Dispõe-te agora!

"Somos abridores de caminhos. Como Josué, todos os lugares que pisarmos as plantas dos nossos pés pertencerá a nós, como herança", diz bispa Dirce Carvalho

Nessa segunda-feira(9), no Modeladas Day realizado no campus Sia, a Bispa Dirce Carvalho falou acerca do livro de Josué. Josué é alguém que gera uma nova história para uma nova nação e um povo. Ele fez com que as pessoas fossem introduzidas naquela geografia. “Tem coisas na nossa vida que morreram e a palavra para nós como Josué é: dispõe-te agora”.

Somos abridores de caminhos

Como Josué, todos os lugares que pisarmos as plantas dos nossos pés pertencerá a nós, como herança. Devemos nos dispor agora, pois nós somos o povo que herdaremos a terra.

Existe uma próxima estação, uma nova geografia

Havia instruções específicas para Josué: Fazer tudo que estava na lei do Senhor, sem se desviar nem para a esquerda, nem para a direita. Josué alinhou o seu caminho e do povo, segundo as instruções que Deus havia dado. Precisamos entender qual é a instrução que Deus está no dando agora e cruzar o Jordão.

Deus está nos desafiando à encarar o medo e andar pelo caminho Dele. São caminhos novos, mas isso não quer dizer que não é para agora. Deus é específico ao falar: não cessem de falar do livro dessa lei, de dia e de noite.

Qual é a direção que Deus está lhe dando hoje?

Cada atitude das nossas vidas deve ser para o Senhor. A palavra fala que quer comamos, que não, devemos fazer tudo pela Glória de Deus. Por vezes, estamos sacrificando e Deus quer obediência.

Será que estamos realmente cumprindo princípios?

Agora é a hora de não temer, de não se espantar. Deus diz que Ele será o nosso Deus e andará conosco se estivermos andando no caminho Dele.

Raabe, uma prostituta, isso nos faz pensar que não existe trevas demasiadamente densas para Deus. Para Deus não havia limites para usar pessoas e dar as boas novas. Aquela mulher era a porta que abre aquela terra para o povo.

Será que não estaríamos discriminando as respostas dadas por pessoas simples?

A primeira ação que Deus nos dá nesse texto é para espiar a terra. A resposta de Raabe é que os inimigos estavam com medo, por conta da presença do povo de Deus carregava.

Os seus inimigos já estão com medo! No Salmos 68 fala que, quando alguém carrega a presença, os inimigos fugirão dele. Então é preciso trazer à memoria aquilo que nos traz esperança; e então é o tempo de gerar uma nova realidade. Aquele povo, então, se levantou!

Luis Felipe/CN

Moisés fala que a arca da presença iria à frente deles

A arca ficaria parada na frente do Jordão, e o povo passaria. O comando para o povo foi: Santificai-vos! E vereis as maravilhas que Eu, o Senhor, farei em vosso meio. Santa Ceia é sobre isso: santificação em todas as áreas da vida. Santificar é se posicionar. Não é um capricho de Deus. É o comando para que tiremos de diante de nós o julgamento, a iniquidade.

Deus quer nos mostrar para as coisas futuras e nos avisar que estamos no tempo de santificação. Há um povo cujos olhos estão sendo abertos

Dirce Carvalho
Luis Felipe/CN

Existe uma chave especial, após uma guerra, irmos para o altar do Senhor. Para gerarmos uma nova história não basta vencer o desafio, é necessário alinhamento. Devemos deixar os traumas, os erros e vícios da estação passada. Então, no acampamento em Gilgal, aquele povo passa por circuncisão, por uma limpeza. Dessa forma também devemos limpar o nosso coração, cortar o que era das estações passadas. Precisamos repensar as nossas motivações.

A vida com Deus não é simplesmente nos fazer vencer os desafios, mas também estarmos acessando as armas celestiais. Josué é alguém conectado nas armas celestiais que Deus tinha para o avanço daquele povo

Dirce Carvalho

As muralhas de Jericó caíram somente mediante aquele povo que carregava a Presença.
Tudo que precisamos é nos livrar do medo, hoje! É um tempo de ser manter firme carregando a presença!

por Ana Seligmann