Conservadores VS Progressistas

Hoje, boa parte das pessoas no mundo se define como de direita ou de esquerda. Eu prefiro, contudo, dividir o mundo entre conservadores e progressistas. Enquanto progressistas são ovacionados todo tempo na mídia, conservadores são tidos como primitivistas e reacionários. A ignorância acerca desse tema é brutal. Nós todos deveríamos ser os guardiões do legado positivo deixado pelos nossos antepassados com a responsabilidade de transmiti-lo para as gerações futuras.

Ser conservador, portanto, seria o mesmo que manter o capital de virtudes acumulado ao longo da história em um contrato invisível entre os vivos, os mortos e os que hão de nascer. Seria construir o futuro sobre bases que provaram ser firmes no curso da história. Levou-se muito tempo para se edificar essa casa chamada civilização ocidental. Enquanto nós, conservadores, queremos construir sobre as conquistas do passado, os progressistas desejam avançar desfazendo os pilares que sustentam o mundo.

É verdade que muito do que serviu no passado, não serve mais para os dias de hoje e deve ser removido ou reformado. Mas qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que não se pode mexer com as colunas que sustentam uma casa. Simples assim!