Salmos 131:1 ~ 3 – Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.
De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.
Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!
O que vemos hoje é um mundo que está correndo rápido demais, como na profecia de Daniel (Daniel 12:4). As pessoas estão muito apressadas, mesmo não sabendo para onde estão indo. Elas se veem com muita coisa para fazer e não encontram tempo suficiente para realizar. Temos uma epidemia de cansaço por conta disso. A pergunta é: será que vale a pena isso? Será que podemos fazer o que temos que fazer com mais eficiência e calma?
O cansaço pode ser um prazer ou ainda uma obrigação. Mas é hora de redefinir as nossas métricas de sucesso e valorizar mais quem você está se tornando do que para onde você vai.
“O cansaço não é do diabo, ele é o diabo.” (Carl Jung)
A ocupação, além disso, pode ser uma grande distração na vida de alguém. É a pessoa que está tão ocupada que diz não ter mais tempo para a oração, para a leitura bíblica e nem mesmo para ir à igreja. Um provérbio finlandês diz: “Deus não criou a pressa”. De Gênesis a Apocalipse, temos um Deus que convida a Sua criação para descansar. Na Bíblia, inclusive, existe uma associação constante entre idolatria e a recusa de descansar.
Levítico 19:3-4 – “Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. Não se voltem para os ídolos, nem façam para si deuses de metal. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.”
A associação entre descanso e idolatria sempre está presente na Bíblia porque recusar descansar fará você obter ídolos. É o momento em que você passa a idolatrar seus desejos, suas necessidades. Entenda, a avidez por sucesso é um ídolo. Mamom é um ídolo e sabe por quê? Porque as crises de escassez e recursos são uma grande tentação de buscar a salvação em homens ao invés de Deus em primeiro lugar.
Nós podemos descansar na promessa ou, como Abraão, produzir filhos na carne. Ele tinha uma promessa de Isaque, mas resolveu gerar um Ismael porque não soube esperar. Nós podemos esperar a provisão de Deus ou transformar pedras em pães! Tentar controlar tudo mostra que você perdeu a confiança em Deus e está colocando-a em outros lugares. Mas Deus descansou no sétimo dia e o mundo não acabou! O medo denuncia que nós não estamos confiando em Deus. Mas quem confia, descansa! É no descanso que está a sua força.
Isaías 30:15 – Diz o Soberano, o SENHOR, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês; na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.”
Nessa época de Rivotril e de tantos remédios para dormir, descansar é um poder! E hoje Deus quer trocar alguns dos nossos jugos porque o sistema operacional humano precisa de pausas. Descansar é necessário para receber as direções da vida. Pessoas cansadas tomam decisões erradas! Mais do que isso, descansar é uma mensagem bíblica! Em Salmos, Deus diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.”
Aquieta-se, porque existem coisas que Deus está fazendo e você não está nem sabendo!
Recarregados, nós somos mais eficientes e mais criativos. É quando estamos descansados que entramos em nosso lugar de força. Mas entenda, não estou dizendo que você tem que parar tudo. O que estou dizendo é que você deve encontrar o seu ritmo. A vida precisa de ação e pausa! Nós precisamos desenvolver esse ritmo. Trabalhar até cansar e depois se recuperar, para ir à luta de novo.
Sim, urgências existem e exigem atenção. Existem coisas que precisam ser feitas de maneira rápida. Porém, a melhor maneira de lidar com isso não é vivendo uma vida sem descanso, mas o que precisamos é ajustar o nosso ritmo. Existe uma ocupação saudável, uma forma de lidar com as demandas que vai te fazer bem.
Cansado, você perde o seu discernimento. Foi isso que aconteceu com Davi no caso de Bate-Seba; ele não tinha o discernimento para tomar a decisão correta. Esse cansaço extremo no qual vivemos hoje fez com que a gente perdesse o deleite da vida. Não conseguimos mais celebrar uma refeição sem interrupções; não conseguimos mais sorrir com os pequenos presentes que a vida nos dá; não celebramos os pequenos milagres que preenchem as nossas vidas.
Estamos cuidando hoje mais dos nossos smartphones do que de nós mesmos. Deixamos eles 100% carregados, mas nós não nos carregamos a nós mesmos. Dormir pouco, inclusive, para alguns, chegou a ser sinônimo de poder. Porém, dormir pouco atrapalha seu desempenho mental. Pessoas que dormem mal são mais propensas a se sentir indefesas e solitárias. Já um sono bem programado exerce um efeito físico poderoso no cérebro. Criatividade, liderança, autoconfiança… tudo isso cresce se você dorme mais.
Essa é a hora de você recarregar, porque recarregados somos mais fortes, criativos e eficientes. Então, a partir de hoje, descanse em Deus e creia que Ele está cuidando de você!
Por: Thaline Sales / CN Conteúdo