Aproveite cada oportunidade – Pr Claudio Duarte

Modeladas 2022: "Por vezes, esperamos o extraordinário acontecer, mas esquecemos que isso decorre de simples ações. Pequenas atitudes, simples decisões, podem alterar as nossas vidas para sempre", diz pastor Claudio Duarte

Luis Felipe/CN

Na primeira mensagem, meu propósito foi te tornar mais presente, em sua própria vida. Muitas vezes, somos mais presentes na vida dos outros, do que na nossa.
No conto da “Branca de Neve”, percebemos que tudo corre bem, enquanto o espelho afirma a beleza da rainha. Mas, quando isso não ocorre, a bruxa se manifesta. Com isso aprendemos algo: as pessoas podem se transformar, quando dizemos o que elas não querem ouvir.

O filme “Mulan”, exibe o drama de uma jovem chinesa, que não se encaixa na sociedade. Ela teme que seu pai, um homem doente, seja convocado para lutar na guerra. A garota, então, se disfarça de homem e assume o posto de seu pai no exército chinês. Ela é treinada por um comandante e se torna uma heroína. Minha proposta é mostrar que a parceria entre um homem e uma mulher, não tira a força de nenhum dos dois. A vida tem uma tendência para colocar pessoas diferentes, juntas. Não são poucas as vezes que vemos casais com personalidades distintas.

Todos os dias, as oportunidades surgem e, quando sabemos aproveitá-las, somos amplamente beneficiados. Abraão passa transitoriamente pelo Egito e Hagar agarrou essa oportunidade, tornando-se mãe de uma nação. O povo de Israel chega em Jericó e Raabe aproveitou essa oportunidade, entrando para a linhagem de Jesus. Naamã empreende uma grande viagem, desde Damasco na Síria, até Samaria em Israel, e é curado de sua lepra.

Deus está em cada lugar, concedendo oportunidades

  • E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
    A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Lucas 1:26,27

Maria aceita a missão de gestar Jesus e conduz essa jornada com grande maestria. Agora, ela carrega a presença de Deus dentro de si. Quando chega à casa de Isabel, altera o ambiente. No casamento em Caná da Galileia, Maria também está presente, participando da manifestação dos milagres.

Maria foi corajosa e demonstrou estar atrás da oportunidade, para viver o que Deus tinha para ela. Por vezes, esperamos o extraordinário acontecer, mas esquecemos que isso decorre de simples ações. Pequenas atitudes, simples decisões, podem alterar as nossas vidas para sempre.

Culpa e responsabilidade podem ser a essência que precisamos entender. A vida espera oportunidades, para escrever a história. Deus quer que você viva o extraordinário.
Jesus nasce e Maria fica muito feliz. Ele recebe dádivas: ouro (simbolizando reinado); incenso (simbolizando espiritualidade) e mirra (simbolizando o sepultamento).

Luis Felipe/CN

Com doze anos de idade, Jesus desaparece. Muitas vezes, os problemas não devem chegar para estabelecer o caos, mas a união. Vemos que o casal se une em busca de Jesus. Um casamento permanece forte, quando o motivo do nascimento deste matrimônio é forte. Então, não devemos perguntar mais o porquê das pessoas se divorciarem, mas por qual motivo elas se casaram.

Deus está concedendo a oportunidade de vivermos o extraordinário

  • Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
    E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
    E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
    E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
    Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. 1 Coríntios 10:1-5

As pessoas podem estar no mesmo auditório, no mesmo dia, na mesma hora, ouvindo as mesmas palavras, mas terem resultados diferentes.
O que você fará com as ferramentas que estão sendo entregues aqui?
Hoje, a oportunidade é sua

Claudio Duarte

por Vanessa Ribeiro