Igreja

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba tudo em primeira mão