JB Carvalho explica como discernir o tempo de Deus

"2022 é um ano para explorar as potencialidades, as riquezas encobertas. Precisamos manifestar a luz da presença de Jesus"

Lilian Lais/CN


O décimo segundo dia do Profetizando 22, no campus Sia, começou com Whalles Zarur liberando uma palavra profética cheia de poder para o ano novo. No louvor, a banda LuzLive entoou canções carregadas de unção no último dia do evento, que também celebrava a renovação de aliança com Jesus na Santa Ceia.

O pastor Pr. Dito Rodrigues da CN São Paulo fez o momento profético dizendo que existia uma frequência de gratidão naquela noite. “Faça uma retrospectiva. Quantos motivos existem para agradecer a Deus, neste ano? Talvez você não tenha alcançado tudo o que gostaria, mas sua fidelidade, não faltou. O céu não é um lugar, mas uma dimensão que acessamos. Renda graças a Deus e acesse Sua presença“, disse.

E ainda destacou que no ano de 2022, os poços entulhados, irão brotar:

…este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água. Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele: Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões (Números 21:16-18)

Existem poços cavados pelos príncipes de Deus, mas que, ao longo da história, foram cobertos de entulhos e deixaram de jorrar água. Deus tem se levantado, para continuar essa história. Há muita gente sedenta, que precisa ser saciada com esta água. Existe um chamamento para desentulhar esses poços, então, apenas remova o que está por cima, impedido esse fluir. Declare: brota poço! A sua voz profética está sendo aguardada. Não fique com medo se, de repente, o chão começar a rachar. Isso só é um sinal que a água vai começar a jorrar“, declarou o pastor.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Lucas 6:38)

O Pr. Paulo Smith destacou que depois de tantos dias profetizando, o “nosso coração está cheio de gratidão“.

Nossas palavras obedecem a lei da semeadura e da ceifa, por isso, em um momento de turbulência, como foi a pandemia, temos o sustento de Deus para avançar. Vamos celebrar o resultado das plantações nos lugares certos. Nosso investimento tem sido assertivo. A fé é uma moeda de troca no reino espiritual, por esse motivo, vemos os princípios funcionando, trazemos do céu as realidades espirituais“, disse.

O pastor ainda contou um testemunho a respeito de uma palavra profética recebida sobre sua casa construída. “Eu cri e tomei posse, mesmo diante de circunstâncias tão contrárias. Então, lançamos uma semente, como respaldo da fé naquela palavra e Deus nos abençoou de tal forma, que conseguimos construir uma casa vinte e cinco vezes maior do que a casa que moramos no início do casamento. Depois, precisei de um novo milagre, de outra casa, porque a antiga havia um defeito de construção e estava tendo infiltração de água. Nosso filho estava adoecendo. Então, no evento “Profetizando 2021”, colocamos a meta de para passarmos o Natal em nossa casa própria. Lançamos nossa semente e, mais uma vez, vimos o milagre acontecer. Recebemos a contemplação de uma carta de consórcio, de forma inesperada. Deus pode usar até pessoas estranhas, para abrir portas em nossas vidas. Este é um tempo de expansão geográfica, é tempo de transferência de riquezas, de ter fé e praticar os princípios de Deus. Faça prova do Senhor, porque nós queremos ouvir o seu testemunho“, ressaltou.

Encerrando os doze dias de evento, o bispo JB Carvalho abriu sua ministração lendo Mateus 16:1-3:

E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

Existe, para nós, a proposta de um trilhar diferenciado. Quando nós resolvemos ouvir a voz do Senhor e obedecer as suas direções, podemos sentir sua mão sobre a nossa mão, confirmando nossas realizações“, pontuou.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmos 127:1)

É inútil que madrugueis, que tarde repouseis, que comais o pão de dores. Aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmos 127:2)

JB Carvalho declarou que Kairós fala do momento oportuno, favorável, que não se importa com o calendário, não pode ser cronometrado, é a medida certa, o lugar apropriado, período leve. “É qualitativo. Fala de coincidência e sincronicidade, algo novo e imprevisível.  Existe contexto, é rápido e novo. Momento em que tudo se alinha, para algo acontecer. Eu declaro um tempo de refrigério, um tempo kairós, uma manifestação da eternidade no tempo físico. Isso ocorre quando Deus resolve interferir na história, quando a glória de Deus se manifesta aos que creem“, ressaltou.

Ele ainda destacou que, para os que querem provocar Deus com seus pecados, pedindo sinais do céu, Jesus responde:

Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; (Mateus 12:39)

Alguns colocam Jesus a prova, pedindo um sinal: a uma geração má em adultera não se dará sinal“, disse.

Jesus chora por Jerusalém, dizendo: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. (Lucas 19:42)

Jesus, o filho de Deus encarnado, esteve na terra dos homens e foi rejeitado, pois esperavam um revolucionário, um poderoso libertador. Ele veio para os seus, mas estes não o receberam. Deus veio pessoalmente, Ele esteve aqui, veio em carne, mas não o reconheceram. No trajeto da crucificação, na via dolorosa, as mulheres choravam“.

E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! (Lucas 23:27-29)

As tropas romanas do general Tito invadiram Jerusalém

No ano 70, o Templo é incendiado, seu ouro derretido e os judeus levados como escravos. Do Templo, construído por Salomão em 970 a. C. e reconstruído por Herodes em 19 a. C., restou somente o muro ocidental de sustentação da esplanada do Templo, chamado de “O Muro das Lamentações”. A narrativa de Flávio Josefo mostra o cumprimento do que Jesus disse. Ele previu esse período. Agora, o que podemos esperar dos nossos tempos? Precisamos discernir as estações. Qual o Zeitgeist, o espírito do tempo, o espírito da nossa era? Cada era possui um guardião do tempo, cada época existe uma entidade atuando. Passamos pelo iluminismo, positivismo, progressismo, pós modernidade que formata um pensamento sem esperança, desacreditado“, disse.

“A Bíblia fala acerca dos filhos de Issacar”, disse.

E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens. (1 Crônicas 12:32)

Segundo JB Carvalho, a vida é feita de fases, estações e ciclos. “Então, se os ciclos se repetem, basta reconhecer o ciclo em que estamos, para saber qual será o próximo ciclo. Por esse motivo, os filhos de Issacar conheciam as estações e orientavam seus irmãos, em como deveriam agir. A sabedoria está em entender quando se termina uma fase e quando começa a seguinte (Até as fases ruins podem ser transformadas em plataformas de avanço)“, lembrou.

Veja que esse conhecimento nos fornece uma grande vantagem. Os grandes profetas do capitalismo, enxergaram as estações e provocaram tendências. A sabedoria está em entender determinada necessidade e criar um produto ou serviço para supri-lo. De acordo com o targum, eles conheciam os períodos, as horas, intercalação dos meses, as datas das festas solenes, podiam interpretar os sinais dos tempos, as estações, início e fim de uma era e por, um dom profético, poderiam juntar as estações passadas para compreender o futuro, que estava se manifestando. Eles eram capazes de enxergar os novos horizontes e se adiantavam no processo, por meio de um alinhamento“, pontuou.

A palavra é “alinhamento”. O movimento de doze discípulos, tornou-se o motor da história. Jesus domou impérios, fez reis e poderosos se dobrarem“, disse.

Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. (João 12:32)

Os profetas são aqueles que se adiantam no processo. Entender que tempos são esses, faz parte da nossa missão“, disse.

E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. (Daniel 12:9,10)

Lilian Lais/CN

O bispo destacou que Daniel era um sábio da época. “Ele, do seu quarto, movia os céus! Isso é o que um intercessor faz! Mas, que tempos são os nossos? Como podemos aplicar essa mensagem às nossas vidas? Esse é um tempo de autoconhecimento“, afirmou.

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmos 90:12)

Por que as pessoas querem tanto dinheiro? Lutamos por algo que sequer conseguimos levar conosco“, questionou.

Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (Lucas 12:20,21)

E destacou o que aconteceu com Nabucodonosor:

Devido à magnificência que Deus lhe concedeu, pessoas de todas as nações, povos, línguas e culturas tinham por ele grande respeito e temor; todos tremiam diante de sua presença soberana; porquanto, a quem o rei decidia matar, matava; a quem julgava poupar, poupava; a quem deseja promover, promovia; e a quem desejava humilhar, humilhava. Contudo, quando seu coração se tornou cobiçoso, arrogante e endurecido por causa do extremo orgulho e vaidade, ele foi deposto do seu trono real e totalmente despojado da sua glória. Foi excluído do convívio com outros seres humanos, e sua mente e coração tornaram-se semelhantes aos dos animais; e passou a morar junto aos jumentos silvestres e a comer capim como o bois; e o seu corpo se molhava com o orvalho do céu; e assim viveu até reconhecer que Elah, Deus Altíssimo é o soberano e domina sobre o reino dos homens, e coloca no poder a quem ele deseja. (Daniel 5:19 – 21)

Alguém que está desalinhado, faz o time todo perder o jogo. Discernir os tempos significa ajustar o time. É tempo de se autoconhecer e contar os dias. Precisamos nos alinhar no tempo, para que sejamos relevantes. Precisamos entender o nosso papel. O que você nasceu para fazer, quem deseja impactar, o que quer realizar nessa década? Qual o mural dos seus sonhos? É preciso viver responsavelmente. Remova as pessoas que não fazem parte do seu futuro. Entenda: o tempo é o que temos de mais valioso, pois o relógio não para. Cada dia que passa, não voltará. Não aproveitar a oportunidade do tempo “hoje” é jogar a vida fora. Então, gaste o seu tempo com propósito“, encorajou JB.

Segundo o bispo, a grande ambição de Jesus foi transferida para o povo. “Desejamos ganhar os governos do mundo. Ajudar os pobres faz parte do trabalho, mas essa não é a nossa missão. Nossa missão é torná-los produtivos. Um empresário que faz girar a economia e proporciona soluções ao mundo, é mais produtivo do que um monge que se isola para ver a vida passar. Então, a nossa mensagem não é salvar alguns para levá-los ao céu. O evangelho escatológico tem sido pregado de forma distorcida. Qual é a nossa mensagem? Sinais e prodígios?“, questionou. E afirmou que a manifestação do poder de Deus faz parte, mas não se resume apenas a isso.

Pregamos o evangelho do reino para redimir culturas, converter nações, modificar sociedades através de homens e mulheres transformados. A medida da transformação da sociedade é a medida da transformação dos cristãos que a compõem. Nosso trabalho é desenvolver pessoas, para que estas mostrem Jesus ao mundo. Levantar grandes pessoas, para manifestar a luz de Deus. Mas, para discipular as nações, precisamos nos autodesenvolver. Entender o que viemos fazer no mundo. Não podemos ser dopados por remédios, nem viver sendo analisado por pessoas não resolvidas. Nunca aceite conselhos de quem não pode usá-los em suas próprias vidas“, explica.

Conhece-te a ti mesmo
Sócrates

Não estamos falando do super-homem de Nietzsche. Aquele que coloca o homem no centro do universo, é mais um diabo. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas… “Sun Tzu”. Um novo mundo começa dentro de você. A luz irradia, os montes batem palmas, árvores celebram, os rios entram na dança“, celebra.

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Romanos 8:19

Deus quer se revelar ao mundo, através de você. Ele quer revelar a sua sabedoria ao mundo, através da sua vida“, disse.

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, (Efésios 3:10)

Esse texto foi escrito no primeiro século. Quantas soluções surgiram de lá para cá, a partir da igreja! Mas o que fizemos? Nos fechamos em guetos, criamos uma escatologia louca, proclamando o fim do mundo! O casamento entre um homem e uma mulher é a expressão do casamento entre Cristo e a igreja. O ápice de qualquer casamento é o aparecimento da noiva. Sua beleza irradia e encanta. A noiva de Cristo é a igreja. Ela deve aparecer, ser admirada, expressar a glória de Deus. Só depois deste aparecimento, que o casamento pode ocorrer. A sabedoria da igreja não é humana, não é terrena. Existe uma sabedoria que vem do alto“, lembrou.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)

O bispo ressaltou que os pequeninos são crianças simples, sem malícia e totalmente dependentes. “Existe uma sabedoria oculta, revelada a estes que são completamente dependentes de Deus, pois Ele esconde as suas respostas, no interior de cada um de nós. Então, em tempos de crise, Ester está no lugar certo, no tempo certo. O Rei precisa de alguém para decifrar seus sonhos, logo, surge José com a resposta. Deus esconde suas respostas em nós, mas, para que possamos apresentar suas soluções, temos que nos desenvolver“, esclarece.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. (Salmo 51:6)

Precisamos desta sabedoria oculta, promovida em conselho com Deus. Esse conselho não se trata de uma formação acadêmica, mas de uma roda de conversas, onde sentamos e recebemos instruções, direções para a vida.
Também, esta sabedoria é demonstrada pelos resultados. Ninguém que não tenha ação prática para a vida, é sábio. Entre saber e fazer, há muitos pares de sapatos gastos. A manifestação do evangelho é muito mais do a manifestação da glória de Deus. Trata-se da manifestação desta glória, através de nós, pois Ele nos fez participantes da sua natureza
“, afirmou.

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:27)

O bispo ainda disse que esta é a hora de tirar o véu, para que a glória resplandeça. “Conhece-te a ti e as pessoas do seu destino. Deus marcou alguns compromissos divinos, com pessoas que fazem parte do seu destino. Apenas com essa união de forças chegaremos aonde devemos estar. Precisamos do momento certo, com as pessoas certas.
Este é um tempo de surgimento de profetas, reis e sacerdotes. Veremos o manifestar de um nível de glória, através de pessoas, ainda não experimentado
“, pontuou.

“Que tempos são esses? Um tempo em que profetas e reis estão surgindo. Existe uma raça de seres humanos que ainda não presenciamos. Irá ocorrer uma disrupção em 2022, que não pode ser impedido. Reverencie a próxima geração. Todas as vezes que Deus intentou levantar um mover na terra, o inimigo se manifestou para destruir a nova geração da época. Foi o que aconteceu na época de Moisés e na época de Jesus. Cada vez que uma criança nasce, Deus envia mais favor!”, ressaltou.

Ele também citou que recentemente, o Brasil, junto com mais trinta países, assinou a “Declaração de Consenso de Genebra”, um documento que protege o direito à vida. “Que tempos são esses? Tempo de mudanças de postos governamentais no mundo”, explicou.

E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. (Daniel 2:21)

“Veja que no texto de Isaías, este profeta teve a experiência no exato ano da morte do Rei Uzias. Durante a remoção de uma entidade governamental, a glória de Deus se manifesta. Deus está permitindo novos acessos, para visitações incomuns“, declarou.

Lilian Lais/CN

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)

Existe uma conexão entre cristãos e o nascimento de um novo dia. Aguarde experiências sobrenaturais. Isaías, durante os capítulos anteriores, apenas reclamava das pessoas, da situação, mas, após a experiência que teve com Deus, ele começou a clamar: Ai de mim! O reconhecimento da sua impureza, moveu o anjo que provocou uma purificação interior“, disse.

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. (Isaías 6:6,7)

Depois deste episódio, Deus faz seu chamamento: A quem enviarei? Ele responde: Hineni, envia-me a mim!
Ter a consciência da necessidade de mudança interior, é transformador. Ter olhos para enxergar o nosso interior, nos faz crescer
“, ressaltou.

O SENHOR estenderá de Sião o poder do teu cetro: domina no meio dos teus inimigos! (Salmos 110:2)

Deus te fará mais forte do que aqueles que lutam contra você“, disse.

Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. (Apocalipse 11:15)

Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
(Isaías 9:7)

Que tempos são esses? São tempos de aceleração espiritual. Deus está ativando o seu tempo, produzindo uma aceleração sobrenatural, rumo ao destino projetado. O seu 2022 valerá por muitos anos. Haverá um crescimento fora da curva, fora do gráfico, uma bênção sem medida. Você há de realizar algo, que não poderá ser mensurado. É um tempo de explosão de oportunidades, algo inédito“, celebrou.

Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (1 Coríntios 2:9)

Dentro de você existem respostas, soluções, luz, poder, sabedoria, dons, habilidades, presentes e tesouros“, disse.

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. (Mateus 5:14-16)

“Quando surge um novo dia, é hora de acordar, se levantar, sair da cama, da depressão, da angústia, do medo. 2022 é um ano para explorar as potencialidades, as riquezas encobertas. Precisamos manifestar a luz da presença de Jesus. Ele se transfigurou, diante dos discípulos. Agora, precisamos nos transfigurar diante do mundo, para fazer brilhar a sua luz. A solução passa pela igreja e Deus não tem um plano “b”“, declarou.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)

Antes de encerrar, o bispo JB Carvalho orou e profetizou para os presentes: “Jesus está ao seu lado. Sinta a sua presença. Neste momento, ele está te purificando, lavando os seus pecados, tirando todas as manchas. Ele te diz: Eu estou em parceria com você, eu estou junto, com você, eu não trabalho contra, mas a seu favor. Agora, eu estou indo ao seu futuro, pavimentando todo o caminho para que você chegue aonde tem que estar. Eu estou cuidando das suas emoções. Abra a porta, reconheça essa visitação, quero caminhar bem perto. Preste atenção e concentre-se, estou enchendo a sua vida de significado. Você ainda não viu nada. Quero que me siga, pois te levarei a lugares que nunca imaginou. Em meu nome, vencerás gigantes. Me represente, seja meu embaixador, meu emissário aonde chegar. Profira as minhas palavras de forma graciosa e bondosa. Abrace, sorria, seja gentil. Sua resposta positiva trará meu óleo para te ungir e comissionar. Estou te enviando, a partir daqui, para uma vida abundante, porque sou eu que supro as suas necessidades. Eu sou o teu pastor e nada te faltará! As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Feche a porta do seu quarto, ouça a minha voz. Eu te chamo mais perto, convido para estar bem junto a mim, quero compartilhar segredos, quero que beba da fonte. Ativo ferramentas e dons, te acordo, visito com sonhos e vou fazer com que você experimente, ainda esse ano, o que eu tenho reservado para o seu futuro. Liberte seu coração dos pesos, libere as pessoas com graça. Ame-as como eu te amo, faça aos outros o que você gostaria que se fizesse a você. Estou cuidando e trabalhando nas coisas que te perturbam. Estou cuidando das suas preocupações. Você é meu e eu cuido de tudo o que me pertence. Tenha essa confiança, pois eu te pego pelas mãos e te levo para o lugar onde você deve estar. Eu prometi e vou cumprir, farei toda a minha vontade. Viva em pureza, em verdade, ande na luz, encontre as pessoas que precisa, abrace seu futuro, pois ele é melhor que seu passado. Sinto a minha presença. Sinta-se alimentado, revigorado e transformado. Dentro de você há uma explosão para crescer. A compaixão e a misericórdia estão ao seu redor. A bondade de Deus te guiará e a sua fidelidade vai manter em pé. Deus luta contra os que se levantam contra ti, para te proteger“, declarou.

por Vanessa Ribeiro
edição Tiago da Silva

Confira o vídeo do décimo segundo dia do Profetizando 22 no nosso canal no Youtube