Quando você encontra o seu povo, você encontra o seu destino

O bispo JB Carvalho destaca que sem Noemi, Rute não poderia acessar o seu propósito. "Você precisa de um teto, uma casa para chamar de sua, um lugar para pertecer e somente assim poderá reclamar sua linhagem espiritual"

Jadson Douglas/CN

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Rute 1:1-17

Vivenciamos, durante esse período pandêmico, muitas perdas. Ainda hoje, experimentamos os resquícios dessa fase. Muitos, ainda, em perturbações e angústias. Certamente, as pessoas não estão no seu melhor momento.

A palavra disrupção foi bem usada, para falar sobre um movimento que traz confusão, com sequente progresso. (Definição)

A mudança é inevitável

O que aconteceu nos últimos dois anos, promoveu uma alteração radical, na nossa maneira de viver. Ninguém pode impedir fatos disruptivos e esta é uma das formas em que os cenários são alterados.

Os acontecimentos da história são previsíveis, pois ocorrem de maneira cíclica e espiralada. No livro “A Era dos Extremos”, do historiador Eric Hobsbawn demonstra o avanço ocorrido durante o século XX. Por outro lado, vivenciamos um momento muito sanguinário, em meio a revoluções que mataram milhares.

Avançamos significativamente, mas em meio a muitos cadáveres. Temos a impressão de que não há revolução, sem vítimas

Então, olhando para o passado, podemos entender qual será o nosso futuro. A verdade é que já estivemos nesse ponto da história. No “Guia dos Perplexos” se dizia: Deus constrói novos mundos, a partir de outros.

O nosso alcance é determinado pela forma como lidamos com a disrupção. Definitivamente, entenda algo: as pessoas bem-sucedidas não são felizes por terem dinheiro, porque a verdadeira paz não está à venda.

Você se vislumbra com as pessoas aparentemente bem cuidadas, mas não conhece as lágrimas que caem em seus travesseiros

Alguns, tornam-se cínicos, pela manutenção de uma aparência. Psicopatas, que matam na unha. Certa psicóloga social afirma que a cada cem pessoas, uma é psicopata. Algumas das almas mais tristes que conheço, são ricas. Sem amigos, tiram fotos bonitas, têm diplomas e vivem em um buraco negro. Absolutamente, ninguém está isento da disrupção.

Quando olhamos para o passado histórico e pessoal, verificamos que as nossas maiores oportunidades nascerem em épocas de crise. Quanto maior a nossa capacidade de adaptação, mais podemos avançar.
Há tantas pessoas talentosas, mas inflexíveis. Elas estão cansadas. Essa era a reclamação de Deus, para com o povo de Israel. A sua inflexibilidade. Não há vias de desenvolvimento na rigidez.

Bem-aventurados os flexíveis, porque eles não serão quebrados

Hoje, o direito à reclamação da ofensa é superior ao direito de expor a verdade. A rigidez impede a interação, o debate aberto, o desenvolvimento, a sinergia da conclusão que urge de uma exposição.
A natureza do crescimento, exige flexibilidade. Assim, estamos prontos para o avanço. Ao invés, nos apegamos à ideia de escrevermos algo, apenas para que Deus ratifique. Não seja assim. Reinvente-se. Invista no seu casamento, promova momentos de impacto. Troque o envio de contas por flores. Pratique as primeiras obras.

A vida abundante decorre da capacidade de ser adaptável

Não se comprometa com o seu plano, mais do que com o seu propósito. Civilizações inteiras sobreviveram na história, por causa da capacidade de se adaptarem.

A obra “Quem Mexeu no Meu Eixo” fala sobre a adoção de um cérebro elástico. Teimosia é um dos males capitais. Recentemente, Deus apertou o botão “reset” no mundo, mudando o nosso eixo.
A previsibilidade daqueles que queriam resetar nossa história, chegou atrasada. Eles foram achados em falta e o Senhor zomba deles.

Jadson Douglas/CN

Esqueça suas previsões ruins, pois existem milhares de variáveis

Só Jesus foi achado digno de quebrar os selos e decifrar os algoritmos. Deus tem um plano para as nações. Todo joelho há de se dobrar e toda a língua há de confessar que só Ele é Senhor de tudo que existe. Ele tem tudo sob o seu controle. Há dois mil anos, celebramos a páscoa! Esqueça seu cientificismo. Nós já estivemos nesse ponto.

Em um período de fome, Noemi migra para Moabe, porque falta pão, na Casa do Pão. O rótulo do lugar não correspondia ao conteúdo. Existe muita propaganda enganosa. No entanto, quando a Casa do Pão começa a cumprir o seu propósito, inicia-se o retorno.

Olhamos para o texto e verificamos que Orfa teve a chance de sair de Moabe, mas perde a oportunidade porque estava muito confortável, entre os moabitas. As suas amizades em Moabe, têm o poder de te restringir. A inflexibilidade, tranca as oportunidades.

Judas foi conduzido por um caminho paralelo, por causa da sua inflexibilidade. Por um beijo, trai o filho do homem e vai se enforcar. Já não comporá o time dos apóstolos, já não pregará grandes sermões, não escreverá epístolas. Deixou de marcar as gerações futuras. Perdeu a oportunidade do impacto de uma vida que andou ao lado do Deus encarnado.

Por sua inflexibilidade, Ló deixou de estar junto com o patriarca e Pai da Fé, Abraão. Sua história poderia ter sido contada de outra forma. O medo paralisou Orfa, que permaneceu inflexível. A grande chance da sua vida passou. Para alcançar o nosso destino, não nos apaixonamos, mas nos comprometemos. O amor diz: eu estarei lá, não importa o que aconteça.

Um lugar de celebração e afirmação promove o êxito

Olhamos para a história de Davi e vemos que ele tem suas próprias experiências com Deus, até que o momento da luta chega. Em dado momento, nós somos chamados a lutar.
Ele se apaixona e cresce. Torna-se rei, pastor e gestor público. No entanto, se alguém tem uma fase da vida queimada, em algum momento tentará se servir dos outros, ao invés de servir os outros. Procurará por brinquedos, para se divertir. Homens maduros se sacrificam, pois a natureza do homem defende sua casa e o faz lutar por sua família. Na velhice, transborda em sabedoria, ensinando o caminho da prosperidade.

Noemi foi possuída por uma identidade, por isso, não se apegou ao território geográfico. Ela sabia para onde ir, pois tinha uma linhagem, uma família, uma ascendência.

Jadson Douglas/CN

Deus promete nos levar à Casa do Pão, ao lugar da provisão, ao território do propósito

Após a morte dos seus filhos, Noemi argumenta a necessidade do retorno das suas noras às suas famílias, afirmando que não haveria mais condições de gerar outros que pudessem ser entregues como maridos. No entanto, Rute responde: o que sustenta essa relação não são os filhos que você poderia me dar. Na verdade, não é sobre filhos, mas sobre você.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16

Rute entrou em nova atmosfera, ela virou a página, adentrou novo capítulo. Abandonou a posição de vítima e entrou para a história. Por causa dela, temos o rei Davi. Eu quero dizer que nós estamos entrando no segundo capítulo! Vire a página, perceba a continuidade dos acontecimentos

JB Carvalho

Em um lugar aparentemente inadequado, Rute pôde florescer. Sucesso não parece sucesso, quando entramos por determinada porta, pela primeira vez.

No início do trajeto, Rute respinga atrás dos ceifeiros. A legislação vigente à época, permitia que os pobres recolhessem o resto dos alimentos deixados para trás, durante a colheita. Efetuando o seu trabalho de maneira correta, ela foi vista. Em meio a um serviço humilhante, ocorre uma convergência, um encontro quântico. Então, em um espaço de três versos, Rute deixa de recolher os restos deixados no campo, para ser a proprietária do campo. Não foi isso que ocorreu com Davi? Um dia tocava com as estrelas no deserto, no outro, foi encarregado de tocar no palácio, para o rei.

Rute tinha os olhos fixos na promessa

Ela sabia de qual linhagem fazia parte e se apropriou da sua redenção. Ela foi resgatada pelo parente remidor. Abrace o que Deus está te entregando. Você ainda receberá a escritura do campo no qual tem se esforçado. A disrupção veio, então, reclame a sua linhagem ao dono do campo, que está neste lugar. Jesus é o seu resgatador. Conecte-se à promessa.

Jadson Douglas/CN

Profético

Deus diz: Eu te remi, te chamei pelo nome. Tu és meu!
Jó disse, no seu momento mais tenebroso: eu sei que o meu redentor vive!
Que as palavras dos meus lábios e a meditação do meu coração, sejam agradáveis a Ti, Senhor!

Você pode ter passado por muitas situações ruins, mas, existe um “antes” e um “depois” desse dia. Você pode viver uma nova história. Saia da posição de vítima, seja agradecido por tudo o que vivenciou, seja grato pela herança. Assuma o campo que lhe foi destinado, tome possa da dinastia. Não podemos viver aquém, na marginalidade, por causa da inflexibilidade

JB Carvalho

Deus diz: eu vou remover o coração de pedra e inserir um coração de carne, com minhas leis e promessas eternas, nele gravadas.
Para os solteiros: Deus tem um relacionamento para você, Ele tem preparado um lar, uma Casa do Pão, um lugar de provisão, uma casa firme, um castelo forte. Saia da posição de vítima, do lugar da reclamação e da busca pela autossatisfação. Reivindique sua real herança.

A páscoa remonta uma passagem. Tudo será diferente, por causa das promessas.
Liberte-se das relações moabitas. Comprometa-se, ligue-se a uma casa, Tenha um teto espiritual. Você não pode reivindicar uma herança, sem ter uma linhagem.

Nós liberamos o seu destino, o seu chamado. Case-se, tenha filhos, gere uma descendência bendita. Aos casados, siga afirmando suas palavras declaradas, diante do altar do compromisso.
Quando encontramos o nosso povo, encontramos o nosso destino. Rute, quando encontrou o seu povo, encontrou o seu resgate.

Sem uma linhagem, não há resgate. Precisamos de um teto. No lugar da comunhão, recebemos a cura. Hoje, o resgatador está aqui e nos chama para trabalharmos com alegria. Não importa o encargo, porque Deus enxerga a verdade no íntimo. O resgatador saiu do palácio e está no campo para restituir, livrar, salvar e fazer prosperar.

Quebrante seu coração. Alguns estão feridos. Antes, Noemi havia dito: me chame de Mara, porque o Senhor tirou os meus filhos. Minha vida ficou amarga. Mas, nós já estamos no capítulo dois. O período de dor passou, então, não dramatize as suas lutas. Não foi fácil para ninguém. Muitos gostariam de ter sobrevivido e nós estamos aqui. Essa perturbação tem um propósito e pode ser usado para o nosso crescimento.

Adore a Deus, pois estamos na páscoa. Os inimigos estão sendo vencidos, Faraó está sendo julgado. O redentor está aqui. É o parente mais próximo, aquele que tem o direito de dar descendência aos famintos, angustiados, apertados, endividados. Ele olha para você e deseja te redimir.
Tu que habitas em luz inacessível, a rei eterno, que é, que era e que há de vir.

Conheço Deus de muitas formas. Para necessidades específicas, Ele se apresenta com o suprimento necessário: El Shadai, El Elion, El Olã, mas hoje, Deus quer que tenhamos uma experiência com o resgatador, uma experiência de resgate da vergonha, da impureza, da solidão, da doença. Invocamos o Redentor, invocamos aquele que não nos deixa só.

Ele diz:

Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31:3

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.
Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.
Isaías 43:3,4

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10

Esta é uma noite de resgate, de mudança de fase, de transição. Este é um período de mudança de ciclo. Há algo novo acontecendo!

Tenha uma semana de gratidão. Como Rute, podemos estar recolhendo sobras, mas sejamos gratos. Exercite seu cérebro com a gratidão. Encontre motivos para agradecer, envie mensagens, encha seu lar, seu carro, seu trabalho com louvores. Que esta páscoa seja um marco de alteração de fase. Vista-se com vestes de louvor, pois esta atitude transformará suas circunstâncias, radicalmente.
Depois de cada tempestade, há bonança. Algo muito bom está chegando. Aumente suas expectativas, suba as suas apostas.

Você programou e não aconteceu? O que você esperava, vai chegar fora do tempo programado. Então, não desista.

por Vanessa Ribeiro

Esta mensagem também está disponível em podcast e em vídeo: