Como ter experiências profundas com Deus

Modeladas 2022: A Pastora Paty Barreto destaca os segredos de Maria Madalena

Luis Felipe/CN

E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,
E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
Tornaram, pois, os discípulos para casa.
E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.
João 20:1-16

Olhamos para este texto e verificamos que podemos extrair muitas lições.

Abandone o passado

Maria Madalena teve um passado distante de Deus, mas se despediu do passado de tristeza, da dor, da amargura e da escravidão. Ela passou a ser uma proclamadora do evangelho. Hoje, determine-se a abandonar o seu passado de dores e perdas. Este é um requisito para vivermos o evangelho de Cristo.

Priorize a presença de Deus

No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria se encontrou com Jesus. Vemos que Maria priorizou a presença do Senhor, pois ela desejou ter um encontro com Cristo. Nós precisamos priorizar ao Senhor em nossas vidas. Por vezes, a preguiça fala mais alto e deixamos aquilo que é mais importante.
Antes, eu sempre me aproximava de Deus para receber algo, mas entendi que deveria priorizar minha entrega. Desta forma, seria suprida em todas as áreas.
Certo dia, tive um sonho: Fui ao céu e fiquei em uma fila para acessar aquele lugar da presença de Deus. Mas, percebi que várias pessoas foram recebidas de forma tão calorosa! Quando chegou a minha vez, Ele foi tão formal. Só me deu as boas-vindas e pediu para que entrasse. Eu me entristeci e questionei por que tinha sido assim comigo. Ele me respondeu que, no céu, recebe as pessoas no nível de intimidade que foi construído na terra. Entendi que precisava me desenvolver e crescer em meu relacionamento.
Busque a Deus pelo o que Ele é, deseje-o, busque intimidade.

Perceba o que Deus está fazendo

Maria Madalena chegou ao sepulcro e percebeu que a pedra havia sido removida. Não basta sairmos de casa e virmos ao culto, precisamos estar atentos para perceber o que Deus está fazendo. Aquilo que desejamos, nós teremos. Só precisamos prestar atenção. Ela correu para perto de Pedro e João. Muitas vezes, precisamos recorrer às pessoas que estão em uma posição mais avançada. Pessoas que irão nos elevar a um nível mais alto.

Um dia de muito conflito, recebi uma palavra. Pastora Ezenete afirmou que visualizada muita glória de Deus em minha vida. Precisamos de mulheres que possam dizer o quanto a glória de Deus está sobre nós! A partir daquele momento, comecei a desejar, não apenas carregar a glória, mas conduzir a glória, transmitir essa glória.
Deus disse que usaria a minha simplicidade, do jeito que sou, da forma como sou. Ele falou que inspiraria outros, por meu intermédio. Deus deseja te usar, da forma como é.
Comecei a dizer: eu nasci para levar a glória de Deus. Diga isso: eu nasci para levar a glória de Deus!
Não podemos ficar nos comparando, pois Deus nos criou de forma única. Normalmente, nos vemos com os olhos das pessoas ou nos enxergamos com os nossos próprios olhos. Todavia, Deus quer que nos enxerguemos como Ele nos enxerga.

Não desista

Maria não desistiu. Ela permaneceu. Todos passamos por esse momento de permanência. Não é fácil, mas a busca da presença de Deus nos capacitará. Nosso glamour não é viajar, ter posses ou ter uma vida aparentemente fácil. A plena satisfação está em viver na presença de Deus. Mulher poderosa é a mulher cheia da presença, com equilíbrio nas suas emoções.
Por vezes, poderia ter colocado tudo a perder, mas Deus me sustentou com equilíbrio. Não se sinta esquecida. Precisamos entender o que Deus está falando, mesmo quando fica em silêncio. Ele está trabalhando.
Necessitamos ver Jesus. Assim, manteremos a distância da murmuração, da ingratidão. Deus quer que sejamos agradecidos, felizes, exatamente como Ele nos fez. Apesar das lutas, levante-se, declare a Palavra, leve a presença de Deus, a alegria, o perfume de Cristo.
A ingratidão nos rouba da presença.
Reconheça o cuidado de Deus e diga: O Senhor dos exércitos está comigo, o Deus de Jacó é o meu refúgio.

Remova as distrações

Maria viu os anjos, mas ela não se impressionou. Quantas vezes, Deus está se manifestando e nós não atentamos! Não aceite distrações. Não deixe de respondê-lo. Separe um período para escutá-lo.

Permaneça debaixo do senhorio de Cristo

Maria reclamou: levaram embora o meu Senhor! Como você reage às circunstâncias adversas? Você chama Jesus de Senhor, mesmo quando a situação está complicada? Você tem se colocado debaixo do senhorio de Cristo? O que faz quando as situações não ocorrem da forma como espera? Nunca saia de debaixo do senhorio de Cristo!

Esteja disposto a obedecer

Maria chamou Jesus de Mestre. Isso significa a disposição em obedecer, independentemente da situação. Você está disposto a dizer “sim” ao chamado de Deus? Maria Madalena foi a primeira pessoa que encontrou o Cristo ressuscitado. O Senhor quer te entregar uma vida poderosa. Independente das dificuldades, faça de Jesus o Senhor da sua vida.

A presença de Deus está aqui. A adoração que entoamos, tem chegado diante do trono de Deus. Sinto que os ouvidos do Senhor se inclinaram às suas orações. Nossa adoração atraiu os olhos do Pai. Peça, apresente as tuas petições, pois a tua adoração concedeu acesso a tesouros escondidos.
Existe uma herança liberada. O Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre.

Pra. Insana

por Vanessa Ribeiro