A Lei da Fé

Romanos 3:27

“Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em
que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.”

Romanos 3:27

Ouça o podcast A LEI DA FÉ

Nosso assunto de hoje é a Fé. Vamos abordá-la de um modo diferente, entendendo-a como uma Lei superior a todas as demais. Aquilo que, de fato, rege nossa vida aqui na Terra, tendo em vista os padrões do Céu. Não existe doença, miséria, opressão, catástrofe ou lei natural que possa ir contra a fé! Ela sujeita todas as condições ao seu controle e faz com que o impossível aconteça.

A fé é uma Lei maior que qualquer outra aqui na terra. Jesus multiplicou pães e peixes, relativizando a matéria; andando sobre as águas, contrariou a gravidade; Ele venceu a morte quando ressuscitou! O que mais se não lhe sujeitará?

Todos os dias nossas mentes são bombardeadas com conteúdo oriundo do mundo espiritual. Anjos e demônios são seres responsáveis por transmitir mensagens e precisamos aprender a filtrar o que chega até nós, utilizando as lentes da fé para internalizarmos apenas aquilo que Deus fala conosco. O escudo da fé protege a nossa mente para que pensamentos que não nos pertencem, as setas do maligno, não nos atinjam.

Esse assunto é muito importante, pois, quando agimos não por fé, mas por medo, sabotamos a nós mesmos. Contudo, não se desanime! Os princípios de Jesus nos dão vitória e sucesso! Somente a pessoa de Jesus pode nos dar a salvação e a certeza de que encontraremos o Pai após esta vida.

Em estudos anteriores fizemos o contraste entre os conceitos de fé e medo. Falamos que a fé é a confiança no Pai, enquanto o medo consiste em dar crédito ao inimigo. 

Hoje falaremos sobre fé, e ressalto o seguinte: ela é exatamente o contrário do medo. A fé é a certeza das coisas que não vemos (Hebreus 11:1) é por meio dela que nos firmamos em cenários adversos, pois temos a certeza da provisão de Deus em meio à tempestade. 

Mas não se engane: não devemos no manter passivos, pois Deus está no controle e nos deu o comando, por isso, não caia nessas teorias de conspiração e do caos: Deus nos deu a capacidade de acharmos as respostas que necessitamos para este tempo!

Tenha certeza que Deus está mandando anjos para nos servirem e nos ajudarem na batalha que estamos travando. Este é um tempo de promessas sem precedentes. Eu quero estar no meio dos profetas! E você? De que lado quer estar? 

Deus está colocando caminhos no deserto e abrindo passagem em meio ao ermo. Desligue-se de notícias catastróficas e viva a Lei da Fé. Lembre-se de todos os milagres que Jesus já fez e creia que, desta vez, não será diferente. Precisamos nos dispor a sermos instrumentos para a ação de Deus aqui.

Reflita sobre o seguinte: quantas vezes Jesus disse “faça-se de acordo com a sua fé”? Percebe que muitas vezes Ele dá a nós a responsabilidade de criarmos uma imagem mental do milagre de que necessitamos antes que tudo aconteça de fato? Que pensamentos têm povoado sua mente? Eles refletem o milagre que você quer ver?

Agora vamos nos aprofundar um pouco mais no que diz respeito à Lei da Fé, para tanto, vamos visitar algumas histórias de milagres realizados por Jesus.

  1. A mulher do fluxo de sangue (Mateus 9:20-22, Lucas 8:48)
    É o seu estado de ânimo que determina com que potência você romperá as barreiras à sua frente. Esta mulher enfrentou a multidão e foi em busca daquilo que ela sabia que poderia curá-la: tocar em Jesus. Ao final deste texto, Jesus destaca que a saúde da mulher foi restaurada porque ela teve fé.
  2. O cego Bartimeu (Marcos 10:52, Lucas 18:42)
    Este homem era cego. Ele poderia pedir a Jesus uma forma de sustentar-se, a aceitação de sua família, alguém que tomasse conta dele. Mas, ao ser questionado por Jesus sobre o que ele gostaria de receber, ele foi incisivo em sua resposta: “Mestre, eu quero ver de novo!”. Jesus não titubeou e devolveu àquele homem a capacidade de enxergar, deixando claro que a cura foi (e ainda é) resultado da fé.
  3. A mulher pecadora (Lucas 7:50) e o leproso (Lucas 17:19)
    Estes são exemplos de pessoas indesejadas pela sociedade da época, mas que se humilharam aos pés de Jesus e conseguiram dele a restauração porque também tiveram fé.

Quando Jesus nos diz que até mesmo a nossa pouca fé é capaz de mover montanhas (Mateus 17:20), Ele quer dizer que apenas uma pequena medida de fé é capaz de promover coisas grandiosas, porque qualquer pequeno espaço para a ação de Deus é capaz de coisas inacreditáveis. Tudo é possível ao que crê (Lucas 9:23) e nada é impossível para Deus (Marcos 1:37).

Amigos, tenham bom ânimo e se esforcem, a Lei da Fé supera todas as leis humanas e naturais! Josué presenciou o Sol parando para que ele pudesse vencer a batalha. Moisés fez sinais e maravilhas e faraó foi impelido a deixar o povo ir, veja todos os milagres de Jesus! O que é mais grandioso e incrível que isso?

Atos 10:38 nos diz que Jesus recebeu poder para fazer o bem porque Deus estava com Ele! Creia que a fé tem domínio sobre todas as enfermidades!

Nós acreditamos no Deus todo poderoso, que fez o céu e a terra. Pense no que Jesus fez quando encontrou a falta? Sempre que Jesus encontrou-se com a falta, Ele trouxe a abundância. Existe uma solução milagrosa ao momento que estamos vivendo agora. A fé supera todas as leis de finanças!

A palavra original traduzida por “fé” traz a ideia de título de propriedade, então entendemos que a fé a certeza da propriedade daquilo que se espera! É um direito carimbado no cartório do céu! 

A fé materializa aquilo que esperamos. Sua fé é do tamanho das suas palavras e suas palavras refletem aquilo que você pensa: “Eu cri, por isso falei” (II Coríntios 4:13).

Atenção: se você só anda com pessoas descrentes do poder de Deus, que dão mais ibope à catástrofes do que ao que Deus pode fazer, mude suas conversas e suas companhias, pois as más companhias corrompem os bons costumes.

Sua fé não será maior do que o que seus lábios dizem!

A fé opera na frequência da sua humildade (veja a mulher siro-fenícia em Marcos 7:24-30). Deus está quebrantando muitos orgulhosos, que confiavam em sua força e dinheiro, para que assumam uma frequência de humildade. Deus hoje está nos unindo em família para que sejamos tratados. A mulher siro-fenícia precisou ser quebrantada para que sua filha fosse curada!

A fé opera com imagens mentais (veja como Deus falava com Abraão a respeito de Seus planos para a sua descendência). Deus quer te dar uma imagem do seu futuro! Seu futuro não é a bancarrota ou um leito de UTI por conta do coronavírus, por isso, lembre-se que seu mandato cultural é o de trazer esperança e renovo para o mundo!

Seu cérebro precisa acreditar que é possível! Ensine-o a acreditar naquilo que é certo! A Bíblia diz que Abraão glorificou a Deus, assim se fortaleceu (Romanos 4:20). A fé cresce com gratidão, então agradeça a Deus pelo que já tem, mas também agradeça a Ele pela certeza do que você terá! 

A história dos dez leprosos (Lucas 17:12-19) nos mostra é no caminho da obediência que acontece o milagre! É no caminho de obediência até o tanque de Siloé (João 9:1-7) que o cego volta a ver, é no caminho de obediência que as águas nas talhas se transformam no melhor vinho vinho de todos (João 2)! 

Entenda que a fé é uma esfera acima da mente natural. Paulo faz referência a “combater o bom combate da fé” (II Timóteo 4:7-8). Não é o combate da razão, mas da transcendência. As circunstâncias não prevalecem sobre a fé, mas são modificadas por ela. 

Vamos então exercitar a nossa fé? Hoje chamamos à existência vacinas, a cura, soluções para o retrocesso que tem querido se levantar. O planeta terra é o estrado dos pés de Jesus e como tal será renovado!

As lutas que estamos enfrentando não devem ser travadas no ambiente natural, mas nas regiões celestiais, com palavras proféticas e decretos divinos.

Há um véu, uma histeria, um medo, tentando dominar nosso povo, vamos hoje declarar que esse vírus não destruirá nossas nações. Deus nos deu o comando e a autoridade!

Somos agentes da fé, para a conservação da alma (Hebreus 10:39), seja a nossa ou a dos que estão ao nosso redor.

Amigos, é hora da igreja se levantar! Que estejamos em intercessão pela vitória sobre esta batalha. O Senhor dos Exércitos está conosco! 

Não vivemos por vista, mas o justo viverá pela fé (Hebreus 10:38). Tão somente creia! É o seu ânimo que importa! Volte seus olhos para o Céu e creia que de lá vem o socorro (Salmo 121). Cristo em nós, é a esperança da glória (Colossenses 1:27)

Repita comigo o que está em Salmo 27:13: Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes! Espere no Senhor e você não será envergonhado. 

Hoje, retire sua confiança do caos, do reino do inimigo e acredite na solução de Deus. Tudo é possível ao que crê!

Texto transcrito e adaptado por Anna Caroline Pacheco Cintra.

Anna é membro da Comunidade das Nações desde 2017, concluiu todos os módulos da Academia das Nações em 2019, oportunidade em que firmou seu propósito de contribuir para a expansão do Reino atuando no Monte da Educação, entendendo que tem como missão aplainar os caminhos do conhecimento para que o povo de Deus seja instrumento para trazer o Céu à Terra. É professora de finanças, estudante de pedagogia e atua no mercado financeiro há mais de 10 anos.