A Crise Não Cala a Fé
Todos passamos por momentos em nossas vidas em que estamos “a ponto de”: a ponto de desistir; a ponto de chorar; a ponto de retroceder
O rei da Síria mandou cercar a cidade. Os estoques de água e comida acabaram. Essa era uma estratégia de guerra que consistia em matar a cidade de dentro para fora. A cidade resistia enquanto tivesse mantimento em seus estoques porque ninguém entrava ou saía da cidade para poder reabastecê-la. Muitas vezes, nossos inimigos atuam dessa mesma forma, só que na nossa mente. Ele planta crises e dúvidas na nossa mente que podem nos destruir aos poucos.
Duas mães negociaram seus filhos. A crise chegou a tal ponto que uma mãe chegou a matar seu filho para comê-lo com a vizinha. Esse é o tipo de pessoa que negocia seus princípios quando a dificuldade aperta. Jefté, em outra passagem da Bíblia (Juízes 11), fez um voto e sacrificou sua própria filha porque foi motivado pela necessidade de provar algo a alguém.
O povo viu que o rei vestia, por baixo das vestes reais, panos de saco. Por fora era o rei, mas por baixo estava tão humilhado quanto todo o povo. O erro do rei, no entanto, foi culpar o profeta. Do versículo 8 em diante, na cabeça do rei, o profeta interveio na oportunidade do rei de matar seus inimigos. A Síria era um inimigo comum; geração após geração eles pelejaram contra o povo de Deus. No versículo 9, Eliseu aconselha ao rei que não passasse por determinado lugar. Ele estava sempre um passo à frente do rei e dos inimigos. Ele estava numa posição de ouvir a Deus. Eliseu viu o que ia acontecer antes de acontecer.
Antes do cerco se intensificar, Eliseu orou para que os olhos de seu servo fossem abertos para ver a realidade espiritual. A partir daí, o servo começou a ver o que Eliseu estava vendo: havia carros de guerra e um grande exército cercando os inimigos do profeta.
Os filhos de Deus precisam ser pessoas que estão sempre um passo à frente. Deus vai revelar a você as estratégias dos seus inimigos e te colocará à frente. Ele tem um caminho seguro para nós em meio às nossas guerras.
O alinhamento profético trouxe a proteção, e é esse alinhamento que confunde nossos inimigos. O profeta tem acesso a informações espirituais que outras pessoas não têm, pois ele se move no sobrenatural.
O rei da Síria, ao ficar sabendo que Eliseu recebia informações do próprio Deus, mandou seu exército persegui-lo. A cidade foi cercada, e ao ver o cerco, seu servo se desesperou. Se viu sem saber o que fazer. Mas a palavra de ordem para nós hoje é: não tenha medo.
O profeta corrigiu seu servo dizendo-lhe que ele não estava vendo a mesma coisa que ele. A Bíblia nos diz para não andar por vista, ou seja, de acordo com o que nossos olhos estão vendo.
Abra os nossos olhos, Senhor, para vermos como vai ser o final do Brasil, da história da nossa casa e do teu povo.
Enquanto o inimigo descia contra o profeta, ele orava.
O rei de Israel tinha uma relação de honra com o profeta, e quando honramos a unção profética, ela é derramada sobre nós e nos traz instrução e direcionamento. O rei de Israel perguntou se deveria matá-los, e a orientação foi para alimentá-los e deixá-los ir.
Passou o tempo, e o mesmo inimigo que antes havia sido liberto retornou e voltou a persegui-los. Essa é uma aplicação para os inimigos comuns que enfrentamos em nossas vidas, que de tempos em tempos tentam nos fazer cair.
O que supera esse tipo de inimigo é a aliança. Nessa segunda volta do inimigo, o rei de Israel culpou o profeta, mesmo depois de toda a experiência. Ele falou por meio de sua dor e mandou avisar o profeta que iria matá-lo.
Precisamos aprender a lidar com as más notícias, com as ameaças. Na crise, precisamos nos lembrar das coisas que o Senhor já fez, das experiências que vivemos, e nos manter na posição de ouvir a Deus. No capítulo 7, versículo 1, o profeta responde à ameaça com a voz do Senhor. Ele diz: “Disse o Senhor…”
Eliseu declarou a palavra do Senhor diante da perseguição e ameaça. Ouça a palavra do Senhor.
Apegue-se ao Senhor como nunca antes. Quem anda com Ele não perde a paz e não teme as más notícias. Ouça o que o Senhor está dizendo sobre sua situação e declare qual a realidade do céu sobre ela.
Por: Thaline Sales/CN Conteúdo
