Como Vencer a Esterilidade

Acompanhe o testemunho de vida da Bispa Dirce Carvalho

Com esse conteúdo, queremos que você tenha certeza de que fomos feitos para uma vida completa: saudável, próspera e fértil. Lembre-se que Deus honra todas as suas promessas e que cumpre todas as suas leis, incluindo a lei da semeadura e da colheita! Aprenda a plantar sementes sacrificiais, dê nome a elas e prove a fidelidade do Senhor em sua vida.

Ouça o podcast Como Vencer a Esterilidade

Como você tem interpretado esses tempos difíceis pelos quais estamos passando? Sei que estamos em meio a uma crise mundial, mas hoje eu vim te dar uma palavra de esperança a respeito de fertilidade. Depois do tratamento para o câncer, sobre o qual já conversamos antes, eu descobri que não poderia ter filhos porque não havia recolhido óvulos antes do tratamento quimioterápico. Mais uma vez, me deparei com uma situação em que apenas o sobrenatural de Deus poderia trazer uma solução.

Naquela época eu entendi algo muito importante a respeito de alinhamento com o Senhor: alguns momentos de dor pelos quais passamos são responsáveis por nos fazer superar obstáculos que nos levam à nova terra que Deus tem para nós.

Eu precisei então decidir em que acreditar: na palavra de impossibilidade dos médicos ou na Palavra viva do Senhor. Deus já havia me curado do câncer e me feito prosperar. Será que Deus seria capaz também de me dar filhos? Pouco tempo depois daquela conversa na clínica, eu engravidei da Chara. E é com base no que vivi nesta época que quero compartilhar alguns princípios com vocês.

Queridas mulheres, dirijo-me agora diretamente a vocês: ser mãe é um destino de todas nós. Agarre-se a histórias como as de Ana (mãe de Samuel, o profeta que foi um divisor de águas em Israel), Isabel (mãe de João Batista, o precursor de Jesus) e Raquel (mãe de José, o governador do Egito) e creia que o Senhor fará seu ventre frutífero! 

Toda mulher foi criada para gerar vida! Homens profetizem sobre suas mulheres e intercedam como Abraão fez por Sara.

Agora, falo com todos vocês, meus queridos irmãos: fomos feitos para uma vida sarada, provida e FRUTÍFERA. A guerra contra a esterilidade não é travada apenas no seio das nossas famílias, mas também nos nossos negócios e na nossa vida financeira. 

Te convido a crer que Deus é capaz de fazer nossos corpos frutificarem filhos (isso eu digo para homens e mulheres com problemas relacionados à fertilidade) e nossas mentes frutificarem ideias de produtos e serviços disruptivos.

Antes de prosseguirmos, leia os capítulos 12, 13, 14 e 15 do livro de Êxodo e veja a história da primeira Páscoa. Nesta passagem, aprendemos que logo após a Páscoa (como o período que estamos vivendo agora) Deus começa a revelar os segredos da Aliança com o seu povo. O tempo de escravidão no Egito havia acabado, mas ainda não era hora de entrar na Terra Prometida. O povo passou um tempo no deserto, aprendendo de Deus e exercitando sua fé na provisão de Jeová Jireh, na cura de Jeová Rafah e na vitória de Jeová Nissi sobre os povos inimigos. 

Para continuar falando com você sobre meu testemunho, quero dar ênfase ao capítulo 15 de Êxodo, pois foi nesta passagem que o Senhor revelou um de seus primeiros segredos: Ele é o Deus que nos sara. Foi perante transformação das águas amargas de Mara que Deus comunicou que não precisaria haver no meio do seu povo nenhum tipo de enfermidade.

Para os judeus, esse período pós Páscoa é o período da cura natural, de alinhamento. Esse período é dirigido pela tribo de Issacar, conhecida por conhecer os mistérios de Deus (I Crônicas 12) Esse é o tempo em que os judeus colocam as estacas no seu ano, reconhecendo qual é a sua maior força e quais devem ser suas diretrizes. 

Eu acredito que em tempos de crise como este em estamos vivendo, cresceremos em conhecimento e sabedoria como Daniel e Tiago disseram. Precisamos disso para quebrar o poder dessas coisas improdutivas que estão entre nós! 

Por isso, acredito que este testemunho sobre fertilidade é pertinente para o nosso momento, pois aquilo que está sendo resistido (produtos, serviços, negócios) precisa ser trazido à realidade! Precisamos dar à luz o milagre de que o mundo precisa!

Como fiz nos dois capítulos anteriores, quero agora compartilhar com você alguns princípios para alinharmos nossa vida antes do momento de rompimento em que o nosso milagre nasce. Acompanhe comigo esses cinco passos.

  1. Procure uma promessa: se existe uma base bíblica para o que você quer 

Mãe e pai, vocês têm muitas palavras relacionadas ao milagre de gerar filhos! Apeguem-se a elas! 

Se você precisa frutificar em outras áreas da sua vida, creia na provisão de Deus e procure uma promessa na Bíblia em que fincar sua fundação. E se você estiver com dificuldades de encontrar esta palavra na Bíblia, nos procure porque nós vamos te ajudar!

Você precisa levantar estacas! Firme suas bases na Palavra, pois a Bíblia diz que Deus vela para cumprir aquilo que diz.

  1. Alinhe-se em suas emoções.

Prepare o terreno no qual você vai fincar sua estaca! Não seja nem racional demais, nem sentimental demais para que o solo da sua vida não seja nem rochoso e nem arenoso. Retire a murmuração e a dúvida de sua vida.

Abra mão de todo o lixo emocional que você tem acumulado. Alinhe seus pensamentos e emoções com o padrão do Céu. Equilibre razão e emoção! Deus nos deu os dois para que saibamos utilizá-los.

Encha-se de fé e esperança: antecipe as ações que te dão certeza da benção! Se você quer ter um bebê, compre roupinhas para ele. Se você vai lançar um produto, crie já sua página na internet!

O cérebro registra as emoções liberadas na hora de um pensamento. Comece a gerar suas próprias imagens! Siga o conselho que Eli deu a Ana e se recomponha (I Samuel 1). 

Outros pontos importantes: seja humilde e remova a falta de perdão de sua vida, vença o rancor e a amargura. Acabe com os obstáculos que têm te impedido de ser produtivo!

É do coração que procedem as fontes de vida! Limpe seu coração. 

  1. Vá até a presença de Deus.

O que Ana, Raquel, Isabel e eu temos em comum? Nós nos derramamos como filhas aos pés do coração do Pai e clamamos por um milagre em nossos ventres. 

Aprenda comigo um exercício de fé: peça, agradeça e não peça nunca mais. 

Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos (Isaías 55:8-10)! Seu destino é receber colheitas, ser útil, produtivo e fértil! Isso é o que o seu Pai tem para você.

  1. Plante uma semente.

Ana estava levando sacrifícios ao altar. Já conversamos muito sobre isso nos dois primeiros capítulos, mas deixe-me reforçar algo: no dia em que você entender o poder que as sementes têm de abrir as portas que guardam nossas bênçãos nos Céus, você nunca mais deixará de semear! 

Plante uma semente que seja estaca de sustentação para você. Essa semente vai chamar à existência seu milagre e o trará a você.

  1. Seja grato! 

Aja como se o milagre já tivesse chegado e permaneça adubando o solo com gratidão. Batalhe contra a murmuração e não permita que nada roube a alegria da espera do seu milagre!

Você nasceu para saborear os frutos provenientes das sementes que você está plantando. 

Plante sementes que te custem algo como Davi fez (I Crônicas 21). Essas são as sementes que te fazem romper uma determinada fase. Sementes que te custam registram uma emoção forte e nos trazem à memória o processo pelo qual passamos. 

Quero finalizar essa série de testemunhos de perguntando: Quais são os egípcios que estão na sua vida hoje? O que tem te impedido de sair do Egito rumo à terra prometida? Saiba que você nunca mais os verá depois que plantar sua semente, se alinhar com o Pai e agradecê-lo antecipadamente. 

Em momentos de crise, decida plantar uma semente que te traga uma memória significativa e entregue sua guerra ao Senhor. Entre no descanso do Pai e se permita ser fértil, saudável e próspero!

Minha filha mais velha, a Chara orou chamando a Caris, minha caçula, à existência. Daqui eu quero te deixar uma última chave profética: o milagre que quebrou a sua esterilidade será muito fértil e produtivo. Ele virá para anunciar algo novo ao mundo!  Toda semente traz vida dentro de si. Plante uma semente significativa e veja os egípcios sendo derrotados pelo Senhor!

Retire de dentro de você a dúvida, o medo, a descrença e apenas agradeça. Confie que Deus luta suas lutas e intervém ao seu favor. Você será fértil, próspero e saudável! O braço forte do Senhor moverá o impossível a seu favor! 

Texto transcrito e adaptado por Anna Caroline Pacheco Cintra.

Anna é membro da Comunidade das Nações desde 2017, concluiu todos os módulos da Academia das Nações em 2019, oportunidade em que firmou seu propósito de contribuir para a expansão do Reino atuando no Monte da Educação, entendendo que tem como missão aplainar os caminhos do conhecimento para que o povo de Deus seja instrumento para trazer o Céu à Terra. É professora de finanças, estudante de pedagogia e atua no mercado financeiro há mais de 10 anos.