Na noite deste sábado (9), aconteceu na CN Hípica Hall a penúltima noite do Profetizando 2023, com Paulinho Eugênio e o coral Hineni conduzindo o louvor da casa no musical Vai Amanhecer e a pregação do pastor Filipe Otoni.
Quem abriu a noite foi o pastor Daniel Ribeiro, que orou pelos presentes e pediu um 2023 onde a vontade do Senhor seja realizada de forma plena em nossas vidas.
“Pai, nós te agradecemos por mais um dia do Profetizando. Obrigado por cada palavra que recebemos até aqui e que nos entregou, cada uma dessas chaves poderosas. Obrigado porque cremos no futuro que está sendo arquitetado. O que iremos arquitetar em 2023 está sendo construído nesses 12 dias. Nós cremos que o melhor está por vir. Nós cremos que a palavra profética tem o poder de criar uma realidade e que iremos nos encontrar com ela. Deus, nós nos movemos pela tua palavra, pelo que o Senhor tem dito e pelo que o Senhor tem apontado. Que 2023 seja um ano de grandes conquistas, de grandes vitórias. Que seja um ano de avanço e que a tua vontade vai ser feita em nossas vidas como vai ser feita no céu”, profetizou.
Paulinho Eugênio deu continuidade ao evento, orando pelos presentes e chamando a atenção de Deus para o musical preparado para Ele, com o tema Vai Amanhecer. “Senhor o que o Senhor tiver para fazer nessa estação, não faça sem mim. Ache em mim um verdadeiro adorador nesta noite”, disse.
O louvor de altíssima qualidade foi comandado também pela pastora Karen Braz. Eles conduziram os convidados na performance de sucessos como: Só Tu És Santos, do grupo Morada, Com Muito Louvor, da cantora gospel Cassiane, Jacó Segurou o Anjo, de Edinaldo do Rio, Portas Abertas, do grupo Logos, Algemado por um Peso, de Reginaldo Nogueira, Meu Tributo, do coral Kemuel, Jesus, o Plano Perfeito, do Renascer Praise, Promessas, de Sarah Beatriz, Em Tua Presença, de Paul Wilbur e Ana Paula Valadão, e Louvado Seja Senhor Teu Nome, do grupo Koinonya.
“Creio que um novo dia está nascendo (…). Senhor, eu não quero ir sem o seu toque”.
A cada canção, a equipe declarava palavras proféticas, tornando a adoração ainda mais profunda e animando os fiéis a fortalecerem o relacionamento com Deus. De fato, presenciamos um louvor completo, com coral, orquestra, coração e entrega, lembrando o Salmo 150:
- Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão da sua grandeza! Louvem-no ao som da trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! Salmos 150
O louvor contou a história do processo que nos leva à salvação por meio do arrependimento e da entrega de nossas vidas ao nosso Senhor Jesus. Sem Ele, estamos desamparados da graça e perdidos no mundo. Mas quando declaramos que só o Senhor é santo e cantamos com muito louvor a sua glória, lembramos como Jacó segurou o anjo para receber a bênção, porque as portas do Reino estão abertas mesmo para aqueles que estavam algemados pelo peso do pecado. O nosso tributo é a rejeição do pecado e a entrega de nossas vidas nas mãos da promessa, do plano perfeito do Senhor, Jesus Cristo, nosso salvador. Pois por meio do arrependimento podemos estar em sua presença e declarar: louvado seja o nome do Senhor.
O pastor Filipe Otoni fechou a adoração com uma oração inspirada. Adiantando o tema de sua pregação, ele orientou os presentes a ter um coração segundo a vontade de Deus, abertos aos seus ensinamentos e desejosos de se entregar a Ele.
“Quando Isaías teve a visão do trono de Deus, ele viu serafins adorando, dizendo ‘Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos’. Tudo que tem folego louve ao Senhor. O salmo 150 fala para adorarmos o Senhor com vários instrumentos. A palavra diz para entregarmos os nossos corpos como sacrifícios vivos de odor agradável ao nosso Deus. Em 1 Samuel 13, a palavra fala que Deus já tinha achado um coração segundo a vontade Dele. A adoração era uma marca de Davi. Foi quando o Senhor me disse que um homem segundo o seu coração é aquele capaz de se derramar diante dele. Aqueles que o adoram em espírito e verdade. Capazes de se entregar completamente”.
O pastor Filipe deu continuidade à noite com uma pregação inspirada no segundo livro de Samuel.
“Que Deus continue falando conosco nesse décimo primeiro dia e nos permita virar as chaves da vida em nome de Jesus”.
Sua ministração girou em torno do entendimento do que é ser um homem segundo o coração de Deus. Com base no segundo livro de Samuel, ele ofereceu três conselhos aos presentes para agir segundo o coração do Senhor.
- Ouça sábios conselhos. A pessoa boa para que você ande e conviva é aquelas que te aproxima de Deus.
“Muitas vezes, Deus permite você fazer a sua vontade, mesmo não sendo a vontade Dele. Pessoas que seguem o próprio coração, e não o coração de Deus, são pessoas que seguem os seus próprios desejos, que seguem suas próprias vontades”.
O pastor Filipe nos ensinou que Deus permite que façamos conforme o que queremos, mas isso não nem sempre é bom. Saul se aproximou de Deus por causa do seu servo, mas depois começou a agir segundo o próprio coração e foi rejeitado por Ele. Isso fez com que Deus entregasse o poder a Davi, que vivia segundo o coração.
“O que é um homem segundo o coração de Deus? É um homem que tem um coração ensinável. Não é ter um coração perfeito, porque senão ninguém o teria. Mas o homem que tem um coração ensinável”.
O homem segundo o coração de Deus é um homem com coração adorador. É alguém que adora o Senhor de todo o coração. Davi era um homem imperfeito, mas como adorava o Senhor e tinha um coração ensinável, Deus mandou o profeta Natã para repreendê-lo e fazer com que se arrependesse do pecado que havia cometido. Quando Davi é confrontado pelo profeta, ele não tanta se justificar, mas se arrepende e vai adorar a Deus.
- Não permaneça tanto tempo no erro.
“Mais para frente, quando Davi cometeu o erro do recenseamento, o seu próprio coração acusou o seu pecado. Ele não precisou do profeta para alertá-lo sobre seu pecado nessa segunda vez. Isso significa que ele não tinha um pacto com o erro. Ele cometeu uma tolice, mas não era um tolo“.
A Bíblia diz: corrija um sábio e ele se tornará mais sábio. Deus pode começar muitas coisas em nossas vidas, mas conforme as condições do nosso coração vamos ver essas coisas florescendo e crescendo ou murchando e secando. Davi preferiu cair nas mãos de Deus do que permanecer no seu erro. Ele buscou instrução de seus profetas para agradar ao Senhor.
“Davi disse: caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são suas misericórdias. Ele disse: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai”.
A adoração nos coloca na rota do quebrantamento
E altares nos colocam na rota da confiança. Quando percebemos que não estamos quebrantados, devemos lembrar de adorar ao Senhor para que Ele nos coloque novamente no seu caminho.
- Não permita que outros façam o que Deus te pediu para fazer.
“Homens segundo o coração de Deus fazem o que é certo, não o que acham que é certo”.
Quando Davi vai erguer o altar na eira de Araúna, mesmo tendo recebido a oferta de receber o terreno de graça, ele quis pagar por ele porque sabia que era isso que Deus queria. Em resposta a Araúna, ele disse: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Se tivesse aceitado a oferta de Araúna, o sacrifício teria sido de Araúna, e não dele. Davi não permitiu que outras pessoas ofertassem o que Deus pediu para ele ofertar. Não permitiu que outras pessoas levantassem o altar que Deus pediu para ele erguer.
“Em 2023, oferte aquilo que Deus te pediu para ofertar. Faça o sacrifício que Deus te pediu para fazer. Cumpra os propósitos que Ele te pediu para cumprir”.
No final, o pastor insistiu aos presentes para estarem alinhados ao Senhor em 2023, assumindo a responsabilidade e a iniciativa nesse relacionamento com Ele.
“Que em 2023 você mantenha aquilo que Deus está fazendo. Não seja como Saul que perdeu a continuidade dos pedidos do Senhor. Davi sabia adorar quando a adoração era necessária. E Davi sabia levantar um altar quando assim o Senhor o encorajava. Hoje eu quero encorajar você a levantar um altar para o Senhor. Pai, eu quero abençoar essas pessoas. Quero orar e pedir que não falte conselhos de sua parte. Que não falte quebrantamento da nossa parte. Que não falte direção. Que cada uma dessas pessoas tenha um coração ensinável e coloquem sua confiança em ti”.
A bênção apostólica foi dividida em duas partes. Nossa bispa, Dirce Carvalho, orou para que tenhamos um 2023 que coloque o Senhor em primeiro lugar.
“Nós reconhecemos que Tu és grande. Que estás sentado sobre o universo e que repousa os seus pés sobre a criação. Que não há nenhum nome acima do teu nome. Que não há nenhum deus acima de ti. Tu és o grande Eu Sou. Tu fizeste tudo pelo poder da palavra, pelo poder da vida e do Espírito Santo. Nós declaramos que o nosso 2023 será para te adorar em primeiro lugar. Para te honrar. Para adorar o teu rosto. Queremos consagrar o 2023 a Ti e declarar que seguiremos os seus mandamentos. Então, podemos nos comprometer nesta noite dizendo que adoraremos ao Senhor acima de todas as coisas. E amaremos aos nossos próximos como a nos mesmos”.
No final, nossa bispa lavou os pés de nosso bispo, em um ato profético para o próximo ano, mostrando como devemos ser humildes e nos servir entre nossos irmãos, encorajando a igreja a adotar uma postura impactante em 2023.
Quando Jesus estava falando sobre lavar os pés, ele estava falando sobre tirar as nossas diferenças. Isso é um sinal do segundo mandamento. Antes de fazer a grande entrega da vida de Jesus, ele lavou os pés dos seus discípulos
Dirce Carvalho
O ato refletiu o espírito da palavra declarada em Gálatas 6:10: Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
O bispo JB Carvalho fechou a noite, com uma oração animadora para 2023:
“Deus faz o seu caminho no meio da tormenta e há expectativas crescendo. Vai Amanhecer. Antes de amanhecer no mundo lá fora, tem que amanhecer aqui dentro. Nós precisamos de mudanças interiores antes que as mudanças exteriores aconteçam. Antes de amanhecer no mundo, tem que amanhecer na nossa casa, nas nossas famílias. A partir de nós, toda a terra será cheia da glória de Deus”.
O bispo também falou sobre o que espera do próximo ano:
“Eu estou com muitas expectativas, porque eu não sou baseado por circunstâncias, por conjecturas. Eu estou compondo cada uma das mensagens aqui nesses dias, eu estou guardando no meu coração, e eu acredito que no ano que vem, a essas horas, nós vamos dizer: Deus, muito obrigado! O senhor foi fiel outra vez!”, disse.
JB Carvalho lembrou também que da mesma forma que pais têm poder de abençoar os seus filhos, ele, como nosso bispo, tem poder para nos abençoar como seus filhos na fé.
“Eu quero abençoar você no próximo ano. Pai, mais uma vez, nesse décimo primeiro dia, eu abençoo você, abençoo sua casa, abençoo sua família. Que você viva para ver a bondade de Deus na terra dos viventes. Que o amor de Deus, a graça do Espírito Santo esteja sobre sua vida! Amém!”, finalizou.
por Henrique Guilherme/CNConteúdo