Neste domingo de Imersão Total 25, contamos com a presença do Pr. Lucinho Barreto, que nos prestigiou com uma palavra baseada no texto abaixo:
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27
Um dia fomos salvos. Trata-se de um ato único, quando a nossa vida é transformada. No entanto, o processo de santificação não é tão simples e, por vezes, nos justificamos para não vivermos à altura desse processo que é marcado por renúncias, seguidas de conquistas.
A caminhada de Jesus foi assim e nós devemos trilhar seus passos.
Também, podemos usar o termo “entrega”, que significa “coragem para entregar”. Os grandes homens de Deus foram homens de entregas. Existe um poder contido em cada entrega. Se a entrega for positiva, os resultados serão excepcionais, mas, se negativas, os resultados serão ruins. Tudo o que o homem semear, isso colherá.
Nenhum agricultor cria expectativas acerca daquilo que não plantou, no entanto, quantos cristãos estão profetizando e crendo com base em sementes inexistentes! Primeiro precisamos plantar, depois entregar e renunciar para a previsão de colheita. Jesus, o Grande Rei de toda a terra, nasceu em uma manjedoura e trilhou sua trajetória. As renúncias não são fotografadas, mas fazem parte da caminhada.
Homens que fizeram renúncias erradas
Abaixo seguem alguns exemplos de homens que obtiveram resultados, consequências de renúncias ruins.
Jefté foi chamado para liderar uma guerra e fez o voto de que ofereceria como holocausto o primeiro que saísse de sua casa, quando voltasse vitorioso, no entanto, foi a sua filha que veio ao seu encontro após a vitória. Quantos são bem-sucedidos fora de casa, mas perdem suas batalhas familiares.
Ló era sobrinho de Abraão, o pai da fé, no entanto, decidiu se afastar e viver próximo a pessoas carregadas de atos pecaminosos. Ló fez uma entrega ruim e obteve a pior consequência.
Esaú entregou o direito de ser o primogênito e deixou de fazer parte da linhagem do Messias. Depois chorou para recuperar a bênção, que não conseguiu alcançar.
Judas vendeu seu amigo por dinheiro. Quantos trocam o amor verdadeiro por dinheiro! Quando Judas abandonou o autor da vida, foi achado pela morte.
Homens que fizeram renúncias certas
A bíblia também é repleta de pessoas que fizeram renúncias certas.
Por um momento, Abraão fez a entrega do seu sorriso (a palavra “Isaque”, nome do seu filho, significa “sorriso”). Muitas vezes, Deus nos pede o nosso sorriso. Hoje, sessenta países do mundo descendem de Abraão e todos nós somos filhos de Abraão pela fé. Ele entregou o seu filho, Deus o devolveu e ainda enviou Jesus, para a nossa salvação.
Paulo fez muitas renúncias. A bíblia relata sobre um espinho na carne:
Para evitar que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi‑me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes pedi ao Senhor que o tirasse de mim. Ele, porém, me disse: “A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
2Coríntios 12:7-11
Aquele período foi necessário. Paulo foi conhecido pela sua generosidade e não apenas pela sua prosperidade.
Certo tempo, Davi suspirou e disse: — Quem me dera beber água do poço que está junto ao portão de Belém! Então, três dos seus valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, tiraram água do poço junto ao portão de Belém e a levaram a Davi. Ele não a quis beber, mas a derramou como libação ao Senhor. Mais tarde, Davi se tornou o dono do poço.
Zaqueu, que era cobrador de impostos, prometeu devolver quatro vezes mais do que havia defraudado. Ele foi alvo de salvação. O dinheiro deixou de ser o seu senhor, abrindo espaço para Jesus reinar.
José também fez uma entrega. Ao renunciar o ato sexual com a esposa do seu senhor, colheu o cargo do maior administrador do mundo da sua época
Quando firmamos um propósito com Deus, o inimigo sempre se levanta para desafiar a determinação, mas uma entrega tem o poder de mudar destino de nações.
Ana fez a entrega do seu filho, promessa da fertilidade. Ele tornou-se o maior líder espiritual em Siló, também o governador da região.
Jesus curou cegos e paralíticos e usou a entrega de um menino – cinco pães e dois peixes – para alimentar multidões.
Moisés abriu mão das riquezas do Egito e viveu poderosamente, cumprindo o propósito de Deus na terra. Ninguém conversou face a face com Deus como ele.
Rute abandonou suas tradições e foi grandemente abençoada. Raabe, uma prostituta, fez sua entrega e entrou na linhagem do Salvador. Uma atitude certa consertou sua vida errada.
A maior renúncia
Jesus é o nosso grande exemplo de entrega:
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses 2: 5 – 11
Em minha experiência pessoal, Jesus já pediu diversas entregas, desde pequenas até grandes, como a entrega de meus filhos. Recentemente eles foram ordenados pastores. Deus sempre me recompensou.
Há quarenta anos, quando estava prestes a morrer, fiz uma oração: Senhor, se eu sair desse hospital, vou viver para pregar o evangelho. Hoje estou aqui, ministrando a Palavra. Quantos milagres ocorreram durante esse percurso!
Sempre vale a pena. Quanto mais você entregar, mais longe Deus poderá te levar.
Por: Vanessa Ribeiro / CN Conteúdo
Assista a esta mensagem completa! Clique no vídeo abaixo e aproveite!