A ORIGEM

A Origem (Inception) 

No estado do sonho, as defesas conscientes estariam mais baixas e seria possível vasculhar a mente achando seus segredos. Don Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão que rouba segredos do subconsciente no mundo da espionagem empresarial, mas que agora, a pedido de um cliente, tentara algo novo, plantar uma ideia na mente de uma pessoa. Uma inception. Mas será mesmo possível? Colocar uma nova ideia na mente de alguém?
Ora, isso acontece todos os dias. E na verdade acontece há muito tempo com cada um de nós. Ideias que passam pelo crivo do julgamento passam a fazer parte de nós. E quanto mais profundas estiverem, mais difíceis de serem identificadas. Às vezes, dormindo somos invadidos por essas inserções como se se originassem de nós mesmos. 

“Qual é o parasita mais resistente?

Uma bactéria? Um vírus? Um verme intestinal?

Uma ideia! Resistente, altamente contagiosa.

É quase impossível erradicar uma ideia que se apossa do cérebro. “Uma ideia totalmente formada, totalmente compreendida permanece em algum lugar…” difícil de chegar.

Fala de Cobb, DiCaprio, no filme

Este é o tema do meu novo livro que dará sequência ao primeiro: Metanoia — A Chave Está em Sua Mente. A boa notícia é que podemos editar essas ideias e sermos livres.