Manifestando a grandeza

"Deus usa as nossas vulnerabilidades e as transforma em pontos fortes, para glorificar o seu nome", diz Pr. Júnior Mendes

Luis Felipe/CN

A quarta noite do Imersão Total, agitou, a sede da Comunidade das Nações, no campus Sia, em Brasília, no último domingo (27). A abertura foi feita pela Pra. Karen Braz que encorajou os presentes a terem grandes expectativas na noite, pois segundo Braz, aquela era uma atmosfera profética: “Entregue-se de forma única. Seja intencional na sua adoração. Renda palavras de adoração e exaltação. Dê resposta à presença de Jesus“, disse.

A adoração ficou por conta do cantor e compositor, Fernandinho, que também é pastor, escritor e apoia trabalhos sociais como o projeto Cristolândia, onde viciados em crack são tratados e têm suas vidas restauradas. Há 20 anos na estrada, Fernandinho conta com 13 álbuns e 7 DVDs lançados, além de uma infinidade de hits que compõem o repertório do momento de louvor de muitas igrejas no Brasil e no mundo, como Faz Chover, Galileu, Uma Nova História, A Alegria do Senhor, Grandes Coisas, Sede de Justiça e muitas outras. O cantor trouxe a atmosfera do céu juntamente com sua esposa Paula, entoaram várias canções de sucesso na carreira.

Luis Felipe/CN

O momento profético foi liberado pela Pra. Ana Flávia Neguebe: “Há algo palpável aqui. O Espírito Santo está passando e entregando o novo de Deus. Existe algo poderoso, vindo da parte de Deus. Está sendo derramado um óleo fresco. Toque em Sua presença“, disse.

Em seguida, o Pr. Paulo Mota ressaltou que Deus está muito feliz e Ele deseja entregar presentes aos seus filhos. E leu Gênesis 28:20-22, passagem bíblica usada na palavra de oferta:

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

No momento em que Jacó foi se encontrar com Esaú, ele deixou tudo para trás. No local que o texto se reporta, ele colocou sua cabeça na pedra e descansou, apesar de ser um momento tenso, quando deveria se reencontrar com seu irmão, com quem havia quebrado o relacionamento, por ter recebido a bênção da primogenitura no seu lugar. Este é um momento para você deixar toda a tensão acerca das dívidas, porque Deus está no controle. Coloque a sua cabeça no travesseiro e descanse! Apesar da recordação de Jacó, acerca das experiências que seu pai havia tido, aquele era momento de passar a ter as suas próprias experiências.Deus já fez muitas maravilhas no passado, mas este é um momento para você ter as suas próprias experiências. Jacó firmou dois compromissos, que nós também devemos fazer“, destacou.

Precisamos saber quem Deus é;
Precisamos cumprir princípios.

Pr. Paulo Mota

O pastor disse ainda que, após o encontro com seu irmão, Jacó foi para o Oriente, trabalhou por longo tempo e, nos últimos anos, teve uma benção superabundante. “Então, em menor tempo, ele experimentou coisas extraordinárias. Da mesma forma, Deus fará conosco. Teremos abundante colheita em curto espaço de tempo. Um voto é poderoso para grandes transformações. Por um voto, a vida de Jacó foi completamente mudada e, por um voto, a sua vida também pode ser“, profetizou.

Jonathan Marclay

Logo depois, o Pr. Júnior Mendes, preletor da noite, começou a sua ministração:

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. (Isaías 60:1,2)

Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (Gênesis 1:26)

Segundo Júnior, existem diversos textos apresentando a grandeza que Deus plantou no ser humano. “Recebemos a plenitude de Deus, somos capazes de perseguir muitos inimigos. Fomos constituídos reis e sacerdotes e estamos assentados com Cristo, nas regiões celestiais. Deus nos criou, portanto, Ele sabe exatamente qual o nosso potencial. Mas, apesar de carregarmos tanta força, sua expressão máxima depende de decisões nossas. Antes de Moisés tornar-se poderoso em palavras, ele era um fugitivo, inconsciente da nobreza nele plantada, assim como nós, muitas vezes. Abraão, antes de ser o pai da fé, precisou ser alguém que saiu da sua geografia, da sua esfera de influência. Alguém que creu, contra a esperança. Avançado em idade e casado com uma mulher estéril, dele descenderia um povo grandioso. Seu currículo era tão ruim, que ele precisou crer contra a esperança, para ser pai de nações. Cremos que somos os portadores da esperança, mas, para Abraão, a esperança disse: não há jeito para você. Todavia, aquele que foi contrariado pela esperança, tornou-se o pai da fé“, disse.

Deus cria as situações favoráveis. Ele faz do ermo, um manancial de águas vivas, do insuficiente, mais que o suficiente. Precisamos buscar e compreender essa natureza

Pr. Júnior Mendes

Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração. (Salmos 119:111)

Submissão aos propósitos de Deus

Segundo o pastor, o salmista afirma que os testemunhos estão cravados em seu coração. “Então, se ele testemunhou a cura, a libertação e a salvação, essa era a sua herança. São muitos os testemunhos bíblicos que nos deixam uma lição: não importa o conteúdo do currículo, pois Deus conhece o potencial em nós colocado. A falta de entendimento, a limitação da nossa visão pode acionar o medo e a insegurança. Diante disso, temos duas opções: nos submeter aos medos ou nos submeter aos propósitos de Deus. Apesar da bíblia sempre apontar para a realidade de um amanhã melhor, isso não exclui a verdade de que teremos desafios a enfrentar. Diante de cada enfrentamento, devemos ter como exemplo a postura de Josué e Calebe, quando estavam para tomar posse da terra prometida“, pontuou.

Verificamos que a graça de Deus não nos livra dos desafios, mas nos capacita diante deles. Nunca saberemos se podemos ou não andar sobre as águas, se nunca colocarmos o nosso pé. Deus disse a Abraão para sair da sua terra e ir para o lugar que seria mostrado. A Moisés, disse para ir ao Egito, falar a Faraó para deixar seu povo sair em liberdade. A qualquer questionamento, Deus apenas confirmava a sua presença dizendo: Eu vou com você! Deus está dizendo hoje: Eu estou contigo, todos os dias! Portanto, não temas!“, ressaltou.

O Tempo de Deus

O tempo de Deus é diferente do nosso. Ele entregou sonhos e propósitos, que se cumprirão, pois suas promessas não tem data de validade

Pr. Júnior Mendes

Porquanto, com uma única oferta, aperfeiçoou por toda a eternidade todos quantos estão sendo santificados. (Hebreus 10:14)

Mendes pontua que esse texto remete ao fato de que o futuro sempre será melhor que o passado, também, traz o entendimento de que Deus enxerga seus filhos como obra acabada.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmos 139:15,16)

Deus não está preso ao nosso tempo, mas Ele vê o fim, desde o começo

Pr. Júnior Mendes

Júnior Mendes encorajou os presentes a começarem a olhar firmemente para Jesus. “Deixe que o autor e consumador da fé ocupe sua visão, a fim de que todas as demais opções sejam eliminadas. Deus usa as nossas vulnerabilidades e as transforma em pontos fortes, para glorificar o seu nome. Ao longo do caminho e conhecendo a Palavra, percebi que não é a nossa falta de qualificação, que nos impede de viver o propósito de Deus, mas a falta de consciência da nossa identidade. A visão de Deus não pode ser limitada às nossas indagações. Como Criador, Ele conhece o potencial criado. Ele sabe que não errou“, disse.

O pastor enfatizou que Deus escolheu pessoas com diferentes falhas para capacitar seus filhos e dizer:

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. (Isaías 60:1-3)

Júnior ainda contou um testemunho junto ao bispo JB Carvalho: “Em 2019, o bispo me chamou para pregar no Profetizando. Eu, aspirante a pastor, fui colocado em meio a tantos pregadores experientes. Foi um desafio. Talvez, você tenha entrado aqui sentindo-se pequeno, mas Deus quer te levar a lugares altos. Fomos feitos à imagem de Deus e isso já é o suficiente para alterar qualquer autoimagem negativa. Tudo em nós foi feito com a essência do nosso Pai. Nós temos a mente de Cristo. Isso implica em viver do céu para a terra. Então, o que opera no céu (justiça, paz e alegria), tem legalidade para operar nas nossas vidas. O céu está baixo nesse lugar. Levante as mãos e traga as realidades do reino para você“, profetizou.

Cada momento, carrega possibilidades de avanço

“Olhe o exemplo de Jesus. Ele mantinha-se sempre no modo avanço. Nada o deteve. Como afirma NT Wright: A cruz é a resposta definitiva de Deus, para produzir vida e esperança. Então, crer na ressurreição é acreditar que a luz dissipará as trevas, o amor o medo, a vitória a derrota. À medida que meditamos na Palavra de Deus, absorvendo e trazendo as suas realidades, desbloqueamos o potencial que existe dentro de nós. As nossas crenças são as nossas maiores sementes. Nosso propósito não é para o fracasso. Se falhamos, precisamos nos arrepender e isso significa mudar a maneira de agir e pensar“, lembrou.

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 4:17)

E pontuou que , a Bíblia diz que, “sobre nós, foi colocada uma cora de glória”.

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. (Salmos 8:5)

Não importa o cenário, Deus já tem uma opinião formada. Ele enxerga o plano perfeito e completo. Sobre os nossos filhos, Deus os vê como flechas nas mãos do guerreiro. Sobre a nossa saúde, Ele nos vê sarados por meio das pisaduras de Jesus. Sobre a nossa família, Ele a enxerga salva. Sobre as necessidades financeiras, Ele enxerga o suprimento à falta, segundo as suas riquezas em glória. Então, quando o inimigo vier com pensamentos sombrios, diga: Deus já tem uma opinião! Podemos levantar as nossas mãos e proclamar a opinião de Deus sobre qualquer circunstância. Podemos proclamar suas verdades sobre o governo, a educação, a arte e todas as esferas de domínio. Proclame: eu quero a opinião de Deus sobre mim!”, disse.

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1: 7)

Antes de encerrar, o pastor Júnior Mendes ainda profetizou na vida dos presentes: “O Senhor é bom e protege aqueles que nele confiam. Devemos nos apegar à sua bondade, para passar pelos dias de angústia e aflição. Pode ser que você ainda não teve uma experiência genuína com a bondade de Deus. Prove e veja o quanto Deus é bom. Os nossos filhos têm o nosso favor. Eles não precisam duvidar da graça, sabem que está disponível. Quanto mais, a bondade de Deus nos atinge! Diga em alto e bom som: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará! Alguns estão sendo perseguidos por angústias e aflições, mas, a partir de hoje, a bondade e a misericórdia do Senhor te seguirão“, finalizou.

O Pr. Thiago Carneiro fechou a noite estimulando o público a se permitirem deixar que o Espírito Santo revele qual é a opinião de Deus a seu respeito. “Deus quer transformar estruturas internas, removendo palavras negativas. Diga: eu vou vencer, eu vou dar certo, eu recebo as impressões de Deus a meu respeito. Alguém feito de forma assombrosa, foi alvo dos sonhos e dos projetos de Deus. Chegou um tempo de consagração, para um novo período. Deseje essa experiência. Saia do raso e vá além!“, declarou.

por Vanessa Ribeiro
edição Tiago da Silva

Confira o vídeo da quarta noite do Imersão Total 2022 no nosso canal no Youtube: