Domine primeiro seu ambiente interno: a montanha do ‘EU’

JB Carvalho ministra sobre autoconhecimento, autocontrole e autodesenvolvimento. O bispo lista atitudes práticas para se alcançar um alto nível de aproveitamento e viver uma vida abundante

Luis Felipe/CN

O encerramento do Congresso de Verão, no último domingo (30), teve na abertura uma palavra liberada por Pedro Ferreira: “Este é o último domingo do mês de janeiro e, talvez, você possa ter um relatório negativo para fornecer. No entanto, Deus sempre será fiel às suas promessas, pois Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para se arrependa. Flua junto ao manancial que está sendo liberado neste lugar”, disse.

A adoração foi liderada pelos pastores Dito Rodrigues e Karen Braz. Um dos pontos altos do louvor aconteceu quando entoaram a canção “Quem já pisou nos santos dos santos”, de Deguimar Marques: “Quem já pisou no Santo dos Santos; Em outro lugar não sabe viver; E onde estiver, clamar pela glória; A glória de Deus“, dizia a letra.

Luis Felipe/CN

O profético foi feito pelo Pr. Filipe Otoni da CN Aphaville (SP), inspirado em João 19:28-30:

Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (João 19:28-30)

Quando olho para a cruz, não vejo um Jesus fraco e inconsciente. Ele sabia exatamente o que estava fazendo, pois verificamos nas Escrituras, que cada entrega era consciente, para o cumprimento do propósito. Então, o véu do templo se rasgou, houve terremoto e os mortos ressuscitaram. Creio que o Santo dos Santos é uma atmosfera que geramos, a partir da nossa adoração. Paulo e Silas levaram essa atmosfera à prisão e aquele poder, quebrou as correntes que os prendiam. Não importa como você está. Aproveite esta atmosfera, para receber tudo o que precisa. Talvez, você tenha entrado aqui com motivos para duvidar, mas pense no episódio: Paulo e Silas tinham acabado de levar uma surra mas, apesar de presos fisicamente, eles tinham o espírito livre, para atrair uma atmosfera diferente. Você está na Casa de Oração, deixe esta atmosfera crescer, para que todas as prisões caiam“, declarou Otoni.

Em seguida, o Pr. Alexandre Araújo da CN Paulo Afonso (BA), entregou a palavra de oferta, baseada no Salmos 116:5-10:

Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia.
O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.
Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes. Cri, por isso falei. Estive muito aflito.

Alexandre disse que Deus marcou um encontro com os presentes para quebrar as cadeias da área financeira. “Davi estava aflito, mas cria no Deus Todo-Poderoso. Ele dizia: Deus nunca falhou e eu creio que ele será fiel novamente. Na quietude do descanso da alma, Davi tomou decisões assertivas. Se você está em aflição e não consegue equilibrar as finanças, o primeiro passo é equilibrar a sua alma, agradecendo ao Senhor“, disse.

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
(Salmos 116:12,13)

Para o pastor, Davi renova a sua aliança, quando toma o cálice, e continua:

Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:14)

Também, toma a postura de honrar Deus, no cumprimento dos votos na presença de todos, como hoje, temos a oportunidade de fazer“, disse.

Luis Felipe/CN

Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor. (Salmos 116:17)

E finalizou dizendo que “estas posturas nos fazem experimentar a fidelidade de Deus. Exerça o seu voto de fé, para que haja uma transformação em sua vida financeira“.

O bispo JB Carvalho sinalizou o título de sua mensagem da noite: “A Montanha do Eu”, inspirada em 1 Tessalonicenses 5:23

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Luis Felipe/CN

Autoconhecimento, Autocontrole e Autodesenvolvimento

Terminamos o mês de janeiro e começaremos sete dias de jejum, uma arma muito efetiva para enfrentar os nossos inimigos. Quem anda na carne, não pode agradar a Deus“, disse.

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
(Gálatas 5:16-24)

O grande Armagedom, ocorre em nossa alma. A paz é conquistada pelo controle dos sentimentos, dos pensamentos em perspectiva, em administração interna

JB Carvalho

Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. (Salmo 116:7)

Para JB, essa administração ocorre com a auto ministração. “Você pode, sim, andar sobre as águas! Erga o seu espírito, pregue olhando para o espelho, elogie-se, pois a vida é muito curta para ser infeliz. Chame a responsabilidade para si, reconheça que está colhendo os frutos das suas decisões. Se você quer tempos melhores, faça as melhores escolhas. Nossas vidas precisam ser marcadas por crescimento, propósito e avanço. Alguns vivem à margem de si. Este é o tempo de buscar uma vida mais significativa. No túmulo, haverá duas datas em sua lápide, separadas por um traço. Esse traço é a única vida que você tem. Alguns escolhem levá-la medianamente e enterram os seus tesouros. Outros, decidem viver para servir, e se servem de propósito e significado. Conquiste o mundo, conquiste montanhas, começando pela montanha interna, com as esferas da alma sob o seu governo. Exerça o domínio sobre a sua mente, a sua vontade e as suas emoções“, ressaltou.

Conhece-te a ti mesmo

Sócrates

Os que decidem galgar as alturas, sem controlar seus limites, sem domar seus instintos, sem segurar as rédeas das emoções, tornam-se arquétipos de escândalo e envergonham o nome de Cristo. Existe uma ordem de precedência na conquista: Domine primeiro seu ambiente interno, a montanha do ‘EU’“, disse.

Autodesenvolva-se

JB encorajou aos fiéis a se tornarem quem devem ser para conquistarem o que foi destinado. “Desfaça hoje o pacto com o mediano, quebre sua rotina, abrace uma nova estação de frutos, atinja sua maior performance, apresente sua melhor versão. O ano novo é você, pois seu destino será determinado por suas ações, então, viva de acordo com aquilo que quer alcançar“, pontuou.

Tudo na vida tem uma etiqueta, com o preço a ser pago. Se você não pagar o preço, pagará o prejuízo

JB Carvalho

Quando nos transformamos na pessoa que fomos criadas para ser, alteramos a realidade à nossa volta“, disse.

Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se torna

Jim Rohn

O bispo ressaltou que não se trata de um único esforço concentrado, mas do resultado obtido pelo conjunto de reiterados esforços. “Cada dia que passa, estamos acrescentando algo ao nosso enredo. Qual história você tem escrito? Na caverna, Elias escreveu uma história de encerramento do seu chamado, movido pela depressão. Foi uma escolha. Não crie histórias independentes, pois o solitário incorre contra a verdadeira sabedoria, comete torpezas, tem segredos e vive nas trevas“, disse.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)

Desbloqueie sua verdadeira história

JB incentivou os presentes a serem autores de seus enredos e fazerem partede dele. “Só você tem o poder de editar e escrever o próximo capítulo. Um conselho aos homens: as mulheres não querem ser a jornada de um homem, não querem que você desista de tudo por elas, mas, elas desejam fazer parte da sua jornada. Para cada nova etapa, precisamos de novas ferramentas“, disse.

O que você precisa aprender para alcançar o seu próximo nível?

Seja humilde e submeta-se ao aprendizado, pois humildade não é diminuir a sua força, mas conhecer os seus limites. O maior recurso para o nosso desenvolvimento, é o recurso humano. Ninguém possui todas as habilidades e, uma grande construção, envolve muitas delas. Seja especialista em “pessoas” e não haverá limites para o tamanho do seu edifício. Aprenda a extrair tesouros, pois a soma dessas extrações, permitirá o alcance do seu propósito“, destacou.

Atualize-se porque o mundo está em movimento

O bispo ainda estimulou os presentes a se conhecerem: “Qual o motor, que impulsiona suas ações? Qual atividade é movida por paixão? O que te faz ser quem você é? O que arde em seu coração?“, questionou. Segundo JB, as respostas a essas perguntas afirmam a identidade. “Então, respeite-se. Encontre o seu porquê“, disse.

E pontuou que o medo impede as pessoas de seguirem para a próxima fase: “Transforme momentos de dor em força, alterando o botão para o modo ‘coragem’. A sua história é carregada de poder. Ela só precisa ser desenrolada pelo descobrimento do seu chamado. Isso colocará um fim a qualquer forma de comparação“, disse.

Você não pode pensar com a mente de Cristo, com medo

Coty
Luis Felipe/CN

JB Carvalho trouxe ainda algumas ferramentas para desbloquear destinos:

  • Busque cura emocional – Quais sentimentos te bloqueiam? Pelo que, seu rio interior é entulhado? Lide com eventos significativos, que moldam a sua história e reverta qualquer situação.
  • Ache o seu espaço vocacional – Qual a sua estratégia de vida definitiva? Em qual ambiente, o verdadeiro “você” se manifesta? Onde o seu potencial oculto é liberado? Encontre uma carreira e corra, pois a imaginação é a imagem de uma promessa.
  • Encontre as finanças para a sua missão de vida – O plano de Deus é nos conduzir ao cumprimento da nossa missão e os recursos nos encontrarão, na geografia da nossa obediência. No lugar do nosso chamado, encontramos as provisões. Entre no seu elemento, quando a vida conspira em seu favor.
  • Supere a ansiedade – Supere a ansiedade com a remoção do desejo de antecipar os acontecimentos. Se não discernirmos o tempo do fruto, cairemos na tentação da autopromoção, colhendo frutos verdes. Este é o “Fator Geazi”. Ele perdeu o legado do profeta, pois preferiu receber rapidamente, a generosidade das mãos erradas. Acabou sendo amaldiçoado. A coisa certa, no tempo errado é a coisa errada.

    – Alguém movido pelo medo da perda, desejoso de poder e influência, não pode angariar as alturas e permanecer lá, pois uma influência duradoura deve ser alcançada por propósito e não por esforço.

    – Muitos lutam para alcançar algo e, quando alcançam, descobrem que gastaram suas energias na ênfase errada. Aonde dará essa estrada, que você está caminhando?
  • Localize os parceiros da jornada – Lembre-se de Rute: quando ela encontrou o seu povo, encontrou o seu destino. Alguns perderam seu ponto de referência, outros querem construir sua identidade, nas coisas que possuem. Una-se aos viajantes, que estão indo ao mesmo destino que você. Com o mesmo alvo, olhando para Jesus, nos encontramos com as pessoas certas. Precisamos de família e amigos funcionais. Apenas seremos capazes de encontrar uma alegria plena, se envolvermos quem mais amamos, no enredo da nossa história. Portanto, inclua sua família, coloque seus amigos verdadeiros, abrace quem é importante.

    – Cuidado com as distrações, que surgem pelo caminho. Não aceite propostas, que te tirem do propósito e minem suas forças. Seja obcecado e conquiste os projetos de Deus.
  • Invista em vitalidade pessoal e energia

– Cuide de si, para cuidar das outras pessoas. Tantos homens de Deus foram vencidos pelo cansaço. Então, não se prive de uma condição física mental, emocional e espiritual saudável. Livre-se de práticas tóxicas ao corpo e à alma. Tire férias, desligue o telefone, aproveite a sua família, faça atividade física, faça dieta e use suplementação.

– Pare de criticar e encontre o fluxo da gratidão, pois ela cria sinergia para atrair coisas boas. Ao mudar a sua química interior, tudo à sua volta se transforma. A humildade e a gratidão são como irmãs gêmeas. Esse é o maior manto, que alguém pode ter.

  • Libere seu poder multiplicador 10x

– Quando olhamos para Daniel e seus amigos, verificamos que eles receberam uma sabedoria dez vezes superior à dos demais. Devemos liberar nossos tesouros, de forma que sejamos completamente esvaziados.

Precisamos morrer vazios das riquezas que Deus colocou dentro de nós

Myles Munroe

O bispo afirmou que o sacrifício de Jesus na cruz conquistou uma qualidade de vida abundante. E encorajou o público a ter atitudes práticas para um alto nível de aproveitamento:

  • Nivele-se por cima e seja um modelo inspirador. Quando somos quem deveríamos ser, podemos mostrar aos outros a vida que deveriam ter.
  • Priorize o seu autodesenvolvimento, conquiste a sua montanha interior.
  • Seja manso – controle seu poder, não se corrompa, mas seja fiel, pois estes herdarão a terra.
  • Conheça-se, pois autoconhecimento é poder. Não seja conhecido de todos e desconhecido de si.
  • Faça um pacto com a excelência, renunciando a mediocridade. Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito. A vida é muito pequena para ser rasa.
  • Aprenda o que for necessário para a próxima fase.
  • Entregue os tesouros e enriqueça o mundo com sua sabedoria.

Antes de encerrar, JB Carvalho profetizou: “Esse é um tempo de colheita, portanto, não ande ansioso. Deus promete uma parceria, para fazer deste período, um ano incrível. Decida como será a próxima fase. Quais princípios você vai obedecer, para ter a vida que você quer ter? Invista em seu desenvolvimento pessoal. Honre a Deus com seu tempo, entregue seus recursos, lance seu pão sobre as águas, assim, tudo será acrescentado. Existem ferramentas sendo entregues, Deus está concedendo armaduras, fazendo nascer um guerreiro destemido, para que conquiste o que é seu. Deixe o medo no altar e viva corajosamente, cumprindo o processo, chegando ao seu destino. Seja puro, promova a justiça. Seja biblicamente correto. Ame a igreja, seja um defensor da noiva de Cristo. Ame a si e ao próximo, como você se ama, para expulsar os gigantes da terra. Este será um tempo incrível, uma estação frutífera, com muitos resultados!“, finalizou.

A noite ainda contou com a Pra. Léa Castela, líder do ministério infantil CN Kids, fazendo um ato profético com as crianças, ungindo-os com óleo fresco. “O amor que vai mudar o mundo eu apresento a vocês. Este é um ano extremamente decisivo, um ano de eleições. Eu não sei qual é a sua convicção, mas eu como pastora de crianças da CN trouxe seus filhos para cá, para que você veja que o futuro que nós desejamos eles pisarão! Eles vão desfrutar de todo o bem que vamos escolher hoje“, disse.

Luis Felipe/CN

Logo em seguida, o bispo JB Carvalho convidou o Pr. Alan Doria e sua esposa Danubia Doria para uma oração feita pelos pastores Marinho Sena e Marcos Borges. O casal foi enviado para assumir a CN Vila Velha (ES). “Hoje eu e minha família recebemos o comissionamento de nossa igreja através dos nossos bispos JB Carvalho e Dirce Carvalho e estamos sendo enviados para darmos prosseguimento a nossa igreja no Estado do Espírito Santo. Obrigado aos nossos pastores amigos e em especial aos pastores Marinho e Coty por nos abençoar e liberar sobre nós uma palavra de proteção e direção para esta nova estação! Grandes expectativas para este novo tempo“, agradeceu Alan.

Luis Felipe/CN

por Vanessa Ribeiro
edição Tiago da Silva

Confira o vídeo do último dia do Congresso de Verão no nosso canal no Youtube: