Casa de heróis: Como ter uma vida de maior impacto no mundo

Segundo JB Carvalho, só existe uma forma de amor e chama-se: sacrifício

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
Hebreus 11:32-38

Socorro, Senhor ! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.
Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido.
Corte o Senhor todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente,
pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?
Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor ; e porei a salvo a quem por isso suspira.
As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes.
Sim, Senhor , tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre.

Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada. Salmos 12:1-8

Esses foram dias reveladores, porque em tempos como os nossos, o que há dentro de nós, acaba sendo exposto. Percebemos o surto coletivo.
No contexto que Davi vivenciava, ele grita: SOCORRO! Onde estão os leais? Onde estão os sinceros? Tenho percebido que lealdade é algo de alto valor. Tornou-se raro, porque as pessoas não mantêm mais seus juramentos, perderam o afeto natural, cauterizados na consciência.

Nunca se mente tanto quanto antes de uma eleição, durante uma guerra ou depois de uma pescaria

Otto Bismark

Alguns exaltam as mentiras e se orgulham do cinismo. Há uma inversão de valores. Chamamos o aborto de escolha. Expomos pornografia e chamamos de liberdade de expressão. Negligenciamos a disciplina dos nossos filhos e dizemos que é para a preservação da autoestima.

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo doce e do doce amargo! Isaías 5:20

Eliminaram as barreiras entre o que é certo e o que é errado. Agora, cada um define seus valores. Chamam depravação de virilidade. Os defensores do aborto são sensíveis e os defensores da vida são fanáticos religiosos. A transgressão se tornou ética, moral. Reclamamos da corrupção, mas adulteramos a gasolina no posto, desregulamos a balança na mercearia.
Perdoamos quando a criança tem medo do escuro, porque a verdadeira tragédia da vida é quando o homem tem medo da luz. Observe:

Frases sobre o comportamento da juventude em 470 a 399 A.C:

  • A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada e não respeitam os mais velhos.
  • Nossos filhos são tiranos, não se levantam quando os mais velhos chegam, respondem aos pais e são maus.

Frases sobre o comportamento da juventude em 720 A.C:

  • Não tenho mais esperança no futuro dos jovens, para tomar o poder amanhã.
  • Eles são insuportáveis.

Fala de um sacerdote há 2000 anos:

  • O nosso mundo atingiu o ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais e o fim do mundo não deve estar longe.

Escrito encontrado em um vaso de argila, nas ruinas da Babilônia, datada há 4000 anos:

  • Esta juventude está estragada até o fundo do coração. São maus e preguiçosos e nunca serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.

A lição que nos fica: Devemos destruir o mal pela poeira dos tempos.

Em cada época, levantam-se heróis que nos salvam

Os heróis clássicos eram famosos por suas expedições e conquistas. Aqueles que perseguem seus inimigos, tomam seus bens e faz uso da sua força, mas, quando olhamos para Hércules, ele foi um herói que devorou seus filhos e subjugava suas mulheres.
O amor romântico surgiu com o livro de Cantares. Agora temos os heróis clássicos amando suas mulheres com os valores ocidentais.
Heroísmo, para muitos, era a capacidade de se vingar dos inimigos.
No islamismo, não haveria prêmio Nobel da Paz, a não ser que ela fosse conquistada pela força.
Na Nova Guiné, podemos verificar pelo livro “O Totem da Paz” de Don Richardson, que os heróis eram aqueles que melhor usassem o artifício do engano e da traição. Neste caso, Judas seria um herói, que conseguiu enganar o Mestre. Eles eram canibais, enganavam as pessoas para, depois, fazer delas seu alimento.

Os progressistas criaram a cultura do anti-herói, o flerte com o bandido

Porque existe um vilão misericordioso, torcemos pelos maus. Hoje, há heróis mal-educados e grosseiros.
Estou à busca de verdadeiros heróis, pois muitos são desconhecidos.
Só existe uma forma de amor e chama-se: sacrifício.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Amor é sacrifício. Não é depravação, mas é pureza e poder

Na civilização cristã, o heroísmo foi redefinido. Jesus venceu todos os poderes do universo. A cruz é a arma para vencer todos os inimigos.

O herói é aquele que paga o preço pelos outros. É o que sofre por alguém. Essa é a cultura da cruz, introjetado em nosso inconsciente coletivo

JB Carvalho

Na civilização cristã, os fortes devem defender os fracos. Dignidade humana e direitos humanos advém do cristianismo. Cada ser humano vale, inclusive aqueles que ainda não nasceram.
Jesus lembrou das mulheres, Ele estendeu a mão aos fracos para fazê-los mais fortes que seus opressores.

Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. Lucas 1:53

Jesus veio fazer dos meninos homens. Meninos brincam de guerra, de heróis. Esse é um ensaio de um drama maior.
Hoje, os vilões são covardes porque foram vencidos pela dor e pela inveja. Pessoas que não se deixam curar e tornam-se más.
A falta de perdão impede o recebimento das bençãos e torna as pessoas amargas.
Todo herói transformou a sua dor em cura, sua fraqueza em força e suas limitações em sacrifícios. O Batman e o Homem de Ferro são exemplos de homens que agiram assim.
Jesus faz da sua morte, o maior poder que existe no universo.
Um herói tem que controlar a sua força, para não se tornar vilão.
Para Jesus, foi dito: desça da cruz, se és o filho de Deus. Ele poderia ter acabado com tudo naquele momento. Mas, decidiu morrer, por causa dos nossos pecados.
Os vilões ficaram presos na decepção, no trauma, na perda e na dor.
Líderes devem governar suas emoções. Não se trata de sentimento, mas de uma decisão.
Hoje, as pessoas não querem ser contrariadas. Desejam uma obediência barata.
No livro “Coração Selvagem”, o autor ressalta que todo homem já foi um menino e cada menino tem o sonho de realizar feitos corajosos e resgatar uma donzela em perigo. Afirma que a grande aventura masculina seria encontrar o coração selvagem, descobrindo uma vida de desafios e emoções. Para ele, todo homem deseja ter uma guerra para lutar, uma aventura para viver e uma donzela para socorrer.
Mas, alguns crescem e ficam aterrorizados.
Veja os filmes que deram certo. Eles apelam para os nossos sentimentos. Sempre há um herói, que batalha pela sua família.
A verdadeira mulher não quer ser uma aventura, mas ser parte importante da aventura de um homem. Ela quer que lutem por ela. Então, conquiste, suba a montanha, jejue e batalhe.
Um guerreiro tem uma causa maior do que a autopreservação. Há soldados que deserdaram, heróis viraram bandidos. Então, vimos a morte prematura do coração guerreiro.

Todo homem é guerreiro no interior, mas lutar é uma decisão a ser tomada.
Coragem é um forte desejo de viver, sob uma forte prontidão para morrer

JB Carvalho

Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida. Mateus 16:25

A honra de um guerreiro é exibir as cicatrizes adquiridas na batalha. Hoje, a coragem é requerida de pessoas comuns.

William Wallace, expõe sua bravura no filme “Coração Valente”:

“-Filhos da Escócia! Eu sou William Wallace!
Sim, Eu ouvi falar. Ele mata homens às centenas. E se ele estivesse aqui, consumiria os ingleses com bolas de fogo do olhos e relâmpagos do traseiro dele… Eu sou William Wallace. E Vejo um exército inteiro de meus compatriotas aqui desafiando a tirania. Vocês vieram lutar como homens livres e livres vocês são! O que vocês farão sem a liberdade? Vocês lutarão?
Contra aquilo? Não. Correremos e viveremos.
Sim. Lutem e talvez morram. Corram e viverão. Pelo menos por enquanto. E morrendo em suas camas, daqui a muitos anos, estariam dispostos a negociar todos os dias daqui diante por uma única chance, apenas por uma chance, de retornar aqui e dizer aos nossos inimigos que podem tirar nossas vidas, mas nunca tirarão nossa liberdade!”

Você tem um motivo para lutar? Lute pelos motivos certos

Qual a causa da sua guerra? Sua amargura, a necessidade de mostrar-se importante? Você está lutando para elevar o seu ego?
Na bíblia, temos heróis. Esses eram improváveis. Davi ajuntou os piores na caverna de Adulão e os tornou poderosos em guerra. Daquele grupo saíram valentes que tinham um poder incomum. A taxa de destruição daquele exército, era 10x maior. Eles receberam a unção que estava sobre o seu líder. Deixe a sua unção fluir, para que a sua capacidade seja ativada.
Aqueles homens tinham rostos de leões e moviam-se assim.

…mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas. Daniel 11:32

Encontre os heróis, encontre aqueles que pagam o preço com o custo de sacrifício.
Alguns não mudam por Jesus e estão por conta própria.
Nós fomos batizados no corpo de Cristo. Somos parte de uma congregação.
Deus quer nos dar uma capa com superpoderes, para derrotar os inimigos e conquistar aquilo para o qual fomos destinados

JB Carvalho

Profético

A graça é um superpoder. Ela saiu de Saul e foi para Davi, pois movimenta-se de acordo com as nossas respostas leais.
Para vencermos os obstáculos, precisamos de um poder incomum. Essa força não está em nós. Para avançarmos à nova fase e chegarmos ao lugar que devemos estar, precisamos de nova unção, nova graça.
Onde está o seu foco? Heróis não vivem para si, mas existem por causa dos outros. Eles não têm uma vida fácil, mas recebem recompensas incríveis.
O mundo não era digno dos heróis de hebreus 11. Estas, são pessoas que enfrentam as dificuldades com garra. Não têm medo do politicamente correto, não precisam ser aceitos, nem necessitam marcar posições.

Suas decisões são tomadas por princípios, pois o espírito da época não os influencia. São aqueles que combatem o bom combate da fé, por valores eternos.
Olhe para si e pergunte: o menino que você era se orgulharia do homem que você se tornou?

JB Carvalho

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5

Há muitos frequentadores da igreja, que não nasceram de novo. Pelos frutos se conhece a árvore. Lide com o ódio do coração, com os traumas que te fizeram adoecer. Uma vítima enxerga apenas a sua dor, mas, ao ser curado, ela é capaz de curar outros, para que vivam a mesma vitória.
Heróis lutam por causas maiores e essa é uma casa de heróis. Pais heróis, que educarão seus filhos. Orarão e jejuarão, sem abrir mão. Eles não sacrificam seus princípios, mas sacrificam o ego no altar. Dizem “não” ao que Deus diz “não”.
Pegue sua capa, mude as realidades, transforme as circunstâncias. Não é com a sua força, mas Cristo em você, a esperança da glória!
Lide com a covardia, com o medo de investir, o medo de falhar. Abra as cortinas da sua alma e deixe o sol entrar. Lance o teu pão sobre as águas, saia do status quo. Aceite os desafios. Não tema a dor, o sofrimento ou a morte. A morte corajosa é um portal de promoção a um estado eterno de graça.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
João 11:25

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

Heróis enfrentam o medo. Faça uma lista daquilo que você deseja se livrar. Abandone tudo o que te arrasta para fora do propósito de Deus.

Uma oração:

Senhor, dá-nos ousadia para decisões importantes, para darmos mais um passo, para irmos além da comodidade, além da zona de conforto. Queremos ir mais alto, abandonar o medo. Queremos nos libertar de um espaço limitado, que nos restringe.
Ousamos sonhar como aquele que tem capa e pode voar. Queremos sonhar na derrubada dos gigantes, ainda que seja apenas com fundas e pedras.
Queremos os nossos nomes citados em teus registros, cumprindo aquilo que nos foi destinado.

Abrace o seu propósito e dispa-se do medo.
A palavra chave dos heróis é: renúncia.
O que você precisa renunciar, para cumprir o propósito de Deus?

Certa vez, um dos descendentes de um grande avivalista foi inquirido acerca do segredo de tanto poder que seus avós possuíam. Depois de algum tempo de conversa, aquele inglês respondeu: eu vou contar o segredo dos meus avós. Eles eram possuídos por Deus!

O Espírito já nos convocou para uma rendição completa. Alguns ainda resistem. Qual área da sua vida carece de renúncia? Qual é a sua entrega?
Após esse sacrifício, você poderá ser um herói.

por Vanessa Ribeiro

Ouça e veja essa mensagem em podcast e vídeo: