O que é necessário para ter sucesso?
- ¹ Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.
- ² Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus,
- ³ dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho.
- ⁴ Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.
- ⁵ Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?
- ⁶ Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?
- ⁷ Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?
- ⁸ Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;
- ⁹ então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;
- ¹⁰ se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
- ¹¹ O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
- ¹² Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
- ¹³ Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
- ¹⁴ então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:1-14
O texto de Isaías 58 nos dá instruções sobre quais práticas devemos ter para termos um ano de sucesso e de como atraímos as respostas de Deus para as nossas questões. Como o sucesso vem para a nossa vida, como atraímos a resposta de Deus.
Ele nos dá a resposta para entrarmos na bonança, para chegarmos aos lugares altos e de como a noite escura vai se transformar numa noite clara.
Às vezes, você pensa em jejuar, em se esforçar e fazer algo com a força do seu braço, mas não é esse tipo de troca que Deus precisa. Ele diz: eu já tenho tudo que você necessita!
Dirce Carvalho
O que Ele nos diz nesse texto é: Solte as ligaduras da impiedade. Solte as amarras que talvez estejam prendendo você a pessoas, através de palavras, de julgamentos e de atitudes onde trouxemos peso ou jugo na vida das pessoas. Situações onde não fomos moralmente ou eticamente corretas com as pessoas. E Deus nos diz: Solte as ligaduras da impiedade.
Não basta fazer uma “imersão” na Presença do Senhor, pois o que importa mesmo é o que você faz no dia a dia. Não adianta fazermos uma imersão na presença e não corrigirmos nossas atitudes e comportamentos errados. Jejum não é para convencer a Deus de alguma coisa, é para convencer a minha carne a permanecer no lugar da presença. Nosso primeiro alvo tem que ser a nossa alma, o nosso corpo, para que o nosso espírito esteja posicionado onde a mão do Senhor está. Nós nos amarramos a alguém quando trazemos tormento à vida dessa pessoa. Mas estar na presença é fazermos a vontade de Deus diariamente. Jejuar significa estar debaixo da poderosa mão de Deus.
O primeiro alvo tem que ser estar posicionado onde a mão do Senhor está. É soltar as ligaduras das mãos das pessoas. Às vezes alguém está ferido conosco e muitas vezes nós dificultamos o acesso para restaurar esse coração ferido. Às vezes nós fazemos questão de alfinetar e provocar alguém que está magoado conosco. Então precisamos desfazer as ataduras da servidão. Pois Deus nos chamou para sermos filhos livres.
Quando dificultamos o acesso de restaurar um coração ferido, nós impedimos que a bênção de Deus chegue até nós. Nós recebemos do Senhor quando fazemos pelo seu semelhante aquilo que Deus nos pediu. Às vezes colocamos cangas sobre as pessoas através da manipulação emocional, através de falas fortes ou de gritos. Nós mulheres sabemos trabalhar com o emocional das pessoas, mas essa não é uma boa forma de agir. Deus não nos chamou para termos domínio sobre os semelhantes, Ele nos chamou para inspirar. Quando manipulamos as pessoas, colocamos uma canga, um peso sobre elas.
Então o que Deus nos diz hoje é: Antes de pensar em jejuar comida, bebida ou qualquer outra coisa, você precisa retirar esses “ingredientes” da sua alma, a manipulação, a impiedade, pois esta “comida” não me agrada. Você precisa deixar livre as pessoas oprimidas e despedaçar o jugo. Pois do contrário nós castramos as pessoas, ou impomos às pessoas ou fazemos com que sejam serviçais, ou subservientes.
Todos nós temos tendência a sermos movidos pela manipulação, por isso devemos ter o discernimento do Espírito para que haja domínio próprio. Por isso Deus nos pede para despedaçarmos o peso do julgamento, da acusação e da manipulação.
Faça uma autoavaliação, talvez você esteja subjugando as pessoas, mas talvez você esteja fazendo isso consigo mesma. A Bíblia fala que Jesus resume os 10 mandamentos em dois.
Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a ti mesmo.
Se você é generosa consigo, você será com os outros. Se você é crítica consigo, você será com os outros. Os 10 mandamentos são o resumo disso. Um relacionamento horizontal e um vertical.
E acredite, ser generoso e dar alimento não é apenas sobre a comida. “Eu quero que você reparta o teu pão com o faminto”. Isso não é só sobre alimento físico, é sobre suprimento emocional também, é sobre conhecimento, provisão naquilo que você tem transbordando.
Em 2024 Deus está nos chamando para um serviço real
A cura, a luz, a justiça, a presença que você está pedindo será real na sua vida quando você soltar as ligaduras. As amarras, quando você tapar a nudez do seu irmão. Você precisa tirar as ataduras da servidão, a sua luz vai nascer nas trevas quando você soltar as pessoas. Quando você aprender a fazer isso, até no lugar árido você vai ser alguém que vai receber do Senhor. Você vai ser um manancial cujas águas não faltarão. Nós vamos ensinar os nossos filhos como erguer as ruínas através do nosso exemplo.
Diga para si mesma: “Por onde eu passar, eu vou estar refreando a minha alma”. Ou seja, primeiro discipline a sua alma, depois discipline o seu corpo. Ajuste o seu interior e as coisas exteriores serão ajustadas.
O sucesso virá quando aprendermos a fazer a vontade de Deus, pois por onde o rio de Deus passa, ele traz cura para as nossas feridas. Hoje é dia de reajustarmos as nossas motivações. Confessarmos aquilo que já identificamos como um mau comportamento e soltarmos as amarras que nos prendem à falta de perdão.
Em 2024 viveremos a bondade do Senhor na terra dos viventes!
por Paolla Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube