Fomos profundamente ministrados pela condução de louvor da Pra. Karen Brás, Pr. Neguebe e Gezi Monteiro. Em seguida, o Pr. Gerson Cardoso ministrou sobre oferta, relatando experiências que demonstram a importância de estarmos atentos e obedecermos ao guiar de Deus, apontado por meio de pequenos sinais. Precisamos sempre estar prontos para servir, pois existem futuros que estão em Deus e, no momento apropriado, se materializarão.
O Pastor Cláudio Duarte, responsável pela ministração principal, iniciou dizendo: faz 33 anos que me converti e 20 anos que prego a Palavra, mas sempre sinto temor ao subir o púlpito. Prosseguiu com a leitura da Palavra:
- ²¹ E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
- ²² E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi. Rute 4:21,22
Quebrando paradigmas
Existe a necessidade de ser estabelecida uma ponte entre as gerações. Repetimos nos hinos a palavra “coragem”. Sim, precisamos de coragem e valentia. Como esses homens, citados no texto, fizeram a diferença? O que acontece quando as pessoas resolvem se posicionar?
Homens anônimos fizeram coisas extraordinárias.
Quem foi Salmom? Foi alguém que se casou com uma estrangeira e ex prostituta. Ele teve coragem de tomar uma postura, que outros não teriam. Arriscou sua reputação, seu nome e seu prestígio.
E Boaz, quem foi? Foi alguém que se casou com uma moabita viúva, chamada Rute.
Lições extraídas de homens que fizeram história:
Deus pode rejeitar algumas pessoas que nós aceitamos.
Lembra quando Jessé recebeu Samuel em sua casa? Este aceitou o filho mais velho de Jessé, até que Deus mostra que o havia rejeitado.
Deus pode aceitar algumas pessoas que nós rejeitamos.
Lembra como Pedro rejeitou Cornélio? Mas Deus havia recebido e aceitado as suas ofertas:
- E o anjo lhe disse:
- —As suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres subiram até a presença de Deus e ele se lembrou de você. Atos 10:4
Precisamos ensinar à próxima geração o quão importante é olhar com os olhos de Deus.
Sabemos a história de Moisés, um homem que recebeu o chamado de tirar o povo de Israel do Egito. Ele passou quarenta anos no deserto, até que chegou o tempo de passar o bastão a Josué. Prestes a possuírem a terra prometida, os espiões foram verificar a cidade e se hospedam na casa de uma prostituta. Veja que Deus, durante todo o antigo testamento, passa por diversas nações para mostrar quem Ele é. E, em cada lugar, identifica pessoas que eram rejeitadas pelas pessoas, a fim de operar seus milagres.
Então, Raabe recebe notícias de que havia um povo cujo Deus era poderoso. Ela vivia uma vida de prostituição e deve ter se prostituído com muitos estrangeiros.
Alguns podem questionar qual seria a vantagem de ter uma vida diferente dali em diante se ela nunca teria o poder de apagar o seu passado? Qual o valor do futuro, se as pessoas já conheciam sua história? Se a sua reputação já fora desfigurada e para sempre ela seria vista como uma mulher que vendia o seu corpo? O que ela vivenciou poderia criar um bloqueio para conquistar o seu futuro. Mas, apesar de tudo, ela foi aceita por Deus. Ainda que não fosse aceita por outras pessoas, Deus a recebeu. Nós precisamos entender que Deus aceita muitas pessoas, que nós costumamos rejeitar.
Após a conquista de Jericó por Josué, a vida de Raabe é preservada juntamente com sua família e Salmom começa uma história corajosa. Ele casa-se com Raabe, que dá à luz Boaz, que foi bisavô de Davi.
Agora, preste atenção na história de Rute.
- ¹ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
- ² E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
- ³ E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
- ⁴ Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
- ⁵ E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
- ⁶ Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
- ⁷ Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
- ⁸ Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
- ⁹ O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
- ¹⁰ E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
- ¹¹ Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
- ¹² Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
- ¹³ Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
- ¹⁴ Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
- ¹⁵ Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
- ¹⁶ Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:1-16
Como alguém pode romper os paradigmas para que a próxima geração faça coisas extraordinárias? Você veio a esse mundo para deixá-lo melhor. Nossos filhos são como fechas nas mãos de guerreiros.
Boaz tinha em seu pai um exemplo de homem que rompeu paradigmas. Ele enxergou o que a maioria não conseguiria enxergar. Ele percebia as pessoas e as aceitava como Deus as aceita. Veja o texto:
- ¹ E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.
- ² E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.
- ³ Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
- ⁴ E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.
- ⁵ Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
- ⁶ E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
- ⁷ Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
- ⁸ Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Rute 2:1-8
Mas, Rute questiona:
- ¹⁰ Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? Rute 2:10
Resposta: Porque ele viu seu pai romper paradigmas e esse ato permitiu a sua existência. Salmom transmitiu valores e princípios verdadeiros.
Surpresa e animada, Rute contou a sua experiência com Boaz à sua sogra, que, prontamente, se alegrou e aconselhou. Ela seguiu os conselhos de Noemi e a bíblia relata que eles se casaram, tiveram um filho chamado Obede, do qual descendeu Jessé, pai de Davi.
Ninguém pode mudar seu passado, mas e daí? Apenas, crie um futuro poderoso.
Claudio Duarte
Veja o exemplo desses homens:
- ⁵ E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
- ⁶ E Jessé gerou ao rei Davi; Mateus 1:5,6
Esse texto narra a genealogia de Jesus. Mas, será que não precisava esconder o nome de Raabe nessa história? Afinal de contas, ela foi uma pros-ti-tu-ta! E Rute? Uma mo-a-bi-ta! Verdade, não é possível apagar o passado, mas, é possível construir um grande futuro. Traga à sua memória aquilo que pode te trazer esperança.
A Bíblia não escondeu o passado de Raabe. Veja:
Exemplo semelhante é o de Raabe, A MERETRIZ: não foi ela ACEITA POR DEUS pelas obras, quando acolheu os mensageiros de Israel e os conduziu à liberdade por um outro caminho?
Tiago 2:25
Também foi MEDIANTE A FÉ que a PROSTITUTA Raabe, por haver acolhido os espiões, não foi morta juntamente com os incrédulos.
Hebreus 11:31
A prostituição compôs apenas uma etapa da vida de Raabe. Sim, ela foi justificada por suas obras, mas isso apenas ocorreu porque uma oportunidade lhe fora dada através de homens corajosos o suficiente para romper paradigmas.
Rompa seus paradigmas e perpetue essa lição às próximas gerações!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo