- ²² E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
- ²³ Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel; Atos 13:22,23
Davi foi um grande rei. Sessenta e seis livros da Bíblia relatam a sua história. Ele é o mais citado nas Escrituras, perdendo apenas para Jesus. Foi apontado como homem pastor, poeta, compositor. Sim, ele foi o maior estadista. Foi um menino forjado em suas lutas. Seus testes mantinham o foco na sua identidade, no seu propósito.
Nosso destino se inicia no coração e, como Davi, seremos testados em nossas circunstâncias. Abrão teve como promessa ser pai de muitas nações, apesar da esterilidade de sua esposa. José? Escravo com a promessa de ser o rei do Egito.
Davi passou pelo processo que moldaria nele o perfil correto para assumir o trono.
Precisamos uns dos outros
Saul foi reprovado no teste, pois teve o coração corrompido. Veja que nós temos as ferramentas para alcançar o nosso destino e, nesse caminho, devemos guardar o nosso coração da ofensa. Aprenda a perdoar. Aprenda a dizer: errei, me perdoa e eu te amo. Perdão e humildade são poderosas armas de guerra.
Deus nos fez para precisarmos uns dos outros. Ele nos fez para receber e dar o que precisamos receber e entregar. Se você rejeitar as pessoas que Deus coloca no seu caminho, estará rejeitando o dom que Deus colocou dentro delas.
Guarde o seu coração da ofensa, da crítica, da vingança e da decepção. Lembre-se de José: ele foi vendido pelos seus irmãos como escravo. E, como agiu no momento da oportunidade de vingança? Ele disse:
- Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente. Gênesis 50:20, 21
As ações dos seus irmãos não puderam cancelar o propósito de Deus. Sim, o que estão fazendo contra você não poderá cancelar os propósitos de Deus em sua vida.
Reconheça Deus em todos os seus caminhos. Pare e pergunte: onde Deus está nisso? O céu espera a sua fidelidade para apoiar o seu chamado.
O maior teste de Davi foi o anonimato. Alguns não conseguem esperar e começam a se promoverem. Saul foi ungido e, imediatamente, assumiu o trono, mas isso não foi bom para ele. Enquanto isso, Davi passava pelo processo.
A princípio, servos de Deus são invisíveis, pois o caráter é gerado pelo tempo e pela disciplina. Não existem atalhos. Os que aceitam o silêncio da obscuridade são bem treinados para lidar com os aplausos da popularidade.
Ministério começa com a toalha na cintura. Não precisava de ninguém por perto, pois a busca de Davi por Deus era motivada pela sua fome. Ele matou leões e ursos quando ninguém estava olhando. Através de pequenas ações somos provados para grandes feitos.
Deus olha para a terra a procura de um homem. É preciso ter insignificância e magnificência para se exercer o poder. Davi foi humilde e corajoso, gentil e valente, com coração quebrantado, fraco diante de Deus, mas forte diante dos seus inimigos. Ele não se distinguia dos demais adolescentes de Israel. Deus olha o coração e não as suas imagens publicitárias.
Davi sabia ser subestimado. Ele era alguém afrontado e confrontado, mas, quando preciso, levava o assunto ao céu. Discernimento é encontrar o canal onde o diabo está falando e apertar o mute.
Se você não aprendeu a ser rejeitado, então, não aprendeu a ser fiel.
O rei Saul aspirava mais pelo favor dos homens do que pelo favor de Deus. Veja o que ele diz ao ter sido rejeitado por Deus:
- Então Saul confessou: “Eu pequei, contudo, eu te suplico, honra-me diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel e volta comigo para que eu também adore a Yahweh teu Deus! 1 Samuel 15:30
Tinha uma autoimagem distorcida e, por isso, vivia almejando a glória das pessoas. Veja:
- Diante disto, Samuel censurou Saul ordenando-lhe: “Cala-te! Deixe-me dizer-te o que Yahweh me revelou nesta noite passada.” Então o rogou Saul: “Dize-me!” E Samuel falou: “Por menor que sejam aos teus próprios olhos, não é o chefe das tribos de Israel? Yahweh ungiu-te rei sobre Israel! 1 Samuel 15:16, 17
Saul buscou popularidade a todo custo. Era alguém carente da aprovação dos homens.
E Davi? Enfrentou as agruras do deserto. Juntaram-se a ele pessoas destruídas, ressentidas, que foram transformadas e compuseram um poderoso exército. Davi foi ungido e ainda passou por diversas dificuldades. O tempo de deserto transmite lições a serem aprendidas.
Davi treinou aqueles rejeitados na caverna de Adulão.
- Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. 2 E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. I Samuel 22:1, 2
Quatro que seguiram o matador de gigantes se tornaram matadores de gigantes. Se você quer ser um matador de gigantes, deve seguir um matador de gigantes.
Você precisa decidir se quer tornar-se amargo ou se irá enfrentar a situação, alegrando-se nesse momento difícil.
Um Líder se Autogoverna
Os amalequitas entraram em cena e atacaram no momento de fragilidade, pois estes são inimigos que atacam quando nós estamos cansados. Em Ziglague eles entraram em cena, mas a Palavra diz que Davi se reanimou no Senhor seu Deus. Todo líder se autogoverna. Ei, nunca siga um líder que não governa as suas emoções ou apetites. Alguém que lidera deve se autoliderar.
Davi se angustiou muito. Ele e o povo choraram até não terem mais forças, mas, depois a bíblia relata que ele se reanimou no Senhor. Ele pôde até cair, mas se levantou e se reanimou. Chamando os seus homens de volta, ativou o modo “avanço”. Esse foi o seu último teste, antes de tornar-se rei
- Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.
- E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.
- Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi. 1 Samuel 30:18-20
Você perdeu posses? Calma, tudo será recuperado.
Saul e três dos seus filhos foram para uma batalha que Davi não conseguiu ir. Cada batalha que você irá enfrentar já foi calculada. Todas as variáveis foram levadas em conta.
Como Será o Seu Futuro?
As suas escolhas definem o seu destino. Sim, a cada escolha o seu destino está sendo redefinido. Qual o futuro que você está escolhendo? De Deus não se zomba. O que o homem ceifar, isso colherá.
Deus não nos leva por um caminho sem nos dar a capacidade de suportar. Ele se antecipa e nos capacita para que possamos enfrentar os nossos desafios. Davi não enfrentou algumas batalhas, pois eram batalhas sem recompensas.
Deus não apenas nos prepara para o conflito como também nos direciona aos conflitos certos. Para vencermos e ganharmos o troféu, vamos precisar lutar.
Deus faz com que o seu povo seja mais forte do que os seus opressores. Em 2024, Deus te fará mais forte que os seus opressores!
Governa no meio dos teus inimigos! Veja como Israel venceu:
- ³⁷ E tirou-os para fora com prata e ouro, e entre as suas tribos não houve um só fraco. Salmos 105:37
Então, um amalequita chega à Davi e declara que matou Saul. Davi chora e começa uma guerra civil. Ele sabia que aquele era o seu momento, aquela guerra era sua. Ele não iniciou uma guerra matando o ungido do Senhor, ao contrário, apesar de ungido, passou doze anos como fugitivo. Se posicionou para o cumprimento das promessas.
O valor que você dá à voz do Senhor define o quanto irá atrair o que Ele prometeu.
Testemunho
Testemunho significa fazer de novo. Quando ouvimos uma palavra, a história está disponível para ser replicada. Se Deus fez uma vez, Ele pode fazer de novo. Deus tem o poder para fazer de novo e, portanto, não precisamos desejar o que é do próximo. Podemos ter sem que outros sejam prejudicados.
Conte a sua história porque o milagre não é só seu, mas das gerações que te sucedem também.
Quando Deus faz um milagre Ele revela um aspecto do Seu caráter, manifestando quem Ele é. Podemos definir o que pode ser feito, subindo a régua dos milagres que podem ser manifestos. O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e fará proezas!
Os feitos de Deus devem ser contados, pois geram seus louvores.
Não cremos em uma religião, mas em um Deus que opera milagres.
Davi está vencendo a guerra e encontra favor. O favor saiu de Saul e entrou em Davi. O ungido de Deus não pôde governar até encontrar o favor dos homens. A Bíblia relata que Jesus cresceu em graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens. Até Jesus precisou do favor de Deus e do favor dos homens.
Você vai precisar do favor de Deus e do favor dos homens para exercer o seu chamado. Até lá, lide com o processo, com as críticas, com a rejeição, com a vida comum.
Profético
Davi saiu do campo para o trono. Ele escreveu salmos, foi nomeado rei, tornando-se o precursor do Messias.
- Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.
- Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa justiça.
- Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel; Jeremias 33:15-17
Haverá um tempo em que cada um de nós será como Davi, matador de gigantes.
- Naquele Dia, o SENHOR defenderá os habitantes de Jerusalém, de modo que os mais fracos deles serão tão fortes como o rei Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo de Yahweh diante deles! Zacarias 12:8
Deus não esconde os erros dos homens, mas nos ensinou até com o erro de Davi, mostrando como devemos nos arrepender.
Davi sabia o que era sacrifício e manteve a sua inteireza interior.
Seja fiel, pois vencer quebrando princípios é perder!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo