Kesley Colares iniciou o último dia do “Congresso de Verão” no campus Sia declarando: “Se você tem fome e sede de Deus, dê um brado de louvor. Ainda não acabou, vai amanhecer! Um tempo de convergência está chegando. Não há batalhas para as quais Deus não tenha respostas. As Palavras de Deus não passarão, sem que sejam cumpridas. Declare algo novo, pois esta é uma nova estação!“.
Na sequência, a Pastora Karen Braz conduziu a adoração, proclamando o reino de Deus na terra. A igreja reunida clamou pela vinda do Senhor, dizendo: Maranata!
O noivo está presente, afirmou o Pastor Elisio Luz. “Honre o Rei, pois Ele veio trazer uma unção nova, uma unção fresca. Seus ouvidos não estão agravados, nem a sua mão está encolhida. A intimidade traz o favor de Deus, uma graça abundante. Ele está preparando ambientes, está te favorecendo. Peça sabedoria, diz o Senhor, pois estou derramando a sabedoria que está sobre os reis. Assuma este projeto, vá para onde te envio. Deus está derramando uma unção de influência sobre aqueles que estão acima de você e aqueles que estão à sua volta, para levá-los aos lugares altos. Ele cumprirá as suas palavras“, finalizou.
O Pastor Filipe Otoni, iniciou o período de oferta dizendo que Deus sempre responde às ações humanas e, por isso, nós podemos ser intencionais. Há várias promessas na Palavra, que requerem uma ação. Por exemplo, quando olhamos para o verso: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 4:19, verificamos que houve motivação, olhando para os versos que o antecede:
- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
- Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
- E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
- Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.
- Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Filipenses 4:13-17
Paulo fala acerca das igrejas da Macedônia e de Filipos. Afirma que eles não contribuíram apenas porque existia uma necessidade, mas para aumentarem seus créditos. Sim, dízimos e ofertas frutificam.
Quando Noé saiu da arca, ele ofereceu um sacrifício. Após esse ato, Deus libera uma promessa de que não haveria mais dilúvio sobre a terra. O caminho mais rápido para ativar uma promessa, e fazê-la cumprir em nossas vidas, é através de um princípio.
Efetue sua oferta, cumpra o princípio, atraia a promessa e aumente seu crédito.
A porção dobrada de Samaria – Bispo JB Carvalho
O Bispo JB Carvalho, iniciou a ministração lendo o capítulo 4 do livro de João, que conta a história da mulher Samaritana. Enfatizou o verso que diz: Era-lhe necessário passar por Samaria.
Jesus deixou a Judeia, indo para a Galileia. Ele poderia ir pelo Jordão ou pelo Mediterrâneo, mas havia uma premência para passar por aquele caminho. Normalmente, os judeus contornavam a região para não passar por Samaria. Era uma terra hostil, de ódio e amargura. Havia um rancor acumulado e, por vezes, essa inimizade histórica estava para explodir.
Então, Jesus foi indagado pela mulher: Como me pedes de beber a mim? Como pode ser? Os judeus não se dão com os samaritanos. Há uma polarização radical, uma ameaça de colapso social. Apesar de serem irmãos, ambos filhos de Abraão, eles não se entendiam. Para os judeus, aqueles eram mestiços, pois houve uma mistura, por conta da invasão na Assíria. No ano 722, o rei da Assíria invadiu a Samaria e a conquistou.
Como genocidas que eram, destruíam a cultura das cidades conquistadas e povoavam a terra com outros povos. Jesus fala a parábola do bom-samaritano, fazendo um paralelo do ocorrido. Eles se sentiam vítimas, assim como muitos hoje em dia. A Bíblia destaca a necessidade de Jesus passar por ali.
Todos nós temos uma geografia que queremos evitar. Por vezes, são pessoas, são situações, que retratam um lugar do ódio e rancor. Mas, hoje, Jesus quer passar pela Samaria da sua vida.
Talvez você esteja sofrendo, com uma hemorragia interna na alma. Isso ocorre com quem não perdoa, pois o ódio adoece a pele, o sangue e o coração. A amargura abre as portas para o inferno entrar
JB Carvalho
Veja o texto:
- Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
- Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
- Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:9-11
Pontos cegos se amontoam na vida de quem mantem o ódio no coração
Deus quer passar na Samaria do seu coração. O ódio excita contendas, mas o amor cobre muitas transgressões. Apenas a luz pode expulsar a escuridão, apenas o amor pode expulsar o ódio.
Jesus quer passar na Samaria do Brasil.
A audiência de Jesus foi com uma mulher, em especial.
Deus se importa conosco e nos trata de forma customizada.
Jesus estava destruindo uma barreira cultural imensa. Um homem natural não conversaria com uma mulher que, além de ser Samaritana, tinha sua reputação manchada.
Meio dia não era a hora de se pegar água. Aquela mulher queria se esconder, estava fazendo o possível para evitar contatos. Nós podemos nos esconder das pessoas, mas não podemos nos esconder dos olhos daquele que tudo vê. Lembra de Agar e seu filho? Com o choro do menino, Deus se apresentou como “Aquele que Vê”. Deus é aquele que te vê e se importa com tudo o que está acontecendo com você.
Diz o verso 5 que aquelas eram as terras que Jacó dera a seu filho José, era um lugar geracional, o poço de Jacó. Samaria era o lugar onde se encontravam os improváveis, que ninguém quer ver nem atender. O “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” era para ser chamado o “Deus de Abraão, de Isaque e de Esaú”.
Tanto Jacó, como a mulher Samaritana, eram um investimento incerto e duvidoso.
Jacó deveria ter passado desapercebido pela história, mas Samaria é o lugar onde Deus encontra as pessoas e as promovem para novos níveis! Deus tem bênçãos inesperadas, em lugares improváveis. Este é um momento de conciliações
JB Carvalho
A honra será depositada em uma porção dobrada
Ao invés da vergonha, haverá dupla honra, diz a Palavra. As conexões com seu destino serão abertas em um encontro, em Samaria.
Aquele era o local de uma memória quântica, de uma promessa, de um legado. Sem respeito ao passado, não podemos ter um futuro. Precisamos respeitar a construção das gerações. Estamos assentados sobre os ombros dos gigantes e, por isso, conseguimos ver mais longe, como disse Isaac Newton.
Aquelas eram as terras que Jacó dera a seu filho José. Apesar de José ter sido o governador do Egito, o poço era de Jacó. Assim também, apesar do santuário que Salomão construiu ter sido maior, sempre será chamada como “Casa de Davi”. Apesar de Eliseu ter operado grandes milagres, Elias é o pai que leva o nome. Enviarei o espírito de Elias, diz a Palavra. Aqueles que honram o seu passado, aqueles que honram seus pais, têm longevidade e bençãos.
Se você falhar, eu vou saber que você deixou de honrar a pessoa que deveria e, se tiver sucesso, saberei que honrou quem deveria
Mike Murdock
Depois de tudo o que aconteceu, Jacó disse que não esperava mais ver o rosto de José, mas, depois de vinte e dois anos, pôde ver até o rosto dos seus netos. O que você acha que perdeu? O que você acha que ficou para trás? Existe uma restituição em curso!
Existem bênçãos que são tiradas de uns e entregues a outros
Geralmente, o primeiro filho a nascer recebe a bênção e as responsabilidades da primogenitura. Isaque, porém, não foi na verdade o primeiro filho de Abraão. Jacó não foi o primeiro filho de Isaque. José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura.
Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés. Não existe relato explicando por que Efraim foi escolhido. Sabemos que Deus escolhe de acordo com suas leis e propósitos. Embora Efraim tenha recebido a primogenitura, as bênçãos de Manassés também foram grandes por causa do que foi prometido a toda a posteridade de José. (Ver Gênesis 49:22–26; Deuteronômio 33:13–17.)
Além disso, os dois filhos foram “adotados” por Jacó. (Ver Gênesis 48:5.) Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó. Efraim foi designado a presidir, ou liderar, a família de Israel. Efraim e Manassés receberam cada um uma parte da porção dobrada da herança e tornaram-se duas das “tribos de Israel”.
O ofício de Judas, foi entregue a outro. Também, no caso de Sebna, teve sua proteção removida, por causa da sua infidelidade. Deus sempre está operando movimentos, colocando tudo em perspectiva.
José foi ramo frutífero, que ultrapassou os muros. Ele teve uma poderosa descendência. Samaria, este lugar de reconciliação, é uma terra onde os improváveis florescem.
Nesse lugar de conflito, esteve a maior benção. Jesus passou por ali, para mudar aquela história. Tornou-se a introdução de um avivamento, que ocorreria pouco tempo depois.
A chave de Samaria estava nas mãos de uma mulher desprezada, divorciada e amasiada. Mesmo sendo improvável, sem um diploma superior, sem adereços, Deus manifesta o seu poder, a partir de uma audiência especial com ela.
Jesus sequer teve vontade de comer. Você está destinado ao sucesso, quando faz algo tão poderoso, que até se esquece da hora de comer.
Em Samaria, os protocolos não são mais importantes do que as conexões
Temos que ir a esse lugar de encontros quânticos. Jesus estava ali para uma reconciliação. Prepare-se para as reconciliações que te prepararão para os seus sonhos. Presos pela ofensa, não poderemos receber o nosso milagre. Existe uma dose de humilhação, para aqueles que desejam ser libertos
JB Carvalho
Cuidado com quem você anda
Jogue Jonas fora do barco. Quem não sangra com você, não pode servir com você. Quando permitimos uma mágoa, da qual decorre a maledicência, abrimos processos, criando nós, gerando argumentos para o reino espiritual. Um litígio que dá razão ao acusador, para nos apontar.
Samaria é uma terra onde os improváveis florescem
Neste lugar de reconciliação, somos alvo de uma benção dobrada. Para receber essa porção dobrada, é preciso passar em Samaria. Não falamos à mente, sem falarmos ao coração das pessoas.
Eu me livro dos meus inimigos, transformando-os em amigos
Abraham Lincoln
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Não se iguale àquele que te ofendeu. Não responda uma ofensa com outra ofensa, caso contrário, você será semelhante ao ofensor. No que depender de vós, tende paz com todos os homens.
Profético
Com quem você tem que se reconciliar? Lembranças que se acumulam, estão amargando. Pare, sente e resolva, olhando nos olhos. Faça uma oração de perdão e você verá como a sua vida mudará. Há muitas pessoas bloqueadas pela amargura. Resolva as questões. Os inimigos perderão a legalidade. Vá até Samaria e desfaça os nós, para experimentar uma vida livre.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista a quarta noite do Congresso de Verão 2023 no Youtube